sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Será que eu pequei contra o espírito santo?

‘Será que eu pequei contra o espírito santo?’

“Há um pecado que incorre em morte.” — 1 JOÃO 5:16.


“SOU atormentada pelo pensamento de que pequei contra o espírito santo.” Assim escreveu uma mulher na Alemanha, embora estivesse servindo a Deus. Pode um cristão realmente pecar contra o espírito santo, ou força ativa, de Deus?


2 Sim, é possível pecar contra o espírito santo de Jeová. “Toda sorte de pecado e blasfêmia será perdoada aos homens”, disse Jesus Cristo, “mas a blasfêmia contra o espírito não será perdoada”. (Mateus 12:31) Somos alertados: “Se praticarmos o pecado deliberadamente, depois de termos recebido o conhecimento exato da verdade, não há mais nenhum sacrifício pelos pecados, mas há uma certa expectativa terrível de julgamento.” (Hebreus 10:26, 27) E o apóstolo João escreveu: “Há um pecado que incorre em morte.” (1 João 5:16) Mas será que cabe à pessoa que cometeu um pecado grave decidir se foi “um pecado que incorre em morte”?


O arrependimento leva ao perdão


3 Jeová é o supremo Juiz dos transgressores. De fato, todos nós temos de prestar contas a Deus, e ele sempre faz o que é certo. (Gênesis 18:25; Romanos 14:12) Jeová é quem decide se cometemos um pecado imperdoável, e ele pode retirar seu espírito de nós. (Salmo 51:11) No entanto, se estivermos muito angustiados por causa de um pecado que cometemos, é bem provável que estejamos sinceramente arrependidos. Mas o que é arrependimento genuíno?


4 Arrepender-se significa mudar de atitude com relação a um erro já cometido ou que pretendíamos cometer. É lamentar, ou deplorar, o mal praticado e abandonar o proceder pecaminoso. Caso tenhamos pecado gravemente no passado, mas tivermos tomado os passos necessários para mostrarmos arrependimento sincero, podemos nos consolar com as palavras do salmista: “Ele [Jeová] nem mesmo fez a nós segundo os nossos pecados; nem trouxe sobre nós o que merecemos segundo os nossos erros. Pois assim como os céus são mais altos do que a terra, sua benevolência é superior para com os que o temem. Tão longe como o nascente é do poente, tão longe pôs de nós as nossas transgressões. Assim como o pai é misericordioso para com os seus filhos, Jeová tem sido misericordioso para com os que o temem. Porque ele mesmo conhece bem a nossa formação, lembra-se de que somos pó.” — Salmo 103:10-14.


5 Consoladoras também são as palavras do apóstolo João: “Por meio disso é que saberemos que nos originamos da verdade e asseguraremos os nossos corações diante dele quanto a tudo em que os nossos corações nos possam condenar, porque Deus é maior do que os nossos corações e ele sabe todas as coisas. Amados, se os nossos corações não nos condenarem, temos franqueza no falar para com Deus; e tudo o que pedimos recebemos dele, porque estamos observando os seus mandamentos e estamos fazendo as coisas que são agradáveis aos seus olhos.” — 1 João 3:19-22.


6 Nós ‘sabemos que nos originamos da verdade’ porque mostramos amor fraternal e não fazemos do pecado uma prática. (Salmo 119:11) Se por alguma razão nos sentirmos culpados, faremos bem em nos lembrar de que “Deus é maior do que os nossos corações”. Jeová nos mostra misericórdia porque sabe de nossa “afeição fraternal sem hipocrisia”, de nossa luta contra o pecado e de nossos esforços para fazer a sua vontade. (1 Pedro 1:22) Nosso coração ‘não nos vai condenar’ se confiarmos em Jeová, mostrarmos amor fraternal e não tivermos cometido o pecado de propósito. Teremos “franqueza no falar para com Deus” em oração e ele nos responderá, pois observamos seus mandamentos.


Pecaram contra o espírito santo


7 Que pecados não são perdoados? Para responder a essa pergunta, vejamos alguns exemplos bíblicos. Isso nos servirá de consolo caso estejamos arrependidos, mas ainda muito angustiados por causa de nossos erros graves. Veremos que a questão não é tanto o tipo de pecado que a pessoa comete. O que determina se um pecado é perdoável, ou não, é a motivação — a condição de coração e até que ponto o erro foi intencional.


