segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Quem é Jeová?




Quem é Jeová?

JEOVÁ disse a um dos seus adoradores fiéis: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo.” (Êxodo 33:20) “Deus é Espírito”, e os humanos não podem vê-lo com os olhos físicos. (João 4:24) Assim como olharmos diretamente para o sol ao meio-dia seria desastroso para os nossos olhos, assim seria devastador para nós ver a tremenda Fonte de energia que criou não só nosso Sol brilhante, mas também incontáveis outros sóis no Universo.

Felizmente, não precisamos ver a Deus para saber algo sobre ele. A Bíblia tanto identifica Aquele que preparou para nós este maravilhoso pacote, a Terra, como revela sua personalidade. Por isso vale a pena examinar a Bíblia para descobrir algo sobre o Pai que nos deu vida e nos providenciou um lindo lar em que usufruir essa vida.

A significância do seu nome

Todos os nomes têm algum significado, embora muitos nem se dêem conta disso hoje em dia. Por exemplo, o nome Davi, comum em português, vem duma palavra hebraica que significa “Amado”. O nome do Criador, Jeová, também tem significado. Qual é? Na língua hebraica, original, da Bíblia, o nome divino é escrito com quatro letras, transliteradas YHWH (IHVH ou JHVH), e ocorre quase 7.000 vezes na parte hebraica da Bíblia. Entende-se que o nome divino significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Dá a entender que Jeová sabiamente se torna o que precisa ser para realizar seus propósitos. Ele é o Criador, Juiz, Salvador, Sustentador da Vida, e por isso pode cumprir suas promessas. Além disso, no hebraico, o nome Jeová tem uma forma que denota uma ação no processo da execução. Deveras, Jeová ainda se torna o cumpridor dos seus propósitos. Ele é um Deus vivente!

As qualidades predominantes de Jeová

A Bíblia descreve o Criador como “Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado”. (Êxodo 34:6, 7) O termo “benevolência” traduz uma palavra hebraica bem significativa. Ela denota benignidade que se apega amorosamente a um objeto até que seu propósito em conexão com este seja realizado. Também pode ser traduzida “amor leal”. A benignidade de Jeová se apega amorosamente às suas criaturas e cumpre seu maravilhoso propósito. Não prezaria tal amor da parte Daquele que lhe deu a vida?

Jeová é vagaroso em irar-se e rápido em perdoar nossos erros. É animador estar achegado a tal pessoa. No entanto, isso não significa que feche os olhos a transgressões. Ele declara: “Eu, Jeová, amo a justiça, odiando o roubo junto com a injustiça.” (Isaías 61:8) Sendo Deus de justiça, não tolerará para sempre os pecadores descarados que persistem na sua iniqüidade. Por isso podemos ter certeza de que, no seu tempo devido, Jeová corrigirá as injustiças no mundo. Não virará as costas para os aflitos.

Não é fácil manter perfeito equilíbrio entre o amor e a justiça. Se você for pai ou mãe, acha difícil decidir quando, como e até que ponto deve corrigir os filhos quando se comportam mal? Exige muita sabedoria equilibrar a justiça com a compaixão amorosa. Esta é a qualidade que Jeová demonstra muito ao lidar com humanos. (Romanos 11:33-36) Deveras, a sabedoria do Criador pode ser vista em toda a parte, por exemplo, nas maravilhas da criação que nos cerca. — Salmo 104:24; Provérbios 3:19.

No entanto, não basta ter sabedoria. Para cumprir a sua vontade, o Criador precisa também de poder, e a Bíblia revela que ele é muito poderoso: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (Isaías 40:26) Jeová realiza as coisas com uma “abundância de energia dinâmica”. Sente-se atraído a ele por tal qualidade?

Deus de todas as nações

Talvez se pergunte: ‘Mas não é Jeová o Deus do “Velho Testamento”, o Deus do antigo Israel?’ É verdade que Jeová se revelou aos israelitas. Ainda assim, em virtude de ter criado o primeiro casal humano, Jeová é o Deus “a quem toda família . . . na terra deve o seu nome”. (Efésios 3:15) Se você acha correto respeitar seus antepassados, não seria apropriado prestar homenagem Àquele que deu vida ao primeiro homem, nosso antepassado comum, a origem de todas as genealogias existentes hoje na Terra?

O Criador da humanidade não é de mentalidade estreita. É verdade que em certa época ele tinha um relacionamento especial com a nação de Israel. No entanto, mesmo então, acolhia a todos os que invocavam seu nome. Um sábio rei de Israel disse em oração a Jeová: “Ao estrangeiro que não faz parte do teu povo Israel e que realmente vem duma terra distante por causa do teu nome . . . , que tu mesmo ouças desde os céus, . . . e terás de fazer segundo tudo aquilo pelo qual o estrangeiro te invocar; para que todos os povos da terra conheçam o teu nome.” (1 Reis 8:41-43) Até hoje, pessoas de todas as nações podem conhecer a Jeová e ter uma relação significativa com ele. Mas como afeta isso a você?

Os benefícios de se conhecer a Jeová

Voltando à ilustração do artigo anterior, se você recebesse um pacote lindamente embrulhado, naturalmente gostaria de saber para que serve o presente. Como deve ser usado e cuidado? De forma similar, queremos saber o que Deus tinha em mente quando preparou a Terra para nós. A Bíblia diz que ele “não a criou simplesmente para nada”, mas que “a formou mesmo para ser habitada”, isto é, por humanos. — Isaías 45:18.

A maioria dos humanos, porém, não tem cuidado do presente dado pelo Criador. Estão empenhados em arruinar a Terra, o que desagrada muito a Jeová. No entanto, em harmonia com o que seu nome representa, Jeová está decidido a cumprir seu propósito original para com o homem e a Terra. (Salmo 115:16; Revelação [Apocalipse] 11:18) Ele restaurará a Terra e a dará como herança aos que estiverem dispostos a viver como seus filhos obedientes. — Mateus 5:5.

O último livro da Bíblia descreve como serão as coisas quando isso acontecer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. . . . E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Revelação 21:3, 4) Ninguém derramará então lágrimas de tristeza ou sentirá pesar pela perda dum ente querido. Ninguém clamará em desespero pedindo ajuda, nem sofrerá a dor de doenças mortíferas. Até mesmo “a morte há de ser reduzida a nada”. (1 Coríntios 15:26; Isaías 25:8; 33:24) Esta é a descrição do tipo de vida que Jeová quis que tivéssemos originalmente quando criou nossos primeiros antepassados.

Deveras, poderá ter já agora uma previsão dessas condições paradísicas entre os adoradores de Jeová. Ele lhes diz: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17) Jeová é um Pai bondoso que ensina a nós, seus filhos, o melhor modo de viver. Suas orientações para os humanos não fornecem restrições indevidas, mas proteção amorosa. Acatá-las resultará em verdadeira liberdade e felicidade, assim como está escrito: “Ora, Jeová é o Espírito; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade.” (2 Coríntios 3:17) Os que aceitam o seu governo, por seguirem as orientações delineadas na Bíblia, têm agora a paz mental que um dia permeará todo o mundo da humanidade. — Filipenses 4:7.

Que Pai benevolente Jeová é! Está você disposto a aprender mais sobre Aquele que está por detrás de todas as maravilhas da criação? Para os que estiverem dispostos a isso, os benefícios são desde já inestimáveis. E no futuro essas bênçãos serão eternas.


http://www.watchtower.org/t/

Nenhum comentário:

Postar um comentário