quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Deve-se orar a Jesus?


Deve-se orar a Jesus?

ALGUMAS pessoas acham correto orar a Jesus. Na Alemanha, muitos foram ensinados desde a infância a entrelaçar os dedos e a agradecer a Jesus Cristo antes das refeições.


Segundo a Bíblia, Jesus realmente ocupa uma posição muito elevada no céu. No entanto, significa isso que devemos orar a ele? Você talvez seja um daqueles que, por amor a Jesus, dirigem orações diretamente a ele, mas o que acha o próprio Jesus de tais orações?


Em primeiro lugar, por que é que surgem perguntas assim? Porque a Bíblia diz que Jeová Deus é o “Ouvinte de oração”. Portanto, não deve surpreender que os servos de Deus, na antiguidade, tais como os israelitas, orassem somente a Jeová Deus, o Todo-Poderoso. — Salmo 5:1, 2; 65:2.


Será que a situação mudou quando Jesus, o Filho de Deus, veio à terra para livrar a humanidade do pecado e da morte? Não, as orações continuaram a ser dirigidas a Jeová. Quando Jesus esteve na terra, ele mesmo orou freqüentemente ao seu Pai celestial, e ensinou outros a fazer o mesmo. Basta considerar a oração-modelo, às vezes chamada de Pai-Nosso, uma das mais conhecidas orações no mundo. Jesus não nos ensinou a orar a ele; deu-nos o seguinte modelo: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:6, 9; 26:39, 42.


Examinemos agora este assunto em mais detalhes para ver o que a oração realmente é.


O que é a oração?


Toda oração é uma forma de adoração. The World Book Encyclopedia confirma isso, declarando: “A oração é uma forma de adoração na qual a pessoa pode expressar devoção e agradecimentos, ou fazer confissão e súplica a Deus”.


Jesus disse em certa ocasião: “Está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” Jesus aderiu à verdade fundamental de que a adoração — portanto, também as orações — deve ser dirigida somente ao seu Pai, Jeová Deus. — Lucas 4:8; 6:12.


Reconhecemos Jesus em nossas orações


Jesus morreu como sacrifício expiatório a favor da humanidade, foi ressuscitado por Deus e foi enaltecido a uma posição superior. Conforme se pode imaginar, tudo isso produziu realmente uma mudança referente às orações aceitáveis. Em que sentido?


O apóstolo Paulo descreve a grande influência que a posição de Jesus exerce sobre a oração, como segue: “Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” — Filipenses 2:9-11.


Será que as palavras, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho”, significam que devemos orar a ele? Não. A frase grega envolvida aqui “denota o nome em que se unem os que dobram os joelhos, em que todos (πâν γόνυ) unidos adoram. O nome que Jesus recebeu induz todos a uma adoração unida.” (A Grammar of the Idiom of the New Testament, de G. B. Winer) De fato, para que a oração seja aceitável, ela tem de ser feita “no nome de Jesus”, mas, não obstante, é dirigida a Jeová Deus e serve para a glorificação Dele. Por este motivo, Paulo diz: “Em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” — Filipenses 4:6.


Assim como um caminho leva a certo destino, assim Jesus é o “caminho” que leva a Deus, o Todo-Poderoso. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”, ensinou Jesus aos apóstolos. (João 14:6) De modo que devemos fazer nossas orações a Deus por meio de Jesus, e não diretamente ao próprio Jesus.


Alguns dirão: ‘Mas, não relata a Bíblia que tanto o discípulo Estêvão como o apóstolo João falaram a Jesus no céu?’ Isto é verdade. Esses eventos, porém, não envolveram orações, visto que  tanto Estêvão como João viram Jesus em visão e falaram a ele diretamente. (Atos 7:56, 59; Revelação [Apocalipse] 1:17-19; 22:20) Lembre-se de que simplesmente falar, mesmo que a Deus, não constitui por si só uma oração. Adão e Eva falaram a Deus, apresentando escusas para o seu grande pecado, quando Ele os julgou depois do pecado deles no Éden. Falarem-lhe assim não era oração. (Gênesis 3:8-19) Por isso, não seria correto citar o caso de Estêvão ou de João falar a Jesus como evidência de que realmente devemos orar a ele.