8 Os líderes religiosos judaicos do primeiro século que maldosamente se opuseram a Jesus Cristo estavam pecando contra o espírito santo. Eles viam a operação do espírito de Deus em Jesus à medida que este fazia milagres que honravam a Jeová. Ainda assim, aqueles inimigos de Cristo atribuíram esse poder a Satanás, o Diabo. De acordo com Jesus, aqueles que dessa forma blasfemavam contra o espírito santo de Deus estavam na verdade cometendo um pecado que não seria perdoado neste ‘sistema de coisas nem no que viria’. — Mateus 12:22-32.


9 Blasfêmia é uma linguagem injuriosa, difamatória ou ultrajante. Visto que a Fonte do espírito santo é Deus, dizer coisas contra Seu espírito é o mesmo que falar contra Jeová. Usar esse tipo de linguagem sem se arrepender é imperdoável. A situação que provocou as palavras de Jesus sobre esse tipo de pecado mostra que ele se referia àqueles que, de propósito, se opõem à operação do espírito santo de Deus. Por terem visto a operação do espírito de Jeová em Jesus, mas atribuírem esse poder ao Diabo, os fariseus blasfemaram contra o espírito. Assim, Jesus declarou: “Quem blasfemar contra o espírito santo, nunca terá perdão, mas é culpado de pecado eterno.” — Marcos 3:20-29.


10 Veja também o caso de Judas Iscariotes. Ele se tornou desonesto, roubando da caixa de dinheiro que lhe havia sido confiada. (João 12:5, 6) Depois, Judas procurou os líderes judeus e armou um esquema para trair Jesus por 30 moedas de prata. É verdade que ele sentiu remorso depois da traição, mas nunca se arrependeu de seu pecado proposital. Assim, Judas não merece ser ressuscitado. Portanto, Jesus o chamou de “filho da destruição”. — João 17:12; Mateus 26:14-16.


Não pecaram contra o espírito santo


11 Ocasionalmente, um cristão, mesmo tendo confessado seus pecados graves e recebido ajuda espiritual dos anciãos congregacionais, talvez se sinta afligido pela preocupação com essas violações da lei de Deus no passado. (Tiago 5:14) Se isso estiver acontecendo com você, com certeza se beneficiará do que as Escrituras dizem sobre aqueles cujos pecados foram perdoados.


12 O Rei Davi cometeu um pecado grave em relação a Bate-Seba, esposa de Urias. Depois de ver de seu terraço próximo essa bela mulher banhar-se, Davi fez com que a trouxessem a seu palácio e teve relações sexuais com ela. Ao saber que a mulher estava grávida, ele armou um plano para que o marido dela, Urias, dormisse com ela e, desse modo, encobrir o adultério. Quando essa trama falhou, o rei providenciou que Urias fosse morto em batalha. Depois, Bate-Seba casou-se com Davi e deu-lhe à luz um filho que morreu. — 2 Samuel 11:1-27.


13 Jeová cuidou do assunto envolvendo Davi e Bate-Seba. Ele perdoou Davi, pelo visto levando em conta fatores como seu arrependimento e o pacto do Reino que fizera com ele. (2 Samuel 7:11-16; 12:7-14) Com certeza Bate-Seba mostrou uma atitude de arrependimento, pois teve o privilégio de ser mãe do Rei Salomão e antepassada de Jesus Cristo. (Mateus 1:1, 6, 16) Caso tenhamos cometido um pecado, é bom lembrarmos que Jeová observa nosso arrependimento.


14 O alcance do perdão de Jeová também é ilustrado no caso do Rei Manassés, de Judá. Ele fez o que era mau aos olhos de Jeová. Erigiu altares a Baal, adorou “todo o exército dos céus” e até mesmo construiu altares a deuses falsos em dois pátios do templo. Ele fez seus filhos passar pelo fogo, promoveu práticas espíritas e levou os habitantes de Judá e Jerusalém a “fazerem pior do que as nações que Jeová aniquilara de diante dos filhos de Israel”. Os avisos dados pelos profetas de Deus não foram acatados. Por fim, o rei da Assíria levou Manassés cativo. No cativeiro, ele arrependeu-se e, humildemente, persistiu em orar a Deus, que o perdoou e restaurou-lhe o reinado em Jerusalém, onde ele promoveu a adoração verdadeira. — 2 Crônicas 33:2-17.


15 Séculos depois, o apóstolo Pedro cometeu um pecado grave ao negar Jesus. (Marcos 14:30, 66-72) No entanto, Jeová o perdoou “amplamente”. (Isaías 55:7) Por quê? Porque o arrependimento de Pedro era sincero. (Lucas 22:62) Uma clara evidência do perdão de Deus foi dada no dia do Pentecostes, quando Pedro teve o privilégio de dar um corajoso testemunho sobre Jesus. (Atos 2:14-36) Há alguma razão para acreditar que Deus seria menos perdoador em relação a um cristão sinceramente arrependido hoje? O salmista cantou: “Se vigiasses os erros, ó Jah, ó Jeová, quem poderia ficar de pé? Pois contigo há o verdadeiro perdão.” — Salmo 130:3, 4.


Como amenizar o medo de ter pecado contra o espírito santo


16 Os exemplos mencionados devem ajudar a diminuir nossa ansiedade quanto a ter cometido um pecado contra o espírito santo. Mostram que Jeová de fato perdoa os pecadores arrependidos. Orações fervorosas são de máxima importância. Se tivermos cometido um pecado, podemos implorar o perdão à base do sacrifício de resgate de Jesus, da misericórdia de Jeová, nossa imperfeição herdada e de nossos antecedentes de serviço fiel. Conhecendo a benignidade imerecida de Jeová, podemos buscar o perdão, confiantes de que esse nos será concedido. — Efésios 1:7.


17 Mas que dizer se cometemos um pecado e nos sentimos incapazes de orar porque esse nos deixou espiritualmente doentes? Sobre isso, o discípulo Tiago escreveu: “[Que essa pessoa] chame a si os anciãos da congregação, e orem sobre ele, untando-o com óleo em nome de Jeová. E a oração de fé fará que o indisposto fique bom, e Jeová o levantará. Também, se ele tiver cometido pecados, ser-lhe-á isso perdoado.” — Tiago 5:14, 15.


18 Mesmo que no momento o transgressor não esteja arrependido e seja expulso da congregação, seu pecado não é necessariamente imperdoável. A respeito de um transgressor ungido desassociado, em Corinto, Paulo escreveu: “Esta censura da parte da maioria é suficiente para tal homem, de modo que agora, ao contrário, deveis perdoar-lhe bondosamente e deveis consolá-lo, para que tal homem não seja de algum modo tragado pela sua excessiva tristeza.” (2 Coríntios 2:6-8; 1 Coríntios 5:1-5) Para se restabelecer espiritualmente, porém, os que erram precisam aceitar a ajuda espiritual, baseada na Bíblia, prestada por anciãos cristãos, e dar evidência de verdadeiro arrependimento. Devem ‘produzir frutos próprios do arrependimento’. — Lucas 3:8.


19 O que pode contribuir para o sentimento de que pecamos contra o espírito santo? A preocupação excessiva em evitar o erro ou ter saúde debilitada podem ser fatores. Nesses casos, oração e descanso talvez ajudem. Em especial, não devemos deixar que Satanás nos desanime a ponto de pararmos de servir a Deus. Visto que Jeová não se agrada da morte do iníquo, ele com certeza não sente nenhum prazer na perda de algum de seus servos. Portanto, se tememos ter pecado contra o espírito santo, devemos continuar a nos alimentar da Palavra de Deus, incluindo partes consoladoras dos Salmos. Não devemos parar de assistir às reuniões congregacionais e de participar na pregação. Fazer isso nos ajudará a ser “sãos na fé” e a nos livrar da ansiedade resultante de achar que cometemos um pecado imperdoável. — Tito 2:2.


20 Qualquer pessoa que receie ter pecado contra o espírito santo deve se perguntar: ‘Será que blasfemei contra o espírito santo? Visto que me arrependi, mudei minha atitude quanto a tal arrependimento? Tenho fé no perdão de Deus? Sou um apóstata que rejeitou a luz espiritual?’ É bem provável que essa pessoa perceba que não blasfemou contra o espírito santo, nem se tornou apóstata. Ela está arrependida e confia plenamente no perdão de Jeová. Nesse caso, ela não pecou contra o espírito santo de Jeová.


21 Que bênção é ter a certeza de não ter pecado contra o espírito santo! Mas ainda há perguntas a respeito desse assunto que serão consideradas no próximo artigo. Por exemplo: ‘Estou sendo realmente guiado pelo espírito santo de Deus? São seus frutos evidentes na minha vida?’


Qual é sua resposta?


• Por que se pode dizer que é possível pecar contra o espírito santo?
• O que significa arrepender-se?
• Quem pecou contra o espírito quando Jesus esteve na Terra?
• Como pode ser vencida a ansiedade quanto à possibilidade de ter cometido um pecado imperdoável?


[Perguntas de Estudo]
1, 2. Como sabemos que é possível pecar contra o espírito santo de Deus?
3. O que provavelmente é verdade caso estejamos muito angustiados por causa de um pecado que cometemos?
4. (a) O que significa arrepender-se? (b) Por que o Salmo 103:10-14 é tão consolador?
5, 6. Dê a essência de 1 João 3:19-22 e explique o significado dessas palavras do apóstolo.
7. O que determina se um pecado é perdoável ou não?
8. Como alguns líderes religiosos judaicos do primeiro século pecaram contra o espírito santo?
9. O que é blasfêmia, e o que Jesus disse sobre isso?
10. Por que Jesus chamou Judas de “filho da destruição”?
11-13. Que pecados o Rei Davi cometeu em relação a Bate-Seba, e que consolo se pode tirar da forma como Deus lidou com os dois?
14. Como o alcance do perdão de Deus é ilustrado no caso do Rei Manassés?
15. Que incidente na vida do apóstolo Pedro mostra que Jeová perdoa “amplamente”?
16. Sob que circunstâncias Deus concede o perdão?
17. O que deve ser feito caso tenhamos pecado e precisemos de ajuda espiritual?
18. Por que o pecado de uma pessoa expulsa da congregação não é necessariamente imperdoável?
19. O que nos pode ajudar a permanecer “sãos na fé”?
20. Que linha de raciocínio ajuda a pessoa a ver que ela não pecou contra o espírito santo?
21. Que perguntas serão consideradas no próximo artigo?

http://www.watchtower.org/t/

domingo, 24 de outubro de 2010

O dízimo — é necessário?

O dízimo — é necessário?
 

O SECRETÁRIO duma diocese anglicana na África do Sul está preocupado. Sua igreja acha-se no meio duma crise financeira que torna difícil poder pagar os ministros. A solução dele foi: Dar ênfase ao dízimo perante os paroquianos.

Mas o que é exatamente o dízimo? Alguns afirmam que é contribuir para fins religiosos “um décimo de tudo que se ganha . Embora o modo de calcular o dízimo varie de uma religião para outra, muitos ministros sentem a necessidade de promover o dízimo. “É uma grande pena que não tenhamos sublinhado mais o dízimo, disse um sacerdote católico na África. A “Igreja Mundial de Deus”, num artigo de revista sobre como evitar a pobreza por se tornar sócio de Deus, dizia: “Para iniciar seu relacionamento com Deus, tem de primeiro obedecer à lei de Deus sobre o dízimo.” O artigo acrescentava que os que não fazem isso ‘estão roubando de Deus”.


Mas será que Deus exige mesmo que pague o dízimo? Talvez se surpreenda de saber o que a Bíblia diz sobre isso.


O Dízimo e a Lei de Moisés


O dízimo era parte dum código de leis dadas por Deus, mediante Moisés, à antiga nação de Israel. A lei exigia que doze tribos de Israel sustentassem uma 13 a tribo, a dos levitas sacerdotais, que não tinham herança de terras. Isto habilitava os levitas a concentrar-se nas necessidades espirituais daquela nação. (Números 18:21-24) Sendo um povo agrícola, não se exigia que os israelitas pagassem o dízimo em dinheiro vivo. Antes, o dízimo deveria provir dos produtos do solo, e do aumento do gado. Visto que era dos produtos que se tirava o dízimo, caso o israelita desejasse pagá-lo em dinheiro, então ele tinha de pagar 20 por cento a mais do que o valor dos produtos. — Levítico 27:30-33.


A ordem de Deus sobre o dízimo era um assunto sério. Caso o israelita, por engano, utilizasse para si parte do que iria dar como dízimo, então ele tinha de reparar seu erro. Como? Por dar 20 por cento extras e oferecer um sacrifício animal por sua culpa. (Levítico 5:14-16) Embora nem todo israelita pudesse fazer parte do sacerdócio, todos podiam compartilhar em sustentar o serviço sacerdotal por meio do dízimo. Tudo isto achava-se incluído na lei de Deus sobre o dízimo. Portanto, este se ajustava às circunstâncias daquele povo antigo. Mas, será que se ajusta às circunstâncias das pessoas atualmente? Mais importante: Ordenasse que os cristãos dêem o dízimo?


