terça-feira, 13 de julho de 2010

Vida após a morte, o que diz a Bíblia?

“Tu és pó e ao pó voltarás.” — GÊNESIS 3:19.











“A TEORIA do sofrimento eterno não combina com a crença no amor de Deus pelas coisas criadas. . . . Crer na punição eterna da alma pelos erros de uns poucos anos, sem dar-lhe a chance de se corrigir, é contrário a todos os ditames da razão”, observou o filósofo hindu Nikhilananda.


2 Assim como Nikhilananda, muitos não se sentem hoje confortáveis com o ensino do tormento eterno. Da mesma forma, outros têm dificuldade de entender conceitos tais como alcançar o nirvana e estar em união com a natureza. Mesmo entre os que afirmam basear suas crenças na Bíblia, há idéias divergentes sobre o que a alma é e o que acontece com ela quando morremos. Mas o que é que a Bíblia realmente ensina sobre a alma? Para descobrirmos isso, temos de examinar o sentido das palavras hebraica e grega traduzidas como “alma” na Bíblia.

A alma segundo a Bíblia

3 A palavra hebraica traduzida como “alma” é né·fesh, e ela ocorre 754 vezes nas Escrituras Hebraicas. O que significa né·fesh? Segundo The Dictionary of Bible and Religion (Dicionário de Bíblia e Religião), “usualmente refere-se ao inteiro ser vivo, ao indivíduo como um todo”. Isto é confirmado pela descrição bíblica da alma em Gênesis 2:7: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Note que o primeiro homem “veio a ser” uma alma. Quer dizer, Adão não tinha uma alma; ele era uma alma — assim como alguém que se torna médico é médico. Portanto, a palavra “alma” aqui descreve a pessoa como um todo.

4 A palavra traduzida como “alma” (psy·khé) ocorre mais de cem vezes nas Escrituras Gregas Cristãs. Assim como né·fesh, esta palavra muitas vezes refere-se à pessoa como um todo. Por exemplo, considere as seguintes declarações: “Minha alma está aflita.” (João 12:27) “Sobre cada alma começou a cair temor.” (Atos 2:43) “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores.” (Romanos 13:1) “Falai consoladoramente às almas deprimidas.” (1 Tessalonicenses 5:14) “Poucas pessoas, isto é, oito almas, foram levadas a salvo através da água.” (1 Pedro 3:20) Psy·khé, assim como né·fesh, refere-se claramente à pessoa como um todo. Segundo o erudito Nigel Turner, esta palavra “significa aquilo que é caracteristicamente humano, o eu, o corpo material no qual se soprou o rûaḥ [espírito] de Deus. . . . A ênfase é no eu como um todo”.

5 É interessante que, na Bíblia, a palavra “alma” não só se aplica aos humanos, mas também aos animais. Por exemplo, ao descrever a criação das criaturas marítimas, Gênesis 1:20 diz que Deus ordenou: “Produzam as águas um enxame de almas viventes.” E no próximo dia criativo, Deus disse: “Produza a terra almas viventes segundo as suas espécies, animal doméstico, e animal movente, e animal selvático da terra, segundo a sua espécie.” — Gênesis 1:24; note Números 31:28.

6 De modo que a palavra “alma”, conforme usada na Bíblia, refere-se a uma pessoa ou a um animal, ou à vida que a pessoa ou o animal tem. (Veja o quadro acima.) A definição bíblica da alma é simples, coerente e livre das complicadas filosofias e das superstições dos homens. Sendo assim, precisamos fazer a pergunta urgente: Segundo a Bíblia, o que acontece à alma na morte?

Os mortos não estão conscientes

7 A condição dos mortos é tornada clara em Eclesiastes 9:5, 10, onde lemos: “Os mortos não sabem coisa nenhuma . . . Na sepultura . . . não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” (Almeida, Edição Contemporânea) Portanto, a morte é o estado de inexistência. O salmista escreveu que, quando alguém morre, “ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. (Salmo 146:4) Portanto, os mortos estão inconscientes, inativos.

8 Quando Deus sentenciou Adão, ele declarou: “Tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Antes de Deus formá-lo do pó do solo e dar-lhe vida, Adão não existia. Quando Adão morreu, ele voltou à mesma condição. Sua punição foi a morte, não a transferência para outro domínio. Então, o que aconteceu com a sua alma? Visto que na Bíblia a palavra “alma” muitas vezes simplesmente se refere a uma pessoa, quando dizemos que Adão morreu, estamos dizendo que a alma chamada Adão morreu. Isso talvez pareça estranho a alguém que crê na imortalidade da alma. No entanto, a Bíblia declara: “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) Levítico 21:1 fala duma “alma falecida” (dum “cadáver”, A Bíblia de Jerusalém). E mandou-se aos nazireus que não se chegassem “a nenhuma alma morta” (“defunto”, Pontifício Instituto Bíblico). — Números 6:6.

