segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Quem é Jeová?




Quem é Jeová?

JEOVÁ disse a um dos seus adoradores fiéis: “Homem algum pode ver-me e continuar vivo.” (Êxodo 33:20) “Deus é Espírito”, e os humanos não podem vê-lo com os olhos físicos. (João 4:24) Assim como olharmos diretamente para o sol ao meio-dia seria desastroso para os nossos olhos, assim seria devastador para nós ver a tremenda Fonte de energia que criou não só nosso Sol brilhante, mas também incontáveis outros sóis no Universo.

Felizmente, não precisamos ver a Deus para saber algo sobre ele. A Bíblia tanto identifica Aquele que preparou para nós este maravilhoso pacote, a Terra, como revela sua personalidade. Por isso vale a pena examinar a Bíblia para descobrir algo sobre o Pai que nos deu vida e nos providenciou um lindo lar em que usufruir essa vida.

A significância do seu nome

Todos os nomes têm algum significado, embora muitos nem se dêem conta disso hoje em dia. Por exemplo, o nome Davi, comum em português, vem duma palavra hebraica que significa “Amado”. O nome do Criador, Jeová, também tem significado. Qual é? Na língua hebraica, original, da Bíblia, o nome divino é escrito com quatro letras, transliteradas YHWH (IHVH ou JHVH), e ocorre quase 7.000 vezes na parte hebraica da Bíblia. Entende-se que o nome divino significa “Ele Causa que Venha a Ser”. Dá a entender que Jeová sabiamente se torna o que precisa ser para realizar seus propósitos. Ele é o Criador, Juiz, Salvador, Sustentador da Vida, e por isso pode cumprir suas promessas. Além disso, no hebraico, o nome Jeová tem uma forma que denota uma ação no processo da execução. Deveras, Jeová ainda se torna o cumpridor dos seus propósitos. Ele é um Deus vivente!

As qualidades predominantes de Jeová

A Bíblia descreve o Criador como “Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade, preservando a benevolência para com milhares, perdoando o erro, e a transgressão, e o pecado”. (Êxodo 34:6, 7) O termo “benevolência” traduz uma palavra hebraica bem significativa. Ela denota benignidade que se apega amorosamente a um objeto até que seu propósito em conexão com este seja realizado. Também pode ser traduzida “amor leal”. A benignidade de Jeová se apega amorosamente às suas criaturas e cumpre seu maravilhoso propósito. Não prezaria tal amor da parte Daquele que lhe deu a vida?

Jeová é vagaroso em irar-se e rápido em perdoar nossos erros. É animador estar achegado a tal pessoa. No entanto, isso não significa que feche os olhos a transgressões. Ele declara: “Eu, Jeová, amo a justiça, odiando o roubo junto com a injustiça.” (Isaías 61:8) Sendo Deus de justiça, não tolerará para sempre os pecadores descarados que persistem na sua iniqüidade. Por isso podemos ter certeza de que, no seu tempo devido, Jeová corrigirá as injustiças no mundo. Não virará as costas para os aflitos.

Não é fácil manter perfeito equilíbrio entre o amor e a justiça. Se você for pai ou mãe, acha difícil decidir quando, como e até que ponto deve corrigir os filhos quando se comportam mal? Exige muita sabedoria equilibrar a justiça com a compaixão amorosa. Esta é a qualidade que Jeová demonstra muito ao lidar com humanos. (Romanos 11:33-36) Deveras, a sabedoria do Criador pode ser vista em toda a parte, por exemplo, nas maravilhas da criação que nos cerca. — Salmo 104:24; Provérbios 3:19.

No entanto, não basta ter sabedoria. Para cumprir a sua vontade, o Criador precisa também de poder, e a Bíblia revela que ele é muito poderoso: “Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi Aquele que faz sair o exército delas até mesmo por número, chamando a todas elas por nome. Devido à abundância de energia dinâmica, sendo ele também vigoroso em poder, não falta nem sequer uma delas.” (Isaías 40:26) Jeová realiza as coisas com uma “abundância de energia dinâmica”. Sente-se atraído a ele por tal qualidade?

Deus de todas as nações

Talvez se pergunte: ‘Mas não é Jeová o Deus do “Velho Testamento”, o Deus do antigo Israel?’ É verdade que Jeová se revelou aos israelitas. Ainda assim, em virtude de ter criado o primeiro casal humano, Jeová é o Deus “a quem toda família . . . na terra deve o seu nome”. (Efésios 3:15) Se você acha correto respeitar seus antepassados, não seria apropriado prestar homenagem Àquele que deu vida ao primeiro homem, nosso antepassado comum, a origem de todas as genealogias existentes hoje na Terra?

O Criador da humanidade não é de mentalidade estreita. É verdade que em certa época ele tinha um relacionamento especial com a nação de Israel. No entanto, mesmo então, acolhia a todos os que invocavam seu nome. Um sábio rei de Israel disse em oração a Jeová: “Ao estrangeiro que não faz parte do teu povo Israel e que realmente vem duma terra distante por causa do teu nome . . . , que tu mesmo ouças desde os céus, . . . e terás de fazer segundo tudo aquilo pelo qual o estrangeiro te invocar; para que todos os povos da terra conheçam o teu nome.” (1 Reis 8:41-43) Até hoje, pessoas de todas as nações podem conhecer a Jeová e ter uma relação significativa com ele. Mas como afeta isso a você?

Os benefícios de se conhecer a Jeová

Voltando à ilustração do artigo anterior, se você recebesse um pacote lindamente embrulhado, naturalmente gostaria de saber para que serve o presente. Como deve ser usado e cuidado? De forma similar, queremos saber o que Deus tinha em mente quando preparou a Terra para nós. A Bíblia diz que ele “não a criou simplesmente para nada”, mas que “a formou mesmo para ser habitada”, isto é, por humanos. — Isaías 45:18.

A maioria dos humanos, porém, não tem cuidado do presente dado pelo Criador. Estão empenhados em arruinar a Terra, o que desagrada muito a Jeová. No entanto, em harmonia com o que seu nome representa, Jeová está decidido a cumprir seu propósito original para com o homem e a Terra. (Salmo 115:16; Revelação [Apocalipse] 11:18) Ele restaurará a Terra e a dará como herança aos que estiverem dispostos a viver como seus filhos obedientes. — Mateus 5:5.

O último livro da Bíblia descreve como serão as coisas quando isso acontecer: “Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. . . . E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.” (Revelação 21:3, 4) Ninguém derramará então lágrimas de tristeza ou sentirá pesar pela perda dum ente querido. Ninguém clamará em desespero pedindo ajuda, nem sofrerá a dor de doenças mortíferas. Até mesmo “a morte há de ser reduzida a nada”. (1 Coríntios 15:26; Isaías 25:8; 33:24) Esta é a descrição do tipo de vida que Jeová quis que tivéssemos originalmente quando criou nossos primeiros antepassados.