Uma Mudança de Lei


Alguns anos depois da ressurreição de Jesus, não-judeus incircuncisos foram convertidos ao cristianismo. “É necessário circuncidá-los e adverti-los que observem a lei de Moisés”, contenderam alguns cristãos judaicos. (Atos 15:5) Outros não concordaram. Assim, os apóstolos de Jesus e outros cristãos experientes se reuniram em Jerusalém para discutir essa questão. Queriam discernir a vontade de Deus. Será que Ele exigia que os seguidores de Cristo seguissem a lei de Moisés, que incluía o dízimo? Relataram-se experiências que mostravam uma mudança no modo de Deus lidar com os não-judeus, e isto foi comprovado pela própria Palavra profética de Deus. (Atos 15:6-21) O que decidiram?


A reunião chegou a uma conclusão unânime. Não se devia sobrecarregar os cristãos com a lei de Moisés. Havia, porém, algumas “coisas necessárias” que tinham de ser obedecidas. Era o dízimo uma delas? A decisão inspirada reza: “Pareceu bem ao espírito santo e a nós mesmos não vos acrescentar nenhum fardo adicional, exceto as seguintes coisas necessárias: de persistirdes em abster-vos de coisas sacrificadas a ídolos, e de sangue, e de coisas estranguladas, e de fornicação.” (Atos 15:25, 28, 29) É interessante que a lei de Deus sobre o dízimo não foi alistada entre as “coisas necessárias” para os cristãos.


Mais tarde, o apóstolo Paulo explicou que o pacto da lei de Deus com Israel tinha sido abolido pela morte de Jesus. “[Deus] apagou o documento manuscrito”, disse ele, ‘e Ele o tirou do caminho por pregá-lo na estaca de tortura”. (Colossenses 2:14) Isto não significa que os cristãos não disponham de nenhuma lei. Antes, houve uma mudança de lei, que agora envolve “a lei do Cristo”. — Gálatas 6:2; Hebreus 7:12.


O apóstolo Paulo vivia em harmonia com esta mudança de lei. Embora trabalhasse arduamente na formação de uma congregação após outra, jamais pediu ser pago, sob a forma de dízimos. Antes, dispunha-se a cobrir suas próprias despesas por trabalhar como fabricante de tendas, por tempo parcial. (Atos 18:3, 4) Com toda a honestidade, podia dizer: “Estas mãos têm cuidado das minhas necessidades, bem como das daqueles que estavam comigo.” — Atos 20:34.


Que orientações, então, possuem os cristãos quanto à questão de contribuir? Quanto deveria contribuir?


O Modo Cristão de Contribuir


Jesus Cristo foi o homem mais generoso que já pisou nesta Terra. Seu exemplo inspira muitos a agir generosamente. “Praticai o dar”, disse ele,“ e dar-vos-ão. Derramarão em vosso regaço uma medida excelente, recalcada, sacudida e trasbordante. Pois, com a medida com que medis, medirão a vós em troca”. (Lucas 6:38) Fazem-se restrições aqui? Não. Encoraja-se os cristãos a dar generosamente, o que pode ser até mais do que uma décima parte caso possam fazê-lo. — Lucas 18:22; Atos 20:35.


Por outro lado, o cristão talvez se veja subitamente confrontado com alguma despesa urgente, talvez devido a um acidente ou uma doença. Dar um décimo de seu salário, nestas circunstâncias, talvez privasse os membros de sua família das necessidades da vida. Isso seria anticristão. — Mateus 15:5-9; 1 Timóteo 5:8.
A contribuição do cristão é voluntária. Leva em conta que cada pessoa tem circunstâncias diferentes na vida. “Se houver primeiro a prontidão”, a Bíblia diz, “é especialmente aceitável segundo o que a pessoa tem, não segundo o que a pessoa não tem”. — 2 Coríntios 8:12.


Quanto, então, deve dar? Essa é uma questão que somente o leitor pode resolver por si mesmo. A profundeza de seu próprio apreço de coração por Deus — e não alguma fórmula predeterminada de dízimo — indicará o que contribuirá. Como insta a Bíblia: “Faça cada um conforme tem resolvido no seu coração, não de modo ressentido, nem sob compulsão, pois Deus ama o dador animado.” (2 Coríntios 9:7) O dízimo era uma provisão do pacto da Lei mosaica para sustentar o templo e o sacerdócio de Israel. Para os cristãos, atualmente, não é uma ordem, nem é necessário.



http://www.watchtower.org/t/

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Deve-se orar a Jesus?


Deve-se orar a Jesus?

ALGUMAS pessoas acham correto orar a Jesus. Na Alemanha, muitos foram ensinados desde a infância a entrelaçar os dedos e a agradecer a Jesus Cristo antes das refeições.


Segundo a Bíblia, Jesus realmente ocupa uma posição muito elevada no céu. No entanto, significa isso que devemos orar a ele? Você talvez seja um daqueles que, por amor a Jesus, dirigem orações diretamente a ele, mas o que acha o próprio Jesus de tais orações?


Em primeiro lugar, por que é que surgem perguntas assim? Porque a Bíblia diz que Jeová Deus é o “Ouvinte de oração”. Portanto, não deve surpreender que os servos de Deus, na antiguidade, tais como os israelitas, orassem somente a Jeová Deus, o Todo-Poderoso. — Salmo 5:1, 2; 65:2.


Será que a situação mudou quando Jesus, o Filho de Deus, veio à terra para livrar a humanidade do pecado e da morte? Não, as orações continuaram a ser dirigidas a Jeová. Quando Jesus esteve na terra, ele mesmo orou freqüentemente ao seu Pai celestial, e ensinou outros a fazer o mesmo. Basta considerar a oração-modelo, às vezes chamada de Pai-Nosso, uma das mais conhecidas orações no mundo. Jesus não nos ensinou a orar a ele; deu-nos o seguinte modelo: “Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” — Mateus 6:6, 9; 26:39, 42.


Examinemos agora este assunto em mais detalhes para ver o que a oração realmente é.


O que é a oração?


Toda oração é uma forma de adoração. The World Book Encyclopedia confirma isso, declarando: “A oração é uma forma de adoração na qual a pessoa pode expressar devoção e agradecimentos, ou fazer confissão e súplica a Deus”.


Jesus disse em certa ocasião: “Está escrito: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” Jesus aderiu à verdade fundamental de que a adoração — portanto, também as orações — deve ser dirigida somente ao seu Pai, Jeová Deus. — Lucas 4:8; 6:12.


Reconhecemos Jesus em nossas orações


Jesus morreu como sacrifício expiatório a favor da humanidade, foi ressuscitado por Deus e foi enaltecido a uma posição superior. Conforme se pode imaginar, tudo isso produziu realmente uma mudança referente às orações aceitáveis. Em que sentido?


O apóstolo Paulo descreve a grande influência que a posição de Jesus exerce sobre a oração, como segue: “Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão, e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.” — Filipenses 2:9-11.


Será que as palavras, “no nome de Jesus, se dobre todo joelho”, significam que devemos orar a ele? Não. A frase grega envolvida aqui “denota o nome em que se unem os que dobram os joelhos, em que todos (πâν γόνυ) unidos adoram. O nome que Jesus recebeu induz todos a uma adoração unida.” (A Grammar of the Idiom of the New Testament, de G. B. Winer) De fato, para que a oração seja aceitável, ela tem de ser feita “no nome de Jesus”, mas, não obstante, é dirigida a Jeová Deus e serve para a glorificação Dele. Por este motivo, Paulo diz: “Em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus.” — Filipenses 4:6.


Assim como um caminho leva a certo destino, assim Jesus é o “caminho” que leva a Deus, o Todo-Poderoso. “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”, ensinou Jesus aos apóstolos. (João 14:6) De modo que devemos fazer nossas orações a Deus por meio de Jesus, e não diretamente ao próprio Jesus.


Alguns dirão: ‘Mas, não relata a Bíblia que tanto o discípulo Estêvão como o apóstolo João falaram a Jesus no céu?’ Isto é verdade. Esses eventos, porém, não envolveram orações, visto que  tanto Estêvão como João viram Jesus em visão e falaram a ele diretamente. (Atos 7:56, 59; Revelação [Apocalipse] 1:17-19; 22:20) Lembre-se de que simplesmente falar, mesmo que a Deus, não constitui por si só uma oração. Adão e Eva falaram a Deus, apresentando escusas para o seu grande pecado, quando Ele os julgou depois do pecado deles no Éden. Falarem-lhe assim não era oração. (Gênesis 3:8-19) Por isso, não seria correto citar o caso de Estêvão ou de João falar a Jesus como evidência de que realmente devemos orar a ele.


