sábado, 5 de fevereiro de 2011

Será que o sexo vai melhorar meu namoro?

Um casal jovem sozinho no carro

Será que o sexo vai melhorar meu namoro?


Helena está namorando Márcio por apenas dois meses, mas sente que o conhece há séculos. Trocam mensagens de texto o tempo todo, ficam horas conversando por telefone e um já sabe o que o outro vai dizer antes de terminar a frase! Mas agora que estão parados no carro sob o luar, Márcio quer mais do que apenas conversar.

Nos últimos dois meses, Márcio e Helena apenas pegaram na mão e deram alguns beijos breves. Helena não quer passar disso. Mas também não quer perder Márcio. Ninguém a faz se sentir tão linda, tão especial. ‘Além disso’, ela diz a si mesma, ‘nós nos amamos . . . então, qual o problema?’

VOCÊ talvez imagine como vai acabar essa história. Mas o que você talvez não imagine é como o sexo traria mudanças drásticas para Márcio e Helena — e não para melhor. Analise:

Uma tela sendo usada como capacho
O sexo antes do casamento é um desrespeito ao presente de Deus. É como pegar uma linda tela que alguém pintou para você e usá-la como capacho


Se você desafiar uma lei física, como a lei da gravidade, sofrerá consequências. O mesmo se aplica a desafiar uma lei moral, como a de ‘se abster [ou afastar] de fornicação’.* (1 Tessalonicenses 4:3) Quais são as consequências de desobedecer a essa lei? A Bíblia diz: “Quem pratica a fornicação está pecando contra o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:18) Como assim? Tente alistar abaixo três consequências do sexo antes do casamento.
Agora, dê uma olhada no que você escreveu. Incluiu coisas como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada ou a perda do favor de Deus? Essas são consequências desastrosas que podem sobrevir a qualquer um que desobedece às leis morais de Deus referentes à fornicação.

Mesmo assim, pode ser que se sinta tentado. Você talvez pense ‘Essas coisas não vão acontecer comigo, afinal, todo mundo está fazendo sexo’. Seus colegas se gabam de suas aventuras sexuais e parece que não acontece nada com eles. Pode ser que você se sinta como Helena, mencionada no início do artigo, e ache que o sexo vai unir vocês dois mais ainda. Além disso, quem gosta de ser zombado por ser virgem? Então, será que não é melhor ceder?

SEJA O HERÓI DELA!

Se estiver namorando, você realmente se importa com sua namorada? Então, mostre a ela que você tem . . .
  • a força para obedecer às leis de Deus
  • a sabedoria para evitar circunstâncias tentadoras
  • o amor para se importar com ela
Se você fizer isso, provavelmente os sentimentos de sua namorada serão parecidos aos da sulamita, que disse: “Meu querido é meu e eu sou dele.” (Cântico de Salomão 2:16) Resumindo, você será o herói dela!

Veja Provérbios 22:3; 1 Coríntios 6:18; 13:4-8.
Não é bem assim. Pare e pense. Em primeiro lugar, nem todo mundo está fazendo sexo. É verdade que estatísticas indicam que um número alarmante de jovens está fazendo isso. Por exemplo, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 2 de cada 3 jovens naquele país são sexualmente ativos na época que terminam o ensino médio. Mas isso também significa que 1 de cada 3 — um número considerável — não é sexualmente ativo. Mas que dizer daqueles que são? Pesquisadores constataram que muitos desses jovens sofrem uma ou mais das seguintes consequências.

Consequência 1: ANGÚSTIA. A maioria dos jovens que fizeram sexo antes do casamento disse que depois se arrependeu.

Consequência 2: DESCONFIANÇA. Depois de terem feito sexo, os dois se perguntam: ‘Com quem mais ele/ela fez sexo?’

Consequência 3: DESLEALDADE. Depois do sexo, é mais provável que o rapaz largue a namorada e arrume outra.

Consequência 4: DESILUSÃO. No fundo, a garota teria preferido alguém que a protegesse, não que a usasse.

Além desses pontos, pense no seguinte: muitos rapazes dizem que nunca se casariam com uma garota com quem já fizeram sexo. Por quê? Porque preferem uma moça de moral mais elevada.

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM

Diana Diana
“Não basta apenas dizer ‘não’ para que a pessoa pare de tentar. Depende de como você recusa. Se usar um tom de voz suave, fica claro que você está dizendo ‘não’ da boca para fora. Você precisa ser firme!”



James James
“Nem sempre funciona apenas dizer ‘não’. Mesmo explicar suas crenças talvez não funcione. Conheço algumas pessoas que se gabam de ter conseguido induzir um cristão a ceder. Às vezes, o melhor mesmo é cair fora. É difícil, mas dá certo.”



Joshua Joshua
“Os jovens cristãos têm qualidades que outros acham atraentes. Então, você precisa ficar esperto e recusar quando for convidado a fazer algo imoral. Preserve essas qualidades. Não abra mão dos seus princípios!”

Isso deixa você surpreso ou até indignado? Em caso afirmativo, quer você seja uma moça quer seja um rapaz, lembre-se disto: a realidade do sexo antes do casamento é muito diferente do que é apresentado nos filmes e na TV. A indústria do entretenimento glamoriza o sexo entre adolescentes e o faz parecer amor verdadeiro. Mas não seja ingênuo! Se alguém tentasse convencê-lo a fazer sexo antes do casamento, essa pessoa estaria apenas pensando nos interesses dela. (1 Coríntios 13:4, 5) Afinal, será que alguém que realmente ama você colocaria seu bem-estar físico e emocional em perigo? (Provérbios 5:3, 4) Será que alguém que realmente se importa com você o faria se sentir tentado a prejudicar sua relação com Deus? — Hebreus 13:4.

SUGESTÃO

No que diz respeito ao seu modo de tratar o sexo oposto, uma boa regra a ser seguida é esta: se você não gostaria que seus pais o vissem fazendo algo, então, você não deveria fazê-lo.

Na realidade, se você ceder estará se rebaixando por abrir mão de algo muito valioso. (Romanos 1:24) Não é de admirar que muitos se sentem vazios e desprezíveis depois do sexo, como se uma parte valiosa de si mesmos tivesse sido roubada! Não deixe que isso aconteça com você. Se alguém tentar persuadi-lo a fazer sexo, dizendo “Se me amasse, você faria”, diga com firmeza “Se me amasse, você nem pediria isso!”

Seu corpo é valioso demais para ser entregue de mãos beijadas. Mostre que tem a força de caráter para obedecer à lei de Deus de se abster de fornicação. Daí, quando se casar, você poderá fazer sexo. E poderá aproveitá-lo plenamente, sem as preocupações, arrependimentos e inseguranças que costumam ser o resultado do sexo antes do casamento. — Provérbios 7:22, 23; 1 Coríntios 7:3.

PARA VOCÊ PENSAR

  • Embora o sexo antes do casamento possa ser atraente para a carne imperfeita, por que é errado para você?
  • Como vai reagir se alguém quiser fazer sexo com você?
Outros artigos da série “Os Jovens Perguntam” estão disponíveis em www.watchtower.org/ypt

*  O termo bíblico “fornicação” inclui não apenas a relação sexual propriamente dita, mas também outros atos entre pessoas não casadas, como acariciar os órgãos genitais de outra pessoa ou praticar sexo oral ou anal. Para mais informações, veja o livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, Volume 2, páginas 42-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário