sábado, 5 de fevereiro de 2011

Será que a evolução é compatível com A BÍBLIA?

Professor ensinando a evolução

Será que a evolução é compatível com
A BÍBLIA?


É POSSÍVEL que Deus tenha criado o homem por meio da evolução de animais? Será que ele direcionou o desenvolvimento da bactéria para que ela passasse pelos estágios de peixe, réptil, mamífero, até que uma raça de macacos por fim se transformasse em humanos? Alguns cientistas e líderes religiosos afirmam acreditar tanto na teoria da evolução como na Bíblia. Eles dizem que o livro bíblico de Gênesis é simbólico. Talvez você se pergunte: ‘Será que a teoria de que os homens evoluíram dos animais é compatível com a Bíblia?’
O apóstolo Paulo disse a gregos instruídos: “Deus . . . fez de um só homem toda nação dos homens”

Entender nossa origem é vital para entender quem somos, para onde vamos e como devemos viver. Apenas conhecendo a origem do homem podemos entender por que Deus permite o sofrimento e o Seu propósito para o futuro dos humanos. Não podemos ter uma boa relação com Deus se não tivermos certeza de que ele é o nosso Criador. Portanto, examinemos o que a Bíblia diz sobre a origem do homem, sua condição atual e seu futuro. Daí, veremos se a teoria da evolução é compatível com a Bíblia.

Quando existia apenas um homem

Os evolucionistas geralmente alegam que uma população de animais se desenvolveu de forma gradual e se transformou numa população de humanos, negando o fato de que no passado existia apenas um homem. Mas a Bíblia diz algo muito diferente. Fala que nos originamos de um homem, Adão, e o apresenta como uma pessoa real. Ela menciona o nome de sua esposa e de alguns de seus filhos. Conta em detalhes o que ele fez, o que disse, quando viveu e quando morreu. Jesus não considerava esse relato apenas como uma história para pessoas sem instrução. Ao se dirigir a líderes religiosos bem-instruídos, ele disse: “Não lestes que aquele que os criou desde o princípio os fez macho e fêmea?” (Mateus 19:3-5) Daí, Jesus citou as palavras sobre Adão e Eva registradas em Gênesis 2:24.

Mulher lendo a Bíblia
Lucas, um escritor da Bíblia e historiador meticuloso, falou de Adão como uma pessoa tão real quanto Jesus. Lucas pesquisou a genealogia de Jesus chegando até o primeiro homem. (Lucas 3:23-38) Além disso, quando o apóstolo Paulo falou a uma assistência que incluía filósofos instruídos nas famosas escolas gregas, ele lhes disse: “O Deus que fez o mundo e todas as coisas nele . . . fez de um só homem toda nação dos homens, para morarem sobre a superfície inteira da terra.” (Atos 17:24-26) Fica claro que a Bíblia ensina que descendemos de “um só homem”. Será que a descrição bíblica da condição inicial do homem é compatível com a evolução?

O homem perde a perfeição

Segundo a Bíblia, Jeová criou o primeiro homem perfeito. Na verdade, é impossível que Deus faça algo imperfeito. O relato da criação diz: “Deus passou a criar o homem à sua imagem . . . Depois, Deus viu tudo o que tinha feito, e eis que era muito bom.” (Gênesis 1:27, 31) Como é um homem perfeito?

A evolução apresenta o homem moderno como um animal que está se aprimorando. A Bíblia o apresenta como alguém que descendeu de um homem perfeito e está em processo de degeneração
Um homem perfeito tem livre-arbítrio e a capacidade de imitar completamente as qualidades de Deus. A Bíblia diz: “O verdadeiro Deus fez a humanidade reta, mas eles mesmos têm procurado muitos planos.” (Eclesiastes 7:29) Adão decidiu rebelar-se contra Deus. Por causa disso, ele perdeu a perfeição tanto para si mesmo como para seus descendentes. O fato de o homem ter perdido a perfeição explica por que muitas vezes, apesar de querermos fazer o que é certo, falhamos e ficamos desapontados. O apóstolo Paulo escreveu: “Aquilo que quero, isso não pratico; mas aquilo que odeio é o que faço.” — Romanos 7:15.