9 No entanto, que dizer da declaração em Gênesis 35:18 a respeito da morte trágica de Raquel, quando ela deu à luz seu segundo filho? Lemos ali: “Enquanto a sua alma partia (porque estava morrendo), ela chamou-o pelo nome de Ben-Oni; mas o seu pai chamou-o de Benjamim.” Será que esta passagem dá a entender que Raquel tinha no íntimo um ser que partiu quando ela morreu? De forma alguma. Lembre-se de que a palavra “alma” pode referir-se também à vida que a pessoa tem. Portanto, neste caso, a “alma” de Raquel simplesmente significava sua “vida”. É por isso que outras traduções da Bíblia vertem a frase “a sua alma partia” por “ela estava morrendo” (A Bíblia na Linguagem de Hoje), “no seu último suspiro” (Bíblia — Tradução Ecumênica) e “estando prestes a morrer” (Bíblia Vozes). Não há nenhum indício de que uma parte misteriosa de Raquel tenha sobrevivido à sua morte.

10 Algo similar se deu com a ressurreição do filho duma viúva, registrada no capítulo 17 de 1 Reis. Lemos no versículo 22 que, enquanto Elias orava sobre o menino, “Jeová escutou . . . a voz de Elias, de modo que a alma do menino voltou para dentro dele e este reviveu”. Novamente, a palavra “alma” significa “vida”. De modo que a versão Almeida, Edição Contemporânea, reza: “A vida do menino tornou a entrar nele, e reviveu.” Sim, foi a vida, não alguma forma indistinta que retornou ao menino. Isso está em harmonia com o que Elias disse à mãe do menino: “Vê, teu filho [a pessoa como um todo] está vivo.” — 1 Reis 17:23.

Que dizer do espírito?

11 A Bíblia diz que, quando alguém morre, “sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo”. (Salmo 146:4) Significa isso que um espírito desencarnado parte literalmente e continua a viver após a morte da pessoa? Não pode ser assim, porque o salmista diz a seguir: “Neste dia perecem deveras os seus pensamentos” (“perecem todos os seus desígnios”, Almeida, revista e atualizada). Então, o que é o espírito e como “sai” da pessoa por ocasião da morte?

12 Na Bíblia, as palavras traduzidas “espírito” (hebraico: rú·ahh; grego: pneú·ma) significam basicamente “fôlego”. Assim, em vez de dizer “sai-lhe o espírito”, a versão dos Missionários Capuchinhos usa a frase “deixam de respirar”. (Salmo 146:4) Mas a palavra “espírito” envolve muito mais do que apenas o ato de respirar. Por exemplo, na descrição da destruição de vida humana e animal, por ocasião do Dilúvio global, Gênesis 7:22 diz: “Morreu tudo em que o fôlego da força [ou espírito; hebraico: rú·ahh] da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco.” De modo que “espírito” pode referir-se à força de vida ativa em todas as criaturas vivas, tanto humanas como animais, e que é sustentada pela respiração.

13 Então, o que significa quando Eclesiastes 12:7 diz que, quando uma pessoa morre, “o próprio espírito retorna ao verdadeiro Deus que o deu”? Significa isso que o espírito literalmente percorre o espaço até a presença de Deus? Nada disso está envolvido. Visto que o espírito é a força de vida, ele “retorna ao verdadeiro Deus” no sentido de que qualquer esperança de uma vida futura dessa pessoa depende então inteiramente de Deus. Somente Deus pode restabelecer o espírito, ou a força de vida, fazendo a pessoa voltar a viver. (Salmo 104:30) Mas, tem Deus o propósito de fazer isso?

“Ele se levantará”

14 Na pequena cidade de Betânia, a uns três quilômetros a leste de Jerusalém, Maria e Marta estavam lamentando a morte prematura de seu irmão Lázaro. Jesus compartilhou seu pesar, porque tinha afeição por Lázaro e as irmãs dele. Como podia Jesus consolar essas irmãs? Não por contar-lhes uma história enrolada, mas por dizer-lhes a verdade. Jesus disse simplesmente: ‘Seu irmão se levantará.’ Jesus foi então ao túmulo e ressuscitou Lázaro — devolvendo a vida a um homem que já estava morto por quatro dias. — João 11:18-23, 38-44.

15 Ficou Marta surpresa com a declaração de Jesus, de que Lázaro ‘se levantaria’? Aparentemente não, porque ela respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Ela já tinha fé na promessa de haver ressurreição. Jesus disse-lhe então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” (João 11:23-25) O milagre de Lázaro retornar a viver serviu para fortalecer a sua fé e incutir fé nos outros. (João 11:45) Mas exatamente o que é que se quer dizer com o termo “ressurreição”?