Deveras, poderá ter já agora uma previsão dessas condições paradísicas entre os adoradores de Jeová. Ele lhes diz: “Eu, Jeová, sou teu Deus, Aquele que te ensina a tirar proveito, Aquele que te faz pisar no caminho em que deves andar.” (Isaías 48:17) Jeová é um Pai bondoso que ensina a nós, seus filhos, o melhor modo de viver. Suas orientações para os humanos não fornecem restrições indevidas, mas proteção amorosa. Acatá-las resultará em verdadeira liberdade e felicidade, assim como está escrito: “Ora, Jeová é o Espírito; e onde estiver o espírito de Jeová, ali há liberdade.” (2 Coríntios 3:17) Os que aceitam o seu governo, por seguirem as orientações delineadas na Bíblia, têm agora a paz mental que um dia permeará todo o mundo da humanidade. — Filipenses 4:7.

Que Pai benevolente Jeová é! Está você disposto a aprender mais sobre Aquele que está por detrás de todas as maravilhas da criação? Para os que estiverem dispostos a isso, os benefícios são desde já inestimáveis. E no futuro essas bênçãos serão eternas.


http://www.watchtower.org/t/

Adão e Eva eram pessoas reais?



Adão e Eva eram pessoas reais?

PARA muitas pessoas, o relato de Gênesis sobre Adão e Eva não passa de uma boa história. “Membros das principais religiões cristãs já por muito tempo consideram que os relatos de Gênesis como o de Adão e Eva são histórias simbólicas”, diz uma carta para o editor da revista Time. Muitos eruditos católicos, protestantes e judeus concordam com isso. Alegam que uma boa parte do relato de Gênesis não se harmoniza com a história ou com a ciência.

Qual é a sua opinião? Acredita que Adão e Eva eram pessoas reais? Há alguma prova de que eles realmente existiram? Por outro lado, que implicações há em considerar o relato de Gênesis como apenas um mito?

O relato de Gênesis é cientificamente correto?

Primeiro, vejamos os elementos-chave do relato da criação do primeiro homem. A respeito de Adão, a Bíblia diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” (Gênesis 2:7) Essa afirmação é cientificamente correta?

O livro Nanomedicine (Nanomedicina) diz que o corpo humano é composto de 41 elementos químicos. Esses elementos básicos — carbono, ferro, oxigênio e outros — estão presentes no “pó” do solo. Assim, como diz Gênesis, os humanos foram realmente feitos “do pó do solo”.

Como esses componentes sem vida se juntaram para formar um ser humano? Para ilustrar a enormidade desse desafio, pense numa das máquinas mais complexas já projetadas: o ônibus espacial da Nasa. Essa maravilha da tecnologia contém o impressionante número de 2,5 milhões de peças. As equipes de engenheiros demoraram anos para projetá-la e montá-la. Agora pense no corpo humano. Ele é formado de 7 octilhões de átomos, 100 trilhões de células, dezenas de órgãos e pelo menos 9 sistemas orgânicos principais. Como foi que essa máquina biológica de surpreendente complexidade e estrutura fenomenal veio a existir? Por mero acaso ou por projeto inteligente?

Além disso, o que faz os humanos viver? De onde vem a centelha da vida? Os cientistas admitem que não sabem. Na verdade, eles nem mesmo concordam entre si sobre como definir a vida. Para aqueles que aceitam a idéia da existência de um Criador, a conclusão é óbvia. Naturalmente, a Fonte da vida é Deus.

Será que dá para acreditar no relato de Gênesis que diz que Eva foi feita da costela de Adão? (Gênesis 2:21-23) Antes de descartar esse relato como sendo mito ou fantasia, veja os seguintes fatos: em janeiro de 2008, cientistas da Califórnia, EUA, criaram o primeiro embrião maduro humano clonado a partir de células adultas da pele. De fato, usando técnicas similares, os cientistas já clonaram pelo menos 20 animais. O mais famoso desses é a ovelha Dolly, que foi clonada em 1996 a partir de uma glândula mamária de uma ovelha adulta.

Ainda não sabemos os resultados finais dessas experiências. Mas o ponto importante é: se os humanos podem usar material biológico de um organismo para produzir outro do mesmo gênero, será que o Criador todo-poderoso não poderia criar um humano a partir de material biológico pré-existente de outro humano? Um fato interessante é que os cirurgiões usam rotineiramente os ossos da costela em cirurgias de reconstrução por causa de sua capacidade de crescer novamente e se regenerar.

As provas que a Bíblia dá

Algumas pessoas ficam surpresas de saber que Adão e Eva são mencionados repetidas vezes em toda a Bíblia. Como essas referências mostram que o relato de Gênesis é verdadeiro?

Considere, por exemplo, as listas dos ancestrais judeus registradas no livro bíblico de Primeiro das Crônicas, do capítulo 1 ao 9, e no Evangelho de Lucas, capítulo 3. Essas genealogias bem detalhadas abrangem respectivamente 48 e 75 gerações. O livro de Lucas contém a genealogia de Jesus Cristo; e Crônicas, a lista dos ancestrais reais e sacerdotais da nação de Israel. As duas listas incluem nomes de pessoas muito conhecidas como Salomão, Davi, Jacó, Isaque, Abraão, Noé e por último Adão. Todos os nomes nas listas são de pessoas reais, e a pessoa real que está na origem das duas genealogias é Adão.

Além disso, a Bíblia repetidamente apresenta Adão e Eva como pessoas reais e não como personagens fictícios. Seguem-se alguns exemplos:

• “[Deus] fez de um só homem toda nação dos homens.” — ATOS 17:26.
• “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim . . . a morte reinou desde Adão até Moisés.” — ROMANOS 5:12, 14.
• “O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente.” — 1 CORÍNTIOS 15:45.
• “Adão foi formado primeiro, depois Eva.” — 1 TIMÓTEO 2:13.
• “O sétimo homem na linhagem de Adão, Enoque, profetizou também a respeito [dos iníquos].” — JUDAS 14.

A prova mais importante vem de Jesus Cristo, a testemunha mais confiável na Bíblia. Ele confirmou que Adão e Eva existiram. Ao ser questionado a respeito do divórcio, Jesus disse: “Desde o princípio da criação ‘[Deus] os fez macho e fêmea. Por esta razão deixará o homem seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne’ . . . Portanto, o que Deus pôs sob o mesmo jugo, não o separe o homem.” (Marcos 10:6-9) Será que Jesus usaria uma história inventada para estabelecer um precedente legal irrevogável? Claro que não. Jesus citou Gênesis como um fato.
O Novo Dicionário da Bíblia resume as evidências bíblicas com a seguinte conclusão: “O Novo Testamento confirma a historicidade do relato dado nos primeiros capítulos do Gênesis.”

Efeito dominó

Muitas pessoas sinceras que freqüentam uma igreja não acham que acreditar na existência de Adão e Eva seja essencial para alguém ser um bom cristão. À primeira vista isso pode parecer verdade. Mas vamos seguir essa linha de raciocínio para ver onde ela nos leva.

Veja, por exemplo, uma doutrina bíblica bastante prezada por muitas pessoas religiosas — o resgate. De acordo com esse ensino, Jesus Cristo deu sua vida humana perfeita como resgate para salvar as pessoas de seus pecados. (Mateus 20:28; João 3:16) Como sabemos, um resgate é um pagamento de valor correspondente para resgatar ou comprar de volta algo que foi perdido ou confiscado. É por isso que a Bíblia descreve Jesus “como resgate correspondente”. (1 Timóteo 2:6) Talvez você se pergunte: ‘Correspondente a quê?’ A Bíblia responde: “Assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados.” (1 Coríntios 15:22) A vida perfeita que Jesus sacrificou para resgatar a humanidade obediente corresponde à vida perfeita que Adão perdeu em resultado do pecado original no Éden. (Romanos 5:12) Com certeza, se Adão não tivesse existido, o sacrifício resgatador de Cristo não faria nenhum sentido.

Rejeitar ou banalizar o relato de Gênesis sobre Adão e Eva produz um efeito dominó que põe em dúvida praticamente todos os principais ensinos da Bíblia. Esse modo de pensar leva a uma série de perguntas sem resposta e a uma fé sem qualquer base. — Hebreus 11:1.

A vida — tem sentido ou não?

Por fim, chegamos a esta pergunta fundamental: Rejeitar o relato de Gênesis satisfaz a necessidade humana de ter uma vida significativa e com objetivo? Na opinião de Richard Dawkins, um evolucionista ateu proeminente, no Universo “não há projeto, propósito, bem ou mal, nada a não ser uma indiferença cega, impiedosa”. Sem dúvida, esse é um ponto de vista muito sombrio e totalmente oposto à natureza humana.

Em nítido contraste com isso, a Bíblia dá respostas satisfatórias às perguntas mais importantes na vida: De onde viemos? Qual o objetivo da vida? Por que existe tanta maldade e sofrimento no mundo? Será que a maldade vai acabar algum dia? E muitas outras. Além disso, a fé no resgate de Cristo nos dá a perspectiva de uma vida eterna em condições paradísicas, como as que existiam no Éden, onde Deus colocou os primeiros humanos, Adão e Eva. (Salmo 37:29; Revelação [Apocalipse] 21:3-5) Que perspectiva maravilhosa!

Apesar de o relato sobre Adão e Eva não estar em harmonia com a teoria da evolução, ele está em harmonia com o conhecimento científico atual. Além disso, harmoniza-se inteiramente com o resto da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia, por meio da qual podemos ter uma vida significativa e com objetivo.

O que acha de examinar um pouco mais a Bíblia por si mesmo? As Testemunhas de Jeová estão preparadas e dispostas a ajudá-lo.

[Nota(s) de rodapé]

No sistema numérico brasileiro 7 octilhões é 7 seguido de 27 zeros, e 100 trilhões é 100 seguido de 12 zeros.

Para mais informações, veja os livros Existe um Criador Que Se Importa com Você? e A Vida — Qual a Sua Origem? A Evolução ou a Criação?, ambos publicados pelas Testemunhas de Jeová.
É claro que esses cientistas não estão criando vida. Em vez disso, o material que eles usam em seu trabalho se origina de células vivas já existentes.

Esses incluem o ensino sobre a questão da soberania, a integridade das pessoas, o bem e o mal, o livre-arbítrio, a condição dos mortos, o casamento, o prometido Messias, uma Terra paradísica, o Reino de Deus e muitos outros.

Para mais detalhes, veja o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, capítulo 3, “Qual é o propósito de Deus para a Terra?”, e o capítulo 5, “O resgate — a maior dádiva de Deus”, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

http://www.watchtower.org/t/

domingo, 12 de setembro de 2010

A volta de Cristo — irá vê-la?





A volta de Cristo — irá vê-la?

“O SENHOR Virá de Novo!” Assim assegurava a seus leitores a manchete duma publicação religiosa quinzenal popular, em data recente. Também, em 1972, um livro de 480 páginas foi publicado, com o título: “A Volta de Cristo.”

É evidente que o assunto da volta de Cristo interessa a muitos cristãos professos. Mas, como ele virá? Irá vê-lo?

De modo geral, os que esperam que Jesus venha pessoalmente de novo esperam vê-lo literalmente, em sua forma humana. Muitos até crêem que o verão no mesmíssimo corpo que tinha quando na terra, e no qual foi morto. Em apoio a sua crença de que o verão de novo com seus olhos físicos, citam textos tais como Revelação 1:7, que reza: “Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá.” O que isto realmente significa?

Mais de Uma Maneira de “Ver”

Há mais de uma maneira de “ver” algo ou alguém. Numa palestra, quando certo ponto se torna claro, a pessoa talvez diga: “Vejo o ponto”, querendo dizer, compreendo. A palavra grega o’pso.mai (variante da forma futura usada para o verbo defectivo ho.ra’o, “ver”) usado no texto de Revelação 1:7, tem esse como um de seus vários significados. Também, em Romanos 1:20, onde ocorre uma forma de ho.ra’o, diz-se-nos que as “qualidades invisíveis [de Deus] são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que eles são inescusáveis”. Por certo o “poder e Divindade” de Deus são “qualidades invisíveis” e, assim, não podem ser vistos por nossos olhos literais, mas podemos percebê-los com os olhos de nosso entendimento. Tais qualidades divinas invisíveis podem ser discernidas ou vistas pela mente. Assim, o simples fato de que a Bíblia declara que os homens “verão” Jesus quando ele voltar não significa, em si, que o verão com sua visão física, e que ele aparecerá num corpo físico.

Que Jesus não voltará num corpo físico é claro pelo testemunho das Escrituras. Ele próprio revelou que veio à terra para “dar a sua alma como resgate em troca de muitos”. (Mat. 20:28) E disse mais: “O pão que eu hei de dar é a minha carne a favor da vida do mundo.” (João 6:51) Assim, se Jesus deu sua vida humana, inclusive seu corpo carnal, como resgate pela humanidade, não poderia ter ressuscitado dos mortos qual humano, com seu corpo de carne e sangue. Caso tivesse tomado de volta a vida humana que sacrificara, a humanidade não mais seria resgatada.
Ademais, Jesus não podia ascender ao céu quarenta dias depois de sua ressurreição caso tivesse ressuscitado como humano de carne e sangue. Por que não? A Bíblia responde: “Carne e sangue não podem herdar o reino de Deus.” (1 Cor. 15:50) Como, então, foi Jesus ressuscitado dos mortos? Ele foi “vivificado no espírito”. — 1 Ped. 3:18.

Quanto à condição de Jesus desde sua ressurreição e ascensão ao céu, afirma a Palavra de Deus: “Ele é o reflexo da glória [de Deus] e a representação exata do seu próprio ser.” (Heb. 1:3) Assim, ele deve ser um ser espiritual, assim como “Deus é Espírito”. — João 4:24.

É por isso que, quando Saulo de Tarso (a caminho de perseguir os cristãos em Damasco) encontrou Jesus Cristo, não viu nenhuma forma ou corpo, mas apenas uma luz tão brilhante que o cegou. (Atos 9:3-9) Era bem adequado que Jesus aparecesse dessa maneira a Saulo, pois o glorificado Jesus é a “representação exata” da pessoa de seu Pai e Deus. (Heb. 1:3; João 20:17) E diz-se que Deus é o “Pai das luzes celestiais”. (Tia. 1:17) Nenhum homem poderia ver a face gloriosa de Deus e ainda assim viver. (Êxo. 33:20) Assim, podem os humanos na terra ver o glorificado Senhor Jesus Cristo? A resposta da Bíblia é Não. A respeito do glorificado e imortal Senhor Jesus Cristo, 1 Timóteo 6:16 afirma que ele é alguém que “mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver”.

