quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Consolo para os idosos

Consolo para os idosos

Um homem idoso feliz

Deus se preocupa com os idosos

NÃO é de surpreender que o problema dos maus-tratos aos idosos tenha se espalhado tanto hoje em dia. A Bíblia predisse há muito tempo que, durante “os últimos dias” deste sistema ímpio, as pessoas seriam ‘amantes de si mesmas, . . . sem afeição natural’. (2 Timóteo 3:1-3) A palavra grega traduzida “afeição natural” pode incluir o amor que normalmente existe no círculo familiar. Assim como a Bíblia predisse, esse tipo de afeição está visivelmente em falta hoje em dia.

Em nítido contraste com as pessoas que maltratam os idosos, Jeová Deus preza muito os que estão com idade avançada e se preocupa com eles. Veja como a Bíblia mostra isso.

“Juiz de viúvas”

As Escrituras Hebraicas deixam claro que Jeová se preocupa com os idosos. No Salmo 68:5, por exemplo, Davi chama a Deus de “juiz de viúvas”, que geralmente são idosas.* Em outras traduções da Bíblia, a palavra “juiz” é traduzida por “defensor”, “protetor” e “guardião”. É óbvio que Jeová se preocupa com as viúvas. A Bíblia até mesmo diz que quando elas são maltratadas ele fica irado. (Êxodo 22:22-24) As viúvas — e todos os idosos fiéis — são muito estimadas por Deus e seus servos. Provérbios 16:31 expressa o ponto de vista de Jeová e de seu povo quando diz: “As cãs são uma coroa de beleza quando se acham no caminho da justiça.”

Não é de surpreender que o respeito pelas pessoas de mais idade fosse parte fundamental da Lei que Jeová deu a Israel. Os israelitas receberam a seguinte ordem: “Deves levantar-te diante do cabelo grisalho e tens de mostrar consideração para com a pessoa dum homem idoso, e tens de ter temor de teu Deus. Eu sou Jeová.” (Levítico 19:32) Assim, em Israel, o respeito que a pessoa demonstrava pelos idosos afetava sua própria relação com Jeová Deus. Uma pessoa que maltratasse os idosos não podia dizer que amava a Deus.

Os cristãos não estão sujeitos à Lei mosaica. No entanto, eles estão sob “a lei do Cristo”, que afeta profundamente sua conduta e sua maneira de agir, o que inclui mostrar amor e preocupação pelos pais e pelos idosos. (Gálatas 6:2; Efésios 6:1-3; 1 Timóteo 5:1-3) E os cristãos mostram amor não apenas porque têm a obrigação de fazer isso, mas porque são motivados de coração. “Amai-vos uns aos outros intensamente de coração”, incentivou o apóstolo Pedro. — 1 Pedro 1:22.

Dorcas costurando para uma viúva
Dorcas se preocupava com as viúvas necessitadas. — Atos 9:36-39

O discípulo Tiago fornece outro motivo para cuidarmos dos idosos. Ele escreveu: “A forma de adoração que é pura e imaculada do ponto de vista de nosso Deus e Pai é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas na sua tribulação, e manter-se sem mancha do mundo.” (Tiago 1:27) Tiago salienta algo tocante. Ele traz à nossa atenção como essas pessoas queridas são importantes para Jeová.

Por isso, não basta simplesmente deixarmos de maltratar os idosos. Devemos também mostrar interesse ativo neles, fazendo coisas para seu benefício. (Veja o quadro “O amor em ação”.) Tiago escreveu: “A fé sem obras está morta.” — Tiago 2:26.

Console-os “na sua tribulação”

Podemos aprender algo mais das palavras de Tiago. Note que ele disse aos cristãos para cuidar das viúvas “na sua tribulação”. A palavra grega traduzida “tribulação” significa basicamente angústia, aflição ou sofrimento resultantes das pressões causadas pelas circunstâncias da vida. Não há dúvida de que muitos idosos passam por tais aflições. Alguns são solitários. Outros ficam deprimidos por causa das limitações decorrentes da idade. 

Mesmo os que são bem ativos no serviço a Deus podem se sentir desanimados. Veja o caso de João,# fiel proclamador do Reino de Deus há mais de quatro décadas, as três últimas tendo sido usadas no serviço de tempo integral. Agora com mais de 80 anos, João admite que às vezes se sente deprimido. Ele diz: “Muitas vezes olho para trás e me lembro dos erros que cometi, e olha que não foram poucos. Fico pensando que poderia ter-me saído melhor.”

Essas pessoas podem ser consoladas por saber que Jeová, apesar de ser perfeito, não é perfeccionista. Embora ele esteja ciente de nossos erros, a Bíblia diz a respeito dele: “Se vigiasses os erros, ó Jah, ó Jeová, quem poderia ficar de pé?” (Salmo 130:3) De fato, Jeová olha além de nossos erros e percebe o que há em nosso coração. Como sabemos disso?