Como se ‘invoca’ o nome de Jesus?


Restam-lhe ainda dúvidas quanto a se é correto orar a Jesus? Uma senhora escreveu a uma congênere da Sociedade Torre de Vigia: “Infelizmente, ainda não estou convencida de que os primeiros cristãos não tenham orado a Jesus.” Ela se referia às palavras de Paulo em 1 Coríntios 1:2, onde ele mencionou “todos os que em toda a parte estão invocando o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo”. Deve-se notar, porém, que na língua original a palavra “invocar” pode referir-se a outras coisas, não à oração.


Como era o nome de Cristo ‘invocado’ em toda a parte? Um modo era que os seguidores de Jesus de Nazaré reconheciam abertamente que ele era o Messias e o “Salvador do mundo”, realizando eles muitos atos milagrosos em seu nome. (1 João 4:14; Atos 3:6; 19:5) É por isso que The Interpreter’s Bible declara que a frase “invocar o nome de nosso Senhor . . . significa reconhecê-lo como Senhor, em vez de orar a ele”.


Aceitar a Cristo e exercer fé no seu sangue derramado, o que torna possível o perdão de pecados, também constitui ‘invocar o nome de nosso Senhor, Jesus Cristo’. (Compare Atos 10:43 com  22:16.) E nós mencionamos literalmente o nome de Jesus sempre que oramos a Deus por meio dele. Portanto, embora a Bíblia mostre que podemos invocar o nome de Jesus, ela não indica que devemos orar a ele. — Efésios 5:20; Colossenses 3:17.


O que Jesus pode fazer por nós


Jesus prometeu explicitamente aos seus discípulos: “Se pedirdes algo em meu nome, eu o farei.” Requer isso que oremos a ele? Não. O pedido é dirigido a Jeová Deus — mas em nome de Jesus. (João 14:13, 14; 15:16) Pedimos a Deus que Seu Filho, Jesus, use seu grande poder e autoridade em nosso favor.


Como se comunica Jesus hoje com os seus verdadeiros seguidores? A descrição que Paulo faz da congregação de cristãos ungidos pode servir de ilustração. Ele a compara a um corpo, e Jesus Cristo, à cabeça. A “cabeça” fornece aos membros do corpo espiritual o necessário por meio de “juntas e ligamentos”, ou pelos meios e arranjos para fornecer à congregação nutrição espiritual e orientação. (Colossenses 2:19) De forma similar, Jesus usa hoje “dádivas em homens”, ou homens com qualificações espirituais, para tomarem a dianteira na congregação, até mesmo administrando correção quando necessário. Não existe nenhum arranjo de membros da congregação se comunicarem diretamente com Jesus ou de orarem a ele, mas eles por certo devem — sim, têm de — orar ao Pai de Jesus, Jeová Deus. — Efésios 4:8-12.


Como honra você a Jesus?


Que papel importante Jesus desempenha na salvação de humanos! O apóstolo Pedro exclamou: “Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” (Atos 4:12) Percebe a importância do nome de Jesus?
Nós não rebaixamos a posição de Jesus por não dirigir orações a ele. Antes, Jesus é honrado quando oramos em seu nome. E assim como os filhos honram os pais por ser obedientes, nós honramos a Jesus Cristo por obedecer aos seus mandamentos, especialmente ao novo mandamento, de nos amarmos uns aos outros. — João 5:23; 13:34.


Orações aceitáveis


Deseja fazer orações aceitáveis? Então dirija-as a Jeová Deus, e faça isso em nome do Filho dele, Jesus. Conheça a vontade do Pai, e faça com que suas orações reflitam esse entendimento. (1 João 3:21, 22; 5:14) Derive força das palavras do Salmo 66:20: “Bendito seja Deus, que não afastou a minha oração, nem de mim a sua benevolência.”


Conforme vimos, as orações são uma forma de adoração, que pertence exclusivamente ao Deus Todo-Poderoso. Por dirigirmos todas as nossas orações a Jeová Deus, indicamos que acatamos a orientação de Jesus, de orar: “Nosso Pai nos céus.” — Mateus 6:9.



http://www.watchtower.org/t/