Sendo esse o caso, assumirá Jesus de novo um corpo corruptível de carne a fim de ser visto pelos humanos que são frágeis demais para suportar a visão de seu corpo espiritual glorificado? Esse não é o propósito de Deus para seu Filho. Como disse o inspirado apóstolo Paulo em certa ocasião: “[Deus] o ressuscitou dentre os mortos, destinado a nunca mas voltar à corrução.” — Atos 13:34.
Assim sendo, quando as Escrituras falam de “todo olho” ver Jesus, deve-se compreender isto, manifestamente, em sentido figurado. Como resultado do que os humanos vêem e ouvem na terra, perceberão que os eventos que ocorrem se devem a que Jesus Cristo assume a direção pessoal dos assuntos da humanidade. — Rev. 11:15; 12:10-12.

Consideradas as Objeções

Alguns, porém, talvez objetem: ‘Não viram os apóstolos a Jesus em forma humana depois de sua ressurreição?’ É verdade, mas ele ainda não ascendera ao céu nem assumira seu lugar à destra de Deus, dali em diante morando numa “luz inacessível”. Portanto, estava em posição de assumir uma forma humana, assim como os anjos se materializaram em outras ocasiões. Exemplificando: um anjo apareceu em forma humana aos pais de Sansão e, depois de cumprir sua missão, subiu numa chama, sumindo de sua vista. (Juí. 13:3-21) Ter Jesus simplesmente materializado corpos explica por que, em várias ocasiões depois de sua ressurreição, não foi sempre reconhecido de imediato. Também, Jesus podia surgir de súbito no meio de seus apóstolos, mesmo que estivessem numa sala com a porta com ferrolho devido ao medo que tinham dos judeus. Para que não houvesse dúvida alguma de que na verdade ressuscitara, Jesus apareceu em forma humana, sim, até mesmo assumindo um corpo com feridas visíveis, de modo a convencer o duvidoso Tomé. — João 20:19-29.

Mas, não lemos em Atos 1:11: “Este Jesus, que dentre vós foi acolhido em cima, no céu, virá assim da mesma maneira em que o observastes ir para o céu”, e, portanto, não voltará Jesus em forma humana?

Por que não ler de novo o texto? Observe que o anjo não disse que Jesus voltaria em igual corpo ou forma, mas da mesma maneira. Qual foi a maneira em que Jesus ascendeu ao céu? Não foi quieta e sem ser observado pelo mundo? Não eram os discípulos de Jesus Cristo os únicos que testemunharam a ascensão? Assim, em sua volta, não devíamos esperar que sua presença fosse discernida inicialmente e com apreço apenas por seus verdadeiros seguidores?

Que este é o entendimento correto dos assuntos se evidencia das palavras de Jesus a seus apóstolos: “Mais um pouco e o mundo não me observará, mas vós me observareis, porque eu vivo e vós vivereis.” (João 14:19) Depois da ressurreição de Jesus e nos quarenta dias anteriores à sua ascensão ao céu, apenas seus seguidores o contemplaram em repetidas ocasiões. (1 Cor. 15:3-8) Também tinham a esperança de que, após sua própria morte e ressurreição, veriam pessoalmente de novo a Jesus Cristo. Mas, o mundo da humanidade alienada de Deus não nutria tal esperança e, portanto, jamais contemplaria de novo a Jesus como pessoa.

A Presença de Jesus

Tendo-se estabelecido biblicamente que a volta de Jesus tem de ser invisível, poderia dar-se que ele já voltou e que o mundo em geral não está cônscio disto?

O exame duma palestra de Jesus com seus discípulos, pouco antes de sua morte, lança luz sobre a resposta a esta pergunta. Seus discípulos indagaram: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” (Mat. 24:3) Desejavam saber como reconheceriam essa presença.

Como respondeu Jesus à pergunta deles? Predisse que o “sinal” incluiria guerras, escassez de víveres, pestes, terremotos, crescente anarquia e o esfriamento do amor da maioria. (Mat. 24:7-14, Luc. 21:10, 11) Por quê? Traria Jesus tudo isso sobre a humanidade? Não. Mas, um de seus primeiros atos ao lhe ser confiado “o reino do mundo” seria expulsar do céu a Satanás, o Diabo, “o governante deste mundo”. Como resultado, “Ai da terra e do mar”, afirma Bíblia, “porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo”. — Rev. 11:15; 12:7-12; João 12:31.

O fato de que seria curto o tempo que resta ao Diabo, até ser posto fora de ação, mostra que o mundo sob seu controle entraria em seus “últimos dias”. A respeito destes “últimos dias”, escreveu O apóstolo Paulo: “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar. Pois os homens serão amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, pretensiosos, soberbos, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, desleais, sem afeição natural, . . . mais amantes de prazeres do que amantes de Deus, tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder.” (2 Tim. 3:1-5) Não vemos o cumprimento destas palavras atualmente? Sim; e também não é verdade que as condições aqui descritas estão em especial evidência desde o ano de 1914 E. C.? Este é o mesmíssimo ano que a cronologia bíblica aponta como o começo da presença de Jesus em glória e também dos “últimos dias”.

Outra evidência digna de nota de Jesus já ter chegado invisivelmente em glória é a separação das pessoas em dois grupos distintos. Sobre isto, lemos em Mateus 25:31-33: “Quando o Filho do homem chegar na sua glória, e com ele todos os anjos, então se assentará no seu trono glorioso. E diante dele serão ajuntadas todas as nações, e ele separará uns dos outros assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à sua esquerda.”

Assim, desde seu trono celeste, Jesus Cristo separa as pessoas de todas as nações. Sim, ele dirige esta obra que atinge toda pessoa humana viva. Como? Por meio de seus anjos, orienta a obra de pregar as “boas novas do reino”, mensagem esta que está sendo proclamada por aqueles que têm a esperança de unir-se com Jesus no céu e aqueles que têm a esperança de obter vida eterna como súditos leais do Reino. (Mat. 24:14) Os que aceitam esta mensagem e se tornam discípulos de Jesus provam ser suas “ovelhas”. Aqueles que continuam a rejeitá-la revelam-se “cabritos”.

Tem visto pessoalmente a evidência de tal obra separatória? Bem, não tem visto as testemunhas de Jeová fazerem todo esforço de pregar a outros? E sobre o que pregam? A mensagem é sobre o reino de Deus. Também, não observa a reação das pessoas a esta mensagem — alguns a apreciando e outros a rejeitando? Trata-se duma obra de separação. Uma das razões principais do zelo das testemunhas de Jeová é que discernem que seu Rei, Jesus Cristo, se acha presente e as dirige na realização desta obra vital. Mas, há ainda outro aspecto da presença de Jesus que
deve ser “visto”. Qual é?

Este é a ‘revelação’ do Senhor Jesus Cristo, ainda futura. Em sua ‘revelação’, as palavras de Jesus em Mateus 24:30 se cumprirão: “Aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamentação.” Não só os seguidores fiéis de Jesus, mas “todas as tribos da terra” ficarão cônscias do que acontecerá então.

Observe que não verão o corpo humano do Filho do homem, mas um “sinal”. Isto significa que verão evidência visível de que Jesus Cristo deveras exerce autoridade como Rei. Mas, por que isso deveria resultar em lamentação? Isto se dá porque o exercício da autoridade régia por parte de Jesus significará destruição para aqueles que deixaram de aceitar as “boas novas” que lhes foram declaradas. A respeito disso, lemos em 2 Tessalonicenses 1:6-8:

“Isto toma em conta que é justo da parte de Deus pagar de volta tribulação aos que vos causam tribulação, mas, a vós, os que sofreis tribulação, alívio junto conosco, por ocasião da revelação do Senhor Jesus desde o céu, com os seus anjos poderosos, em fogo chamejante, ao trazer vingança sobre os que não conhecem a Deus e os que não obedecem às boas novas acerca de nosso Senhor Jesus.”

Quanto aos que vieram a conhecer a Deus como seus servos obedientes e discípulos de Jesus Cristo, terão a proteção divina. A eles se aplicarão as palavras de Jesus em Mateus 25:34: “Vinde, vós os que tendes a bênção de meu Pai, herdai o reino preparado para vós desde a fundação do mundo.” (Mat. 25:34) Não mais derramarão lágrimas amargas. Ficarão livres da dor mental, emocional e física devida à imperfeição. Como Revelação 21:4 nos assegura: “[Deus] enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.”

Na verdade, então, a volta de Cristo não é apenas um assunto de interesse doutrinal. Jesus Cristo se acha agora presente, separando todas as pessoas para o seu lado direito de favor ou para seu lado esquerdo de desfavor. Cabe a cada um perguntar-se: Em que posição estou? O que tenho de fazer para me colocar do lado direito de Cristo, com a vida interminável em vista?

As testemunhas de Jeová sentem-se felizes de ser de ajuda ao leitor neste sentido. Por que não se utiliza de seu arranjo de estudo bíblico domiciliar gratuito?


Retirado da Revista A Sentine, publicada pelas Testemunhas de Jeová.*** g74 22/1 pp. 3-6 A volta de Cristo — irá vê-la? ***

http://www.watchtower.org/t/

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estamos realmente vivendo nos “últimos dias”?

Estamos realmente vivendo nos “últimos dias”?

ACONTECIMENTOS em duas áreas ajudam a identificar o que a Bíblia chama de últimos dias. Ela prediz acontecimentos que ocorreriam durante o período da “terminação do sistema de coisas”. (Mateus 24:3) A Bíblia fala também de mudanças nas atitudes e nas ações das pessoas que viveriam nos “últimos dias”. — 2 Timóteo 3:1.

Os acontecimentos do mundo, junto com o comportamento e as características das pessoas, provam que estamos vivendo nos últimos dias e que o Reino de Deus em breve trará bênçãos eternas para os que amam o Criador. Vamos começar examinando três aspectos que, segundo Jesus, marcariam os últimos dias.

“Um princípio das dores de aflição”

“Nação se levantará contra nação e reino contra reino”, disse Jesus, “e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro”. Ele acrescentou: “Todas essas coisas são um princípio das dores de aflição.” (Mateus 24:7, 8) Examinemos “essas coisas” separadamente.

Um número enorme de pessoas foram mortas em guerras e conflitos étnicos nos últimos cem anos. “O número de vítimas fatais das guerras [no século 20] foi três vezes maior do que o de todas as guerras juntas desde o primeiro século AD até 1899”, diz um documento abalizado do Instituto Worldwatch, dos Estados Unidos. Em seu livro Humanity—A Moral History of the Twentieth Century (Humanidade — Uma História Moral do Século 20), Jonathan Glover escreve: “Calcula-se que no período de 1900 a 1989 as guerras mataram 86 milhões de pessoas. . . . A morte nas guerras do século 20 tem sido numa escala difícil de compreender. Qualquer tentativa de calcular uma média do número de mortes não é real, visto que uns dois terços (58 milhões) foram mortos nas duas guerras mundiais. Mas se essas mortes tivessem ocorrido em intervalos regulares durante esse período, cerca de 2.500 pessoas por dia teriam morrido nas guerras, quer dizer, mais de 100 pessoas por hora, o dia inteiro, por noventa anos.” Pode imaginar o pesar e a dor que isso deve ter causado aos milhões de parentes e amigos dos que perderam a vida?

Apesar da grande produção de alimentos no mundo, um dos aspectos que caracterizam os últimos dias é a escassez de alimentos. Segundo os pesquisadores, nos últimos 30 anos, o aumento na produção de alimentos ultrapassou o aumento da população. No entanto, em grandes regiões do mundo faltam alimentos porque muitos não têm terra suficiente para plantar ou dinheiro para comprar comida. Nos países em desenvolvimento, cerca de 1,2 bilhão de pessoas vive com um dólar por dia, ou menos. Dessas, mais ou menos 780 milhões sofrem de fome crônica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a desnutrição é uma das causas principais da morte de mais de cinco milhões de crianças por ano.

O que se pode dizer a respeito dos preditos terremotos? Segundo o Serviço de Pesquisas Geológicas dos EUA, desde 1990 a média de terremotos suficientemente grandes para destruir prédios tem sido de 17 por ano. E a média de terremotos fortes o bastante para causar a destruição quase total de prédios tem sido de um por ano. “Os terremotos ceifaram centenas de milhares de vidas nos últimos cem anos”, diz outra fonte. Um dos motivos disso é que desde 1914 grandes centros populacionais se desenvolveram em áreas sujeitas a terremotos.

Outros acontecimentos significativos

“Haverá . . . num lugar após outro, pestilências”, disse Jesus. (Lucas 21:11) A medicina nunca esteve tão desenvolvida como hoje em dia. Ainda assim, doenças antigas e novas continuam a assolar a humanidade. Um documento do Conselho Nacional de Inteligência dos EUA diz: “Vinte doenças bem conhecidas — incluindo a tuberculose (TB), a malária e a cólera — ressurgiram ou se disseminaram geograficamente desde 1973, muitas vezes em formas mais virulentas e mais resistentes a medicamentos. Pelo menos 30 agentes de doenças antes desconhecidos foram identificados desde 1973, como o HIV, o Ebola, a hepatite C e o vírus Nipah, para os quais não existe cura.” Segundo um relatório da Cruz Vermelha de 28 de junho de 2000, durante o ano anterior o número de mortes por doenças infecciosas foi cerca de 160 vezes maior do que o de vítimas de desastres naturais.

O “aumento do que é contra a lei” é outro aspecto notável dos últimos dias. (Mateus 24:12) Na maioria dos lugares no mundo as pessoas trancam a casa e não se sentem seguras nas ruas à noite. E que dizer da poluição do ar, da água e do solo, muitas vezes causada por práticas ilegais? Isso também cumpre o que a Bíblia predisse. O livro de Revelação (Apocalipse) fala do dia em que Deus ‘arruinará os que arruínam a Terra’. — Revelação 11:18.

Que tipo de pessoas vive nos últimos dias?

Abra sua Bíblia e leia 2 Timóteo 3:1-5. O apóstolo Paulo escreve: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar.” Daí ele alista 20 traços de personalidade que marcariam as pessoas ímpias. Você tem observado algumas dessas características nos que vivem na sua localidade? Veja alguns comentários recentes sobre as pessoas de hoje.

“Amantes de si mesmos”. (2 Timóteo 3:2) “Como nunca antes [os humanos] insistem em fazer o que bem entendem. Estão se tornando deuses, e esperam ser tratados como tais.” — Financial Times, jornal, Inglaterra.

“Amantes do dinheiro”. (2 Timóteo 3:2) “Em tempos recentes, o espírito egoísta do materialismo tem se tornado mais forte do que o espírito da modéstia. A menos que a sociedade o encare como rico, sua vida não vale a pena.” — Jakarta Post, jornal, Indonésia.

“Desobedientes aos pais”. (2 Timóteo 3:2) “Pais ficam intrigados de ver um filho de 4 anos dando-lhes ordens como se ele fosse [o rei francês] Luís XIV, ou de ver um filho de 8 anos gritando ‘odeio você!’” — American Educator, revista, Estados Unidos.

“Desleais”. (2 Timóteo 3:2) “O enorme aumento no número de homens que decidem largar esposa e filhos talvez seja a maior mudança nos valores morais ocorrida nos [últimos 40 anos].” — Wilson Quarterly, revista, Estados Unidos.

“Sem afeição natural”. (2 Timóteo 3:3) “A violência na família é o fator dominante no cotidiano de comunidades ao redor do mundo.” — Journal of the American Medical Association, revista, Estados Unidos.

“Sem autodomínio”. (2 Timóteo 3:3) “Todas as manhãs, muitas manchetes nos jornais refletem a mente [de pessoas] sem autocontrole, sem fibra moral e sem compaixão para com o próximo e nem mesmo para com si próprios. . . . Se continuar a ser conivente com a agressão, nossa sociedade logo entrará numa fase de aniquilamento moral.” — Bangkok Post, jornal, Tailândia.

“Ferozes”. (2 Timóteo 3:3) “A ira irracional e a fúria descontrolada são observadas no trânsito, nos abusos nas famílias, . . . e na evidentemente injustificável e desnecessária violência que não raro acompanha os crimes. A violência ocorre a esmo e de modo imprevisível, e as pessoas se sentem alienadas e vulneráveis.” — Business Day, jornal, África do Sul.

“Mais amantes de prazeres do que amantes de Deus”. (2 Timóteo 3:4) “A liberação sexual virou uma cruzada moral, escolhendo como inimiga a moralidade cristã.” — Boundless, revista da internet.

“Tendo uma forma de devoção piedosa, mostrando-se, porém, falsos para com o seu poder”. (2 Timóteo 3:5) “[Uma ex-prostituta da Holanda] reconheceu que a oposição à legalização [da prostituição] parte, em geral, de grupos religiosos. Ela pausou, abriu um sorriso e disse que, quando era prostituta, vários ministros [religiosos] eram seus clientes regulares. ‘As prostitutas sempre dizem que os melhores clientes são os do meio religioso’, disse ela rindo.” — National Catholic Reporter, jornal, Estados Unidos.

Como será o futuro?

O mundo hoje está cheio de problemas, exatamente como a Bíblia predisse. No entanto, a profecia a respeito do ‘sinal da presença de Cristo e da terminação do sistema de coisas’ contém um aspecto positivo. “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações”, disse Jesus. (Mateus 24:3, 14) As boas novas do Reino de Deus estão sendo pregadas em mais de 230 países e territórios. Mais de seis milhões de pessoas ‘de todas as nações, tribos, povos e línguas’ participam ativamente nessa pregação. (Revelação 7:9) O que resultou de sua zelosa atividade? O seguinte: a mensagem sobre o que é o Reino, o que ele fará e como receber as suas bênçãos está ao alcance de praticamente qualquer pessoa na Terra. Na verdade, ‘o conhecimento verdadeiro tornou-se abundante no tempo do fim’. — Daniel 12:4.

Você tem bons motivos para adquirir esse conhecimento. Veja o que acontecerá depois que as boas novas tiverem sido pregadas a contento, segundo o critério de Jeová. Jesus disse: “Então virá o fim.” (Mateus 24:14) Será o tempo para Deus eliminar toda a perversidade na Terra. Provérbios 2:22 diz: “Quanto aos iníquos, serão decepados da própria terra; e quanto aos traiçoeiros, serão arrancados dela.” O que acontecerá com Satanás e seus demônios? Serão lançados num abismo, ficando impedidos de desencaminhar as nações. (Revelação 20:1-3) Daí, ‘os retos e inculpes remanescerão’ na Terra. E o Reino lhes proporcionará bênçãos maravilhosas. — Provérbios 2:21; Revelação 21:3-5.

O que você pode fazer?

Não há dúvida sobre isso. O fim do sistema mundial de Satanás está próximo. Aqueles que desprezam as evidências de que estamos nos últimos dias serão pegos de surpresa quando vier o fim. (Mateus 24:37-39; 1 Tessalonicenses 5:2) Sendo assim, Jesus disse aos seus ouvintes: “Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós instantaneamente como um laço. Pois virá sobre todos os que moram na face de toda a terra. Portanto, mantende-vos despertos, fazendo todo o tempo súplica para que sejais bem sucedidos em escapar de todas estas coisas que estão destinadas a ocorrer, e em ficar em pé diante do Filho do homem.” — Lucas 21:34-36.

Somente aqueles que tiverem a aprovação do Filho do homem, Jesus, terão a perspectiva de sobreviver ao fim do atual sistema mundial. Como é importante que usemos o tempo que resta para buscar a aprovação de Jeová Deus e de Jesus Cristo! Em oração a Deus, Jesus disse: “Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo.” (João 17:3) Portanto, é sabedoria de sua parte aprender mais sobre Jeová e seus requisitos. As Testemunhas de Jeová na sua localidade terão prazer em ajudá-lo a entender os ensinos da Bíblia. Aceite nosso caloroso convite para entrar em contato com elas ou escrever aos editores desta revista.

ASPECTOS DOS ÚLTIMOS DIAS
ACONTECIMENTOS PRINCIPAIS:

▪ Guerras. — Mateus 24:6, 7.
▪ Escassez de alimentos. — Mateus 24:7.
▪ Terremotos. — Mateus 24:7.
▪ Epidemias. — Lucas 21:11.
▪ Aumento do que é contra a lei. — Mateus 24:12.
▪ Degradação da Terra. — Revelação 11:18.
PESSOAS:
▪ Amantes de si mesmas. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Amantes do dinheiro. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Soberbas. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Desobedientes aos pais. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Ingratas. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Desleais. — 2 Timóteo 3:2.
▪ Sem afeição natural. — 2 Timóteo 3:3.
▪ Sem autodomínio. — 2 Timóteo 3:3.
▪ Ferozes. — 2 Timóteo 3:3.
▪ Amantes de prazeres. — 2 Timóteo 3:4.
▪ Religiosas hipócritas. — 2 Timóteo 3:5.
ADORADORES VERDADEIROS:
▪ Possuem conhecimento abundante. — Daniel 12:4.
▪ Pregam as boas novas em todo o mundo. — Mateus 24:14.