O Rei Davi — que também era imperfeito e cometeu erros — foi inspirado por Deus a escrever as seguintes palavras, registradas no Salmo 139:1-3: “Ó Jeová, tu me esquadrinhaste e me conheces. Tu mesmo chegaste a conhecer meu assentar e meu levantar. De longe consideraste meu pensamento. Mediste minhas andanças e meu deitar ao comprido, e familiarizaste-te até mesmo com todos os meus caminhos.” Nesse texto, ‘medir’ significa literalmente “peneirar”, assim como o lavrador faz para separar a casca do grão. Sob inspiração divina, Davi nos garante que Jeová sabe peneirar e preservar em sua memória nossas boas obras.

Nosso misericordioso Pai celestial se lembra de nossas boas obras — e dá valor a elas — desde que nos mantenhamos fiéis a ele. De fato, a Bíblia diz que ele consideraria uma injustiça se esquecer de nossa obra e do amor que mostramos ao seu nome. — Hebreus 6:10.

“As coisas anteriores já passaram”

A Bíblia mostra que os problemas da idade avançada não era o que Deus tinha em mente para a humanidade. Foi só depois que nossos primeiros pais, o primeiro homem e a primeira mulher, se rebelaram contra seu Criador que os efeitos debilitantes do envelhecimento se tornaram parte da vida dos humanos. (Gênesis 3:17-19; Romanos 5:12) Isso não continuará para sempre.

Como já mencionado, muitas das situações ruins que enfrentamos hoje — inclusive os maus-tratos aos idosos — são provas de que vivemos nos “últimos dias” deste sistema de coisas. (2 Timóteo 3:1) O propósito de Deus é desfazer os efeitos do pecado, inclusive as conseqüências devastadoras da idade avançada e da morte. A Bíblia diz: “[Deus] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” — Revelação (Apocalipse) 21:4.

No novo mundo de Deus, as dores da idade avançada, e também os maus-tratos aos idosos, serão coisas do passado. (Miquéias 4:4) Até mesmo as pessoas que morreram e estão na memória de Deus serão trazidas de volta à vida para que também possam ter a oportunidade de viver para sempre no Paraíso na Terra. (João 5:28, 29) Naquele tempo, como nunca antes, ficará evidente que Jeová se preocupa não apenas com os idosos, mas com todos os que o obedecem.

O amor em ação


Jovem lendo para uma mulher idosa

Entre as Testemunhas de Jeová, os anciãos da congregação tomam a dianteira em mostrar consideração pelos idosos. Levam a sério o conselho do apóstolo Pedro: “Pastoreai o rebanho de Deus, que está aos vossos cuidados.” (1 Pedro 5:2) Cuidar dos idosos de maneiras práticas faz parte da responsabilidade de cuidar do rebanho de Deus. Mas o que isso pode envolver?

É preciso paciência e possivelmente várias visitas e conversas informais para determinar todas as necessidades de uma pessoa idosa. Talvez precise de ajuda para fazer compras e limpar a casa, conseguir transporte para as reuniões congregacionais, ler a Bíblia e as publicações cristãs e várias outras coisas. Dentro do possível, devem-se estabelecer e colocar em prática medidas que realmente funcionem.



Homem consertando um refrigerador para uma mulher idosa


E se um irmão idoso ou uma irmã idosa na congregação estiver em sérias dificuldades, talvez precisando de ajuda financeira? Primeiro, é bom tentar descobrir se há filhos ou outros parentes que possam ajudar. Isso está em harmonia com o que diz 1 Timóteo 5:4: “Se alguma viúva tiver filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a praticar a devoção piedosa na sua própria família e a estar pagando a devida compensação aos seus pais e avós, pois isto é aceitável à vista de Deus.”

Pode ser que o idoso precise de ajuda para ver se ele tem direito de receber qualquer auxílio do governo. Talvez alguns na congregação tenham condições de ajudar. Se nenhuma dessas opções der certo, os anciãos podem avaliar se a pessoa se qualifica para receber ajuda da congregação. Na congregação cristã no primeiro século isso foi autorizado em alguns casos, pois o apóstolo Paulo escreveu a seu colaborador Timóteo: “Seja colocada na lista a viúva que não tiver menos de sessenta anos de idade, esposa de um só marido, dando-se dela testemunho de obras excelentes, se tiver criado filhos, se tiver hospedado estranhos, se tiver lavado os pés dos santos, se tiver socorrido os em tribulação, se tiver seguido diligentemente toda boa obra.” — 1 Timóteo 5:9, 10.

Família conversando com uma mulher idosa
%  Para mais informações, veja o artigo “Suprir as necessidades dos idosos — um desafio para os cristãos”, em A Sentinela de 15 de julho de 1988.

*  É claro que nem todas as viúvas são idosas. Levítico 22:13, por exemplo, indica que Deus também se preocupa com as viúvas mais jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário