“Por que achamos que flertar é uma forma de manipulação, de engano ou de maldade? Não é! É um jogo! E um jogo sem perdedores, pois você faz a outra pessoa sentir-se bem.” — Susan Rabin, diretora da Escola de Flerte, da cidade de Nova York.
O que é flerte? Há várias definições e interpretações. Um dicionário define flerte como comportamento “sensual frívolo ou sexualmente sedutor”. Outro dicionário define flertar como comportar-se “de forma sensual sem sérias intenções”. Assim, parece uma noção geralmente aceita que flertar é sinalizar interesse romântico sem intenção de se casar. Isso é inofensivo? Qual é o conceito da Bíblia sobre flertar?
Quando se é casado
Estaria a pessoa casada que flerta agindo de modo compatível com o conceito de Deus sobre o casamento? No mínimo, quem faz isso mostra desrespeito pela santidade dessa provisão de Deus. Além disso, Efésios 5:33 ordena que o marido ‘ame sua esposa como a si próprio’ e que a esposa ‘tenha profundo respeito pelo marido’. Será que flertar, um ato que desperta o ciúme, mostra amor e respeito pelo cônjuge?
A respeito do adultério, a Bíblia acautela: “Pode um homem juntar fogo no seu seio sem se queimarem as suas vestes? Ou pode um homem andar sobre brasas sem se chamuscarem os seus pés? Assim é com aquele que tem relações com a esposa do seu próximo; ninguém que tocar nela ficará impune.” (Provérbios 6:27-29) Mesmo que o adultério nunca chegue a ser consumado, a pessoa casada que flerta corre o perigo de envolver-se emocionalmente com alguém que não é seu cônjuge.
Envolvimento emocional
Um fator é que “do coração vêm . . . adultérios”. (Mateus 15:19) Porém, um relacionamento assim é prejudicial mesmo que não tenha chegado ao ponto em que o adultério é iminente. De que modo? Um livro sobre o assunto explica: “Qualquer atividade ou relacionamento que consome muito tempo e energia, da vida que você teria com seu parceiro, é uma forma de infidelidade.” Ou seja, o envolvimento emocional com outra pessoa rouba do cônjuge tempo, atenção e afeição. Em vista do mandamento de Jesus de que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, a pessoa casada que flerta faz bem em se perguntar: ‘Como eu me sentiria se meu cônjuge se comportasse dessa forma com outra pessoa?’ — Provérbios 5:15-23; Mateus 7:12.
Assim, é sábio limitar os lugares e a freqüência com que se vê a pessoa. E, é claro, evite ficar sozinho com ela e, num ambiente de trabalho, limite a natureza das conversas. Talvez seja necessário até mesmo cortar todos os contatos com a pessoa. Daí em diante, é preciso controlar rigorosamente os olhos, os pensamentos, os sentimentos e o comportamento. (Gênesis 39:7-12; Salmo 19:14; Provérbios 4:23; 1 Tessalonicenses 4:4-6) Jó, que era casado, deu um excelente exemplo ao dizer: “Concluí um pacto com os meus olhos, portanto, como poderia mostrar-me atento a uma virgem?” — Jó 31:1.
Claramente, flertar é perigoso e antibíblico para os casados. Mas qual é o conceito da Bíblia sobre o flerte entre duas pessoas solteiras? Deve ser considerado normal, inocente ou necessário para se estabelecer relacionamentos com o sexo oposto? Pode ser prejudicial de alguma maneira?
E se a pessoa não é casada?
Não há nada de errado em duas pessoas solteiras demonstrarem interesse romântico uma na outra, desde que estejam pensando em se casar e que evitem conduta impura. (Gálatas 5:19-21) Esse interesse pode se manifestar nos primeiros estágios do cortejo, quando o casamento ainda é só uma possibilidade remota. Isso não é necessariamente impróprio se for feito com boas intenções. Não é o mesmo que flertar.
Reflita também no perigo da fornicação, com as possíveis conseqüências de uma doença ou de gravidez. As Escrituras proíbem a fornicação, e os que a praticam deliberadamente perdem o favor de Deus. O apóstolo Paulo acautelou sabiamente os cristãos de que, para resistir à tentação, devem ‘amortecer’ os ‘membros do corpo com respeito à fornicação’ e evitar “o cobiçoso apetite sexual”, que leva à fornicação. (Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3-5) Em Efésios 5:3, ele nos adverte de que a fornicação ‘não deve nem mesmo ser mencionada’, isto é, de um modo que desperte desejos errados. Flertar contraria esse conselho. Deus até mesmo proíbe conversa nociva sobre sexo.
Retirada da Revista Despertai! de 07/98.
Vc escreve super bem, e esclareceu todas as minhas dúvidas, obrigado
ResponderExcluirAssunto bem interessante
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