Retirada da Revista A Sentinela, Publicada Pelas Testemunhas de Jeová.

http://www.watchtower.org/t/

domingo, 5 de setembro de 2010

Estamos vivendo nos “últimos dias"?

Estamos vivendo nos “últimos dias”?

Que acontecimentos atuais foram preditos na Bíblia?

O que a Palavra de Deus diz sobre como seriam as pessoas nos “últimos dias”?

Que coisas boas a Bíblia prediz a respeito dos “últimos dias”?

TEM você acompanhado as notícias na televisão e se perguntado: ‘O que está acontecendo com este mundo?’ Coisas trágicas acontecem de modo tão repentino e inesperado que nenhum ser humano pode prever como será o dia de amanhã. (Tiago 4:14) No entanto, Jeová conhece o futuro. (Isaías 46:10) Há muito tempo, a sua Palavra, a Bíblia, predisse não apenas as coisas ruins que acontecem hoje mas também as coisas maravilhosas que ocorrerão no futuro próximo.

2 Jesus Cristo falou a respeito do Reino de Deus, que acabará com a maldade e fará da Terra um paraíso. (Lucas 4:43) Seus ouvintes queriam saber quando viria esse Reino. De fato, os discípulos de Jesus perguntaram-lhe: “Qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” (Mateus 24:3) Em resposta, Jesus disse-lhes que apenas Jeová sabia exatamente quando viria o fim deste sistema mundial. (Mateus 24:36) No entanto, Jesus predisse coisas que ocorreriam na Terra pouco antes de o Reino trazer verdadeira paz e segurança à humanidade. O que ele predisse tem acontecido!

3 Antes de examinarmos as evidências de que estamos vivendo na “terminação do sistema de coisas”, consideremos brevemente uma guerra que nenhum ser humano poderia observar. Ela ocorreu no domínio espiritual invisível, e seu desfecho nos afeta.

UMA GUERRA NO CÉU

4 O capítulo anterior deste livro explicou que Jesus Cristo se tornou Rei, no céu, no ano de 1914. (Daniel 7:13, 14) Assim que recebeu o poder do Reino, Jesus agiu. “Irrompeu uma guerra no céu”, diz a Bíblia. “Miguel [outro nome de Jesus] e os seus anjos batalhavam com o dragão [Satanás, o Diabo], e o dragão e os seus anjos batalhavam.” Satanás e seus anjos maus, os demônios, perderam a guerra e foram expulsos do céu para a Terra. Os fiéis filhos espirituais de Deus se alegraram com a expulsão de Satanás e seus demônios. Os humanos, porém, não teriam essa alegria. Em vez disso, a Bíblia predisse: “Ai da terra . . . porque desceu a vós o Diabo, tendo grande ira, sabendo que ele tem um curto período.” — Revelação (Apocalipse) 12:7, 9, 12.

5 Note o que resultaria da guerra no céu. Na sua ira, Satanás provocaria aflições, ou dificuldades, aos habitantes da Terra. Como veremos, estamos vivendo agora nesse período de aflições. Mas será relativamente breve — apenas um “curto período”. Até mesmo Satanás sabe disso. A Bíblia se refere a esse período como “últimos dias”. (2 Timóteo 3:1) Como é bom saber que Deus em breve vai livrar a Terra da influência do Diabo! Vejamos algumas das coisas preditas na Bíblia que acontecem nos nossos tempos. Elas provam que estamos vivendo nos últimos dias e que o Reino de Deus em breve trará bênçãos eternas para os que amam a Jeová. Primeiro, examinemos quatro aspectos do sinal que, segundo Jesus, marcaria a época em que vivemos.

PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS DIAS


6 “Nação se levantará contra nação e reino contra reino.” (Mateus 24:7) Milhões de pessoas foram mortas em guerras nos últimos cem anos. Um historiador britânico escreveu: “O século 20 foi o mais ‘assassino’ na história registrada. . . . Foi um século de guerras quase ininterruptas, com apenas poucos e curtos períodos sem que houvesse em algum lugar um conflito armado, organizado.” Um relatório do Instituto Worldwatch diz: “O número de vítimas fatais das guerras [no século 20] foi três vezes maior do que o de todas as guerras juntas desde o primeiro século AD até 1899.” Mais de cem milhões de pessoas morreram em resultado de guerras desde 1914. Mesmo que saibamos por experiência própria como é triste perder um ente querido na guerra, não podemos nem imaginar a enormidade do sofrimento e da dor multiplicados milhões de vezes.

7 ‘Haverá escassez de alimentos.’ (Mateus 24:7) Segundo os pesquisadores, a produção de alimentos aumentou muito nos últimos 30 anos. No entanto, a falta de alimentos continua por- que muitos não têm dinheiro para comprá-los ou terras para cultivá-los. Nos países em desenvolvimento, bem mais de um bilhão de pessoas tem de viver com uma renda de um dólar, ou menos, por dia. A maioria delas sofre de fome crônica. A Organização Mundial da Saúde avalia que a desnutrição é um dos fatores principais na morte de mais de cinco milhões de crianças por ano.

8 “Haverá grandes terremotos.” (Lucas 21:11) De acordo com o Serviço de Pesquisa Geológica dos EUA, desde 1990 uma média de 17 terremotos por ano têm sido fortes o bastante para danificar prédios e rachar o solo. E, em média, todos os anos ocorrem terremotos suficientemente fortes para causar destruição total de prédios. Outra fonte diz: “Os terremotos ceifaram centenas de milhares de vidas nos últimos cem anos, e as melhorias tecnológicas reduziram apenas um pouco o número de mortes.”

9 ‘Haverá pestilências.’ (Lucas 21:11) Apesar dos avanços da medicina, antigas e novas doenças afligem a humanidade. Certo relatório diz que 20 doenças bem conhecidas — como a tuberculose, a malária e a cólera — tornaram-se mais comuns em décadas recentes, e certos tipos de doença são cada vez mais difíceis de curar com os remédios disponíveis. De fato, surgiram pelo menos 30 doenças novas. Algumas não têm cura conhecida e são fatais.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS NOS ÚLTIMOS DIAS



10 Além de prever certos acontecimentos mundiais, a Bíblia predisse também que os últimos dias seriam marcados por uma mudança na sociedade humana. O apóstolo Paulo descreveu como seriam as pessoas em geral. Em 2 Timóteo 3:1-5, lemos: “Nos últimos dias haverá tempos críticos, difíceis de manejar.” Em parte, Paulo disse que as pessoas seriam
▪ amantes de si mesmas
▪ amantes do dinheiro
▪ desobedientes aos pais
▪ desleais
▪ sem afeição natural
▪ sem autodomínio
▪ ferozes
▪ mais amantes de prazeres do que amantes de Deus
▪ praticantes de uma forma de devoção piedosa que realmente não exerce poder nas suas vidas

11 Será que as pessoas em geral são assim onde você mora? Sem dúvida. Em toda a parte há pessoas com características ruins. Isso indica que Deus agirá em breve, pois a Bíblia diz: “Quando os iníquos florescem como a vegetação e estão florindo todos os que praticam o que é prejudicial, é para que sejam aniquilados para todo o sempre.” — Salmo 92:7.