De acordo com a Bíblia, um homem perfeito viveria para sempre com saúde perfeita. Fica evidente pelo que Deus disse a Adão que se ele não desobedecesse nunca morreria. (Gênesis 2:16, 17; 3:22, 23) Jeová não teria dito que a criação do homem era ‘muito boa’ se o homem tivesse a predisposição de adoecer ou de se rebelar. A perda da perfeição explica por que o corpo humano, embora tenha sido maravilhosamente projetado, é suscetível a doenças e deformidades. Portanto, a evolução é incompatível com a Bíblia. Ela apresenta o homem moderno como um animal que está se aprimorando. A Bíblia o apresenta como alguém que descendeu de um homem perfeito e está em processo de degeneração.
O conceito de que Deus direcionou a evolução para criar o homem é também incompatível com o que a Bíblia diz sobre a personalidade de Deus. Se ele tivesse direcionado o processo da evolução, isso significaria que ele também direcionou a humanidade para o atual estado de doença e aflição. No entanto, a Bíblia diz sobre Deus: “A Rocha, perfeita é a sua atuação, pois todos os seus caminhos são justiça. Deus de fidelidade e sem injustiça; justo e reto é ele. Agiram ruinosamente da sua parte; não são seus filhos, o defeito é deles.” (Deuteronômio 32:4, 5) Assim, o sofrimento atual da humanidade não é o resultado de uma evolução direcionada por Deus. É o resultado de um homem ter perdido a perfeição para si e para sua descendência por ter se rebelado contra Deus. Agora que já analisamos Adão, podemos passar para Jesus. A evolução é compatível com o que a Bíblia diz sobre Jesus?

É possível acreditar na evolução e no cristianismo?

“Cristo morreu pelos nossos pecados.” Como você deve saber, esse é um ensinamento básico do cristianismo. (1 Coríntios 15:3; 1 Pedro 3:18) Para vermos por que a evolução é incompatível com essa declaração, primeiro temos de entender por que a Bíblia nos chama de pecadores e o que o pecado causa em nós.

Todos nós somos pecadores no sentido de que não conseguimos imitar perfeitamente as gloriosas qualidades de Deus, como seu amor e sua justiça. É por isso que a Bíblia diz: “Todos pecaram e não atingem a glória de Deus.” (Romanos 3:23) Ela ensina que o pecado é a causa da morte. “O aguilhão que produz a morte é o pecado”, diz 1 Coríntios 15:56. O pecado herdado também é a causa fundamental das doenças. Jesus indicou que há uma ligação entre as doenças e a nossa condição pecaminosa. Ele disse a um paralítico: “Teus pecados estão perdoados”, e o homem foi curado. — Mateus 9:2-7.

Como a morte de Jesus nos ajuda? A Bíblia contrasta Adão com Jesus Cristo e diz: “Assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22) Por sacrificar sua vida, Jesus pagou o preço pelo pecado que herdamos de Adão. Portanto, todos os que exercem fé em Jesus e o obedecem têm a perspectiva de receber o que Adão perdeu — a vida eterna. — João 3:16; Romanos 6:23.

Então, consegue perceber que a evolução é incompatível com o cristianismo? Se duvidamos de que “em Adão todos morrem”, como podemos ter a esperança de que “em Cristo todos serão vivificados”?

Por que a evolução atrai as pessoas

A Bíblia revela por que ensinos como a evolução se tornam populares. Ela diz: “Haverá um período de tempo em que não suportarão o ensino salutar, porém, de acordo com os seus próprios desejos, acumularão para si instrutores para lhes fazerem cócegas nos ouvidos; e desviarão os seus ouvidos da verdade, ao passo que serão desviados para histórias falsas.” (2 Timóteo 4:3, 4) A evolução, embora geralmente apresentada numa linguagem científica, é na verdade uma doutrina religiosa. Ensina uma filosofia de vida e uma postura com respeito a Deus. Suas crenças estimulam de modo sutil as tendências egoístas e independentes da humanidade. Muitos que acreditam na evolução dizem que também acreditam em Deus. No entanto, sentem-se livres para pensar em Deus como alguém que não criou as coisas, que não interfere em assuntos humanos e que não julgará as pessoas. É uma crença que diz o que as pessoas querem ouvir.