16 A palavra “ressurreição” traduz a palavra grega a·ná·sta·sis, que significa literalmente “ficar de pé de novo”. Tradutores hebreus do grego verteram a·ná·sta·sis por uma expressão que significa “revivificação dos mortos” (em hebraico, tehhi·yáth ham·me·thím). De modo que a ressurreição envolve levantar a pessoa da condição sem vida, da morte — restaurando e reativando o padrão de vida da pessoa.

17 Visto que Jeová Deus é infinito em sabedoria e tem memória perfeita, ele pode facilmente ressuscitar alguém. Para ele não é problema lembrar-se do padrão de vida dos falecidos — de seus traços de personalidade, da sua história pessoal e de todos os pormenores da sua identidade. (Jó 12:13; note Isaías 40:26.) Além disso, conforme indica a experiência de Lázaro, Jesus Cristo tanto está disposto como é capaz de ressuscitar os mortos. (Note Lucas 7:11-17; 8:40-56.) De fato, Jesus Cristo disse: “Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [a de Jesus] e sairão.” (João 5:28, 29) Deveras, Jesus Cristo prometeu que todos os que estão na memória de Jeová serão ressuscitados. Segundo a Bíblia, é evidente que a alma morre e a solução para a morte é a ressurreição. Mas, bilhões de pessoas já viveram e morreram. Quem dentre elas está na memória de Deus, aguardando a ressurreição?

18 Aquelas que seguiram um rumo justo como servos de Jeová serão ressuscitadas. No entanto, milhões de outros morreram sem mostrar se acatariam as normas justas de Deus. Ou desconheciam os requisitos de Jeová ou lhes faltou tempo para fazer as necessárias mudanças. Esses outros também estão na memória de Deus e assim serão ressuscitados, porque a Bíblia promete: “Há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15.

19 O apóstolo João teve uma visão emocionante de ressuscitados em pé diante do trono de Deus. Descrevendo-a, registrou: “O mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações. E a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Este significa a segunda morte, o lago de fogo.” (Revelação [Apocalipse] 20:12-14) Imagine o que isto significa! Todos os mortos que estão na memória de Deus serão libertados do Hades, ou Seol, a sepultura comum da humanidade. (Salmo 16:10; Atos 2:31) Depois, “a morte e o Hades” serão lançados no que é chamado de “lago de fogo”, simbolizando a destruição completa. A sepultura comum da humanidade deixará de existir.

Uma perspectiva sem igual!

20 Quando milhões de pessoas forem levantadas na ressurreição, elas não serão trazidas de volta a uma Terra vazia. (Isaías 45:18) Despertarão num ambiente belamente melhorado e verificarão que moradias, roupa e uma abundância de alimentos foram preparados para elas. (Salmo 67:6; 72:16; Isaías 65:21, 22) Quem fará todos esses preparativos? É evidente que pessoas terão que estar vivendo no novo mundo antes de começar a ressurreição terrestre. Mas quem?

21 O cumprimento de profecias bíblicas mostra que vivemos nos “últimos dias” deste sistema de coisas. (2 Timóteo 3:1) Agora, dentro em breve, Jeová Deus intervirá nos assuntos humanos e eliminará da Terra a iniqüidade. (Salmo 37:10, 11; Provérbios 2:21, 22) Nesse tempo, o que acontecerá aos que estiverem servindo fielmente a Deus?

22 Jeová não destruirá os justos junto com os iníquos. (Salmo 145:20) Ele nunca fez algo assim, e não o fará quando eliminar da Terra toda a maldade. (Note Gênesis 18:22, 23, 26.) Na realidade, o último livro da Bíblia fala duma ‘grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que sai da grande tribulação’. (Revelação 7:9-14) Deveras, uma grande multidão sobreviverá à grande tribulação, que acabará com o atual mundo iníquo, e entrará no novo mundo de Deus. A humanidade obediente poderá ali aproveitar-se plenamente da maravilhosa provisão de Deus, feita para livrar a humanidade do pecado e da morte. (Revelação 22:1, 2) De modo que os da “grande multidão” nunca precisarão sofrer a morte. Que perspectiva sem igual!

Vida sem morte

23 Podemos confiar nesta maravilhosa esperança? Certamente que sim! O próprio Jesus Cristo indicou que haveria um tempo em que as pessoas viveriam sem jamais morrer. Pouco antes de ressuscitar seu amigo Lázaro, Jesus disse a Marta: “Todo aquele que vive e exerce fé em mim nunca jamais morrerá.” — João 11:26.

24 Quer viver para sempre no Paraíso na Terra? Anseia ver de novo seus entes queridos? “O mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, diz o apóstolo João. (1 João 2:17) Agora é o tempo para você aprender qual é a vontade de Deus e estar decidido a viver em harmonia com ela. Assim, junto com milhões de outros que já fazem a vontade de Deus, poderá viver para sempre no Paraíso na Terra.

Retirado da Revista a Sentinela 1999 *** w99 1/4 pp. 14-19 Vida após a morte, o que diz a Bíblia? ***

http://www.watchtower.org/t/

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