quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011



 

Por que considerar o casamento sagrado?

MUITAS pessoas hoje provavelmente alegariam crer na santidade do casamento. Por que, então, tantos casamentos terminam em divórcio? Para alguns, o casamento é uma mera promessa romântica e um acordo legal. Mas promessas podem ser quebradas. Pessoas que encaram o casamento desta forma não hesitam muito em terminar seu casamento quando as coisas não dão certo.

Como Deus encara o vínculo marital? A resposta está em Sua Palavra, a Bíblia, em Hebreus 13:4: “O matrimônio seja honroso entre todos.” A palavra grega traduzida “honroso” tem a ver com o que é precioso e altamente estimado. Quando valorizamos algo, procuramos preservá-lo e não perdê-lo, nem acidentalmente. O mesmo se deve dar com o arranjo do casamento. Os cristãos devem encará-lo como honroso — como algo precioso que querem proteger.

Obviamente, Jeová Deus criou o casamento como algo sagrado entre marido e esposa. Mas, como podemos mostrar que temos Seu ponto de vista a respeito do casamento?


Amor e respeito

Honrar o arranjo marital requer que os cônjuges honrem um ao outro. (Romanos 12:10) O apóstolo Paulo escreveu aos cristãos do primeiro século: “Cada um de vós, individualmente, ame a sua esposa como a si próprio; por outro lado, a esposa deve ter profundo respeito pelo seu marido”. — Efésios 5:33

É verdade que, às vezes, um dos cônjuges pode não agir de maneira amável ou respeitável. Ainda assim, os cristãos devem mostrar amor e respeito. Paulo escreveu: “Continuai a suportar-vos uns aos outros e a perdoar-vos uns aos outros liberalmente, se alguém tiver razão para queixa contra outro. Assim como Jeová vos perdoou liberalmente, vós também o fazei.” — Colossenses 3:13. 


Tempo e atenção

Os casais que encaram sua união como sagrada tomam tempo para satisfazer as necessidades físicas e emocionais um do outro. Isso inclui a intimidade sexual. A Bíblia diz: “O marido renda à esposa o que lhe é devido; mas, faça a esposa também o mesmo para com o marido.” — 1 Coríntios 7:3.

No entanto, muitos casais têm sentido a necessidade de o marido se mudar de forma temporária a fim de conseguir melhor salário. Às vezes, a separação tem se tornado inesperadamente longa. Muitas vezes, tais separações têm causado pressões no casamento, levando até mesmo ao adultério e ao divórcio. (1 Coríntios 7:2, 5) Por esta razão, muitos casais cristãos decidiram abrir mão de vantagens materiais em vez de pôr em risco seu casamento, que eles consideram sagrado.
 

Quando surgem problemas

Quando surgem dificuldades, os cristãos que honram seu casamento não vêem como primeira opção a separação ou o divórcio. (Malaquias 2:16; 1 Coríntios 7:10, 11) Jesus declarou: “Todo aquele que se divorciar de sua esposa, a não ser por causa de fornicação, expõe-na ao adultério, e quem se casar com uma mulher divorciada comete adultério.” (Mateus 5:32) Optar pelo divórcio ou pela separação, quando o casal não tem nenhuma base bíblica para isso, desonra o casamento.

Nosso modo de encarar o casamento se torna evidente pelos conselhos que oferecemos àqueles com sérios problemas maritais. Somos rápidos em recomendar a separação ou o divórcio? É verdade que pode haver casos em que existam razões válidas para uma separação, tais como quando há extremo abuso físico ou quando o marido se nega a prover o sustento.* Também, como já foi mencionado, a Bíblia permite o divórcio apenas quando o cônjuge é culpado de fornicação. Ainda assim, os cristãos não devem indevidamente influenciar a decisão de outros em tais situações. Afinal, é a pessoa com o problema marital — não quem dá o conselho — que enfrentará as conseqüências da decisão. — Gálatas 6:5, 7. 


Evite tratar o casamento com indiferença

Em alguns lugares tem se tornado comum pessoas usarem o casamento para conseguir o direito de morar em outro país. Geralmente, essas pessoas fazem um acordo segundo o qual pagam um cidadão daquele país para casar-se com elas. Muitas vezes, esses casais nem moram juntos, talvez nem mesmo mantendo um relacionamento amigável. Logo que obtêm o desejado direito de residência, se divorciam. Eles encaram o casamento apenas como um acordo comercial.

A Bíblia não apóia tal descaso. Independentemente de sua motivação, as pessoas que se casam entram em um acordo sagrado que Deus considera vitalício. As pessoas envolvidas em tais acordos são unidas como marido e esposa, e aplicam-se os requisitos bíblicos para um divórcio válido, com a possibilidade de um novo casamento. — Mateus 19:5, 6, 9.

Como qualquer outro empenho compensador, um bom casamento requer esforço e perseverança. Aqueles que deixam de apreciar a santidade do casamento desistem mais prontamente. Ou podem resignar-se a viver em um casamento infeliz. Por outro lado, aqueles que reconhecem a santidade do casamento sabem que Deus espera que fiquem juntos. (Gênesis 2:24) Compreendem também que, por fazerem seu casamento funcionar harmoniosamente, eles honram a Deus como o Originador do matrimônio. (1 Coríntios 10:31) Ter este ponto de vista lhes dá a motivação para perseverar e lutar para o êxito de seu casamento.



http://www.watchtower.org/t

Nenhum comentário:

Postar um comentário