Os que ensinam a evolução muitas vezes são motivados, não por fatos, mas pelos “seus próprios desejos” — talvez o desejo de serem aceitos pela comunidade científica, que considera a evolução uma doutrina estabelecida. O professor de bioquímica Michael Behe, que passou a maior parte de sua vida estudando as complexas funções internas das células vivas, explicou que os que ensinam a evolução da estrutura celular não têm base para suas afirmações. Será que a evolução poderia ocorrer nesse minúsculo nível molecular? “A evolução molecular não se baseia em autoridade científica”, escreveu ele. “Não há publicação na literatura científica — revistas de prestígio, revistas especializadas ou livros — que descreva como a evolução molecular de qualquer sistema bioquímico real, complexo, ocorreu ou poderia ter ocorrido. . . . A afirmação da existência de evolução molecular darwiniana é simplesmente bazófia.”

1. Flores; 2. Antílope
“A evolução molecular não se baseia em autoridade científica”


Se os evolucionistas não têm explicações suficientes, por que divulgam suas idéias com tanta convicção? Behe explica: “Muitas pessoas, inclusive importantes e renomados cientistas, simplesmente não querem que exista qualquer outra coisa além da natureza.”

A doutrina da evolução atrai muitos clérigos que desejam parecer sábios. Eles se assemelham às pessoas descritas na carta do apóstolo Paulo aos cristãos em Roma. Ele escreveu: “Aquilo que se pode saber sobre Deus é manifesto entre eles . . . Suas qualidades invisíveis são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis; porque, embora conhecessem a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe agradeceram, mas tornaram-se inanes nos seus raciocínios e o seu coração ininteligente ficou obscurecido. Embora asseverassem ser sábios, tornaram-se tolos.” (Romanos 1:19-22) Como você pode evitar ser enganado por falsos instrutores?

A fé no Criador se baseia em evidências

Ao definir a fé, a Bíblia enfatiza a importância de evidências. Ela diz: “A fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Hebreus 11:1) A verdadeira fé em Deus deve se basear em evidências que demonstram que realmente existe um Criador. A Bíblia mostra onde você pode encontrar essas evidências.

O escritor bíblico Davi escreveu sob inspiração: “Elogiar-te-ei porque fui feito maravilhosamente, dum modo atemorizante.” (Salmo 139:14) Tirar tempo para refletir no maravilhoso projeto de nosso corpo e de outras criaturas vivas nos enche de admiração pela sabedoria de nosso Criador. Cada parte dos milhares de sistemas que cooperam entre si para nos manter vivos foi projetada de forma ideal. Além disso, o Universo físico fornece evidências de precisão matemática e ordem. Davi escreveu: “Os céus declaram a glória de Deus; e a expansão está contando o trabalho das suas mãos.” — Salmo 19:1.

A própria Bíblia é uma rica fonte de evidências sobre o Criador. Tirar tempo para examinar a harmonia de seus 66 livros, a superioridade de seus padrões de moral e o cumprimento certo de profecias vão dar a você amplas evidências de que o autor dela é o Criador. Entender os ensinamentos da Bíblia também lhe dará a confiança de que a Bíblia é realmente a Palavra do Criador. Por exemplo, quando você entender ensinamentos bíblicos como a causa do sofrimento, o Reino de Deus, o futuro da humanidade e como encontrar a felicidade, verá uma demonstração evidente da sabedoria de Deus. Talvez se sinta como Paulo quando escreveu: “Ó profundidade das riquezas, e da sabedoria, e do conhecimento de Deus! Quão inescrutáveis são os seus julgamentos e além de pesquisa são os seus caminhos!” — Romanos 11:33.

Ave
 O maravilhoso projeto das criaturas vivas nos enche de admiração pela sabedoria do nosso Criador

Ao examinar as evidências e sua fé aumentar, você ficará convencido de que quando lê a Bíblia está na realidade ouvindo o próprio Criador. Ele diz: “Eu é que fiz a terra e criei até mesmo o homem sobre ela. Eu — minhas próprias mãos estenderam os céus, e dei ordens a todo o seu exército.” (Isaías 45:12) Com certeza, você nunca se arrependerá de ter se esforçado para provar a si mesmo que Jeová é o Criador de todas as coisas.

http://www.watchtower.org/t

Nenhum comentário:

Postar um comentário