ACONTECIMENTOS POSITIVOS



12 Os últimos dias sem dúvida estão cheios de aflições, exatamente como a Bíblia predisse. Neste mundo turbulento, porém, há acontecimentos positivos entre os adoradores de Jeová.

13 “O verdadeiro conhecimento se tornará abundante”, predisse o livro bíblico de Daniel. Quando isso aconteceria? Durante “o tempo do fim”. (Daniel 12:4) Especialmente desde 1914, Jeová tem ajudado os que de fato desejam servi-lo a entender cada vez melhor a Bíblia. Eles têm aumentado seu apreço pelas verdades preciosas a respeito do nome e dos propósitos de Deus, do sacrifício de resgate de Jesus Cristo, da condição dos mortos e da ressurreição. Além disso, os adoradores de Jeová têm aprendido a viver de um modo que os beneficia e resulta em honra para Deus. Eles também passaram a entender mais claramente o papel do Reino de Deus e como este vai endireitar as coisas na Terra. Como eles usam esse conhecimento? Essa pergunta nos leva ainda a outra profecia que se cumpre nestes últimos dias.

14 “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada”, disse Jesus Cristo na sua profecia a respeito da “terminação do sistema de coisas”. (Mateus 24:3, 14) As boas novas do Reino — o que é esse Reino, o que ele fará e como podemos receber suas bênçãos — estão sendo pregadas em toda a Terra, em mais de 230 países e territórios, e em mais de 400 línguas. Milhões de Testemunhas de Jeová pregam zelosamente essas boas novas. Elas procedem de ‘todas as nações, tribos, povos e línguas’. (Revelação 7:9) Dirigem gratuitamente estudos bíblicos em domicílio com milhões de pessoas que desejam saber o que a Bíblia realmente ensina. Que impressionante cumprimento de profecia, em especial levando-se em conta que Jesus predisse que os cristãos verdadeiros ‘seriam odiados por todos’! — Lucas 21:17.

O QUE VOCÊ FARÁ?

15 Visto que tantas profecias bíblicas estão se cumprindo hoje, você não concorda que estamos vivendo nos últimos dias? Depois que as boas novas tiverem sido pregadas o suficiente, segundo a decisão de Jeová, o “fim” virá com certeza. (Mateus 24:14) O “fim” se refere ao dia em que Deus acabará com a maldade na Terra. Para destruir todos os que voluntariamente se opõem a ele, Jeová usará Jesus e anjos poderosos. (2 Tessalonicenses 1:6-9) Satanás e seus demônios não mais desencaminharão as nações. Depois disso, o Reino de Deus derramará bênçãos sobre todos os que se submetem ao seu governo justo. — Revelação 20:1-3; 21:3-5

16 Visto que o fim do sistema de Satanás se aproxima, cada um deveria se perguntar: ‘O que devo fazer?’ É sábio continuar a aprender sobre Jeová e seus requisitos para nós. (João 17:3) Seja um esforçado estudante da Bíblia. Crie o hábito de associar-se com outros que procuram fazer a vontade de Jeová. (Hebreus 10:24, 25) Assimile o farto conhecimento que Jeová torna disponível a seu povo no mundo inteiro, e faça as necessárias mudanças na vida a fim de ter o favor de Deus. — Tiago 4:8.

17 Jesus predisse que a maioria das pessoas desprezaria a evidência de que estamos vivendo nos últimos dias. A destruição dos maus virá de modo súbito e inesperado. Como um ladrão de noite, pegará a maioria das pessoas de surpresa. (1 Tessalonicenses 5:2) Jesus alertou: “Assim como eram os dias de Noé, assim será a presença do Filho do homem. Porque assim como eles eram naqueles dias antes do dilúvio, comendo e bebendo, os homens casando-se e as mulheres sendo dadas em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não fizeram caso, até que veio o dilúvio e os varreu a todos, assim será a presença do Filho do homem.” — Mateus 24:37-39.

18 Portanto, Jesus disse a seus ouvintes: “Prestai atenção a vós mesmos, para que os vossos corações nunca fiquem sobrecarregados com o excesso no comer, e com a imoderação no beber, e com as ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vós instantaneamente como um laço. Pois virá sobre todos os que moram na face de toda a terra. Portanto, mantende-vos despertos, fazendo todo o tempo súplica para que sejais bem sucedidos em escapar de todas estas coisas que estão destinadas a ocorrer, e em ficar em pé [aprovados] diante do Filho do homem.” (Lucas 21:34-36) É sábio levar a sério as palavras de Jesus. Por quê? Porque aqueles que são aprovados por Jeová Deus e pelo “Filho do homem”, Jesus Cristo, têm a perspectiva de sobreviver ao fim do sistema de Satanás e viver para sempre no maravilhoso novo mundo tão próximo! — João 3:16; 2 Pedro 3:13.

[Nota(s) de rodapé]

Para informações que indicam que Miguel é outro nome de Jesus Cristo, veja o Apêndice, páginas 218-19.
O QUE A BÍBLIA ENSINA

▪ Os últimos dias são marcados por guerras, falta de alimentos, terremotos e epidemias. — Mateus 24:7; Lucas 21:11.

▪ Nos últimos dias, muitos amam a si mesmos, o dinheiro e os prazeres, mas não amam a Deus. — 2 Timóteo 3:1-5.

▪ Nestes últimos dias, as boas novas do Reino estão sendo pregadas no mundo inteiro. — Mateus 24:14.

[Perguntas de Estudo]
1. Onde podemos aprender sobre o futuro?
2, 3. Que pergunta os discípulos fizeram a Jesus, e que resposta ele deu?
4, 5. (a) O que ocorreu no céu logo após Jesus ter sido entronizado como Rei? (b) De acordo com Revelação 12:12, o que resultaria da guerra no céu?
6, 7. De que modo se cumprem hoje as palavras de Jesus a respeito de guerras e da falta de alimentos?
8, 9. O que indica que as profecias de Jesus a respeito de terremotos e pestilências têm se cumprido?
10. Que características preditas em 2 Timóteo 3:1-5 você observa nas pessoas hoje?
11. Como o Salmo 92:7 descreve o que acontecerá com os iníquos?
12, 13. De que modo o “verdadeiro conhecimento” se tornou abundante neste “tempo do fim”?
14. Até que ponto estão sendo pregadas hoje as boas novas do Reino, e quem as está pregando?
15. (a) Você acredita que estamos vivendo nos últimos dias? Por quê? (b) O que o “fim” significará para os opositores de Jeová e para os que se submetem ao governo do Reino de Deus?
16. O que seria sábio fazer?
17. Por que a destruição dos maus pegará a maioria das pessoas de surpresa?
18. Que alerta de Jesus devemos levar a sério?

Retirado do livro Bíblia ensina, publicado pelas Testemunhas de Jeová.

http://www.watchtower.org/t/bh/article_09.htm