Como se ‘invoca’ o nome de Jesus?


Restam-lhe ainda dúvidas quanto a se é correto orar a Jesus? Uma senhora escreveu a uma congênere da Sociedade Torre de Vigia: “Infelizmente, ainda não estou convencida de que os primeiros cristãos não tenham orado a Jesus.” Ela se referia às palavras de Paulo em 1 Coríntios 1:2, onde ele mencionou “todos os que em toda a parte estão invocando o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo”. Deve-se notar, porém, que na língua original a palavra “invocar” pode referir-se a outras coisas, não à oração.


Como era o nome de Cristo ‘invocado’ em toda a parte? Um modo era que os seguidores de Jesus de Nazaré reconheciam abertamente que ele era o Messias e o “Salvador do mundo”, realizando eles muitos atos milagrosos em seu nome. (1 João 4:14; Atos 3:6; 19:5) É por isso que The Interpreter’s Bible declara que a frase “invocar o nome de nosso Senhor . . . significa reconhecê-lo como Senhor, em vez de orar a ele”.


Aceitar a Cristo e exercer fé no seu sangue derramado, o que torna possível o perdão de pecados, também constitui ‘invocar o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo’. (Compare Atos 10:43 com  22:16.) E nós mencionamos literalmente o nome de Jesus sempre que oramos a Deus por meio dele. Portanto, embora a Bíblia mostre que podemos invocar o nome de Jesus, ela não indica que devemos orar a ele. — Efésios 5:20; Colossenses 3:17.


O que Jesus pode fazer por nós


Jesus prometeu explicitamente aos seus discípulos: “Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.” Requer isso que oremos a ele? Não. O pedido é dirigido a Jeová Deus — mas em nome de Jesus. (João 14:13, 14; 15:16) Pedimos a Deus que Seu Filho, Jesus, use seu grande poder e autoridade em nosso favor.


Como se comunica Jesus hoje com os seus verdadeiros seguidores? A descrição que Paulo faz da congregação de cristãos ungidos pode servir de ilustração. Ele a compara a um corpo, e Jesus Cristo, à cabeça. A “cabeça” fornece aos membros do corpo espiritual o necessário por meio de “juntas e ligamentos”, ou pelos meios e arranjos para fornecer à congregação nutrição espiritual e orientação. (Colossenses 2:19) De forma similar, Jesus usa hoje “dádivas em homens”, ou homens com qualificações espirituais, para tomarem a dianteira na congregação, até mesmo administrando correção quando necessário. Não existe nenhum arranjo de membros da congregação se comunicarem diretamente com Jesus ou de orarem a ele, mas eles por certo devem — sim, têm de — orar ao Pai de Jesus, Jeová Deus. — Efésios 4:8-12.


Como honra você a Jesus?


Que papel importante Jesus desempenha na salvação de humanos! O apóstolo Pedro exclamou: “Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” (Atos 4:12) Percebe a importância do nome de Jesus?
Nós não rebaixamos a posição de Jesus por não dirigir orações a ele. Antes, Jesus é honrado quando oramos em seu nome. E assim como os filhos honram os pais por ser obedientes, nós honramos a Jesus Cristo por obedecer aos seus mandamentos, especialmente ao novo mandamento, de nos amarmos uns aos outros. — João 5:23; 13:34.


Orações aceitáveis


Deseja fazer orações aceitáveis? Então dirija-as a Jeová Deus, e faça isso em nome do Filho dele, Jesus. Conheça a vontade do Pai, e faça com que suas orações reflitam esse entendimento. (1 João 3:21, 22; 5:14) Derive força das palavras do Salmo 66:20: “Bendito seja Deus, que não afastou a minha oração, nem de mim a sua benevolência.”


Conforme vimos, as orações são uma forma de adoração, que pertence exclusivamente ao Deus Todo-Poderoso. Por dirigirmos todas as nossas orações a Jeová Deus, indicamos que acatamos a orientação de Jesus, de orar: “Nosso Pai nos céus.” — Mateus 6:9.



http://www.watchtower.org/t/

Nenhum comentário:

Postar um comentário