terça-feira, 31 de agosto de 2010

Qual é o propósito de Deus para a Terra?

Qual é o propósito de Deus para a Terra?



Qual é o propósito de Deus para a humanidade?


Como Deus foi desafiado?


Como será a vida na Terra no futuro?


O PROPÓSITO de Deus para a Terra é realmente maravilhoso. Jeová deseja que ela seja habitada por pessoas felizes e sadias. A Bíblia diz que “Deus plantou um jardim no Éden” e fez “brotar . . . toda árvore de aspecto desejável e boa para alimento”. Depois que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, ele os colocou nesse lar maravilhoso e disse-lhes: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a.” (Gênesis 1:28; 2:8, 9, 15) Portanto, o propósito de Deus era que os humanos tivessem filhos, estendessem os limites daquele lar paradisíaco a toda a Terra e cuidassem dos animais.


2 Será que o propósito de Jeová Deus, de que as pessoas vivam num paraíso terrestre, vai se cumprir? ‘Eu o falei’, diz Deus, ‘eu também o farei’. (Isaías 46:9-11; 55:11) Deus com certeza cumprirá seu propósito! Ele diz que ‘não criou a Terra simplesmente para nada’, mas que ‘a formou para ser habitada’. (Isaías 45:18) Que tipo de pessoas Deus queria que vivessem na Terra? E por quanto tempo ele queria que vivessem aqui? A Bíblia responde: “Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre.” — Salmo 37:29; Revelação (Apocalipse) 21:3, 4.


3 Obviamente, isso ainda não aconteceu. As pessoas adoecem e morrem; até mesmo se agridem e matam umas às outras. Algo saiu errado. Mas, com certeza, Deus não queria que as condições na Terra fossem do jeito que são hoje! O que aconteceu? Por que o propósito de Deus não se cumpriu? Nenhum livro de história escrito por um humano pode nos dar a resposta, porque os problemas começaram no céu.


SURGE UM INIMIGO


4 O primeiro livro da Bíblia nos fala a respeito de um rival de Deus que se manifestou no jardim do Éden. Ele é chamado de “serpente”, mas não era um simples animal. O último livro da Bíblia identifica-o como “Diabo e Satanás, que está desencaminhando toda a terra habitada”. Ele é também chamado de “serpente original”. (Gênesis 3:1; Revelação 12:9) Esse anjo poderoso, ou criatura espiritual invisível, usou uma serpente para falar com Eva, assim como uma pessoa bem treinada pode fazer com que sua voz pareça ser a de um boneco ao seu lado. Essa criatura espiritual sem dúvida estava presente quando Deus preparou a Terra para os humanos. — Jó 38:4, 7.


5 Mas, visto que todas as criações de Jeová são perfeitas, quem fez esse “Diabo”, ou “Satanás”? Dito de maneira simples, um dos poderosos filhos espirituais de Deus fez de si mesmo o Diabo. Como isso foi possível? Bem, até mesmo alguém decente e honesto pode tornar-se ladrão. Como é que isso pode acontecer? Essa pessoa talvez permita que um desejo errado se desenvolva no coração. Se insistir em pensar nisso, esse desejo pode tornar-se muito forte. Daí, se surgir uma oportunidade, ela talvez acabe agindo segundo o seu desejo. — Tiago 1:13-15.


6 Foi isso o que aconteceu com Satanás, o Diabo. Pelo visto, ele ouviu Deus dizer a Adão e Eva que tivessem filhos e povoassem a Terra com seus descendentes. (Gênesis 1:27, 28) Satanás evidentemente pensou: ‘Ora, todos esses humanos poderiam adorar a mim, em vez de a Deus!’ Assim, um desejo errado instalou-se no seu coração. Por fim, ele agiu enganando Eva por contar-lhe mentiras a respeito de Deus. (Gênesis 3:1-5) Desse modo, ele tornou-se o “Diabo”, que significa “Caluniador”. Ao mesmo tempo, tornou-se “Satanás”, que significa “Opositor”.


7 Usando mentiras e trapaças, Satanás, o Diabo, fez com que Adão e Eva desobedecessem a Deus. (Gênesis 2:17; 3:6) Em resultado disso, por fim eles morreram, como Deus havia dito que aconteceria, caso desobedecessem. (Gênesis 3:17-19) Visto que Adão se tornou imperfeito quando pecou, todos os seus descendentes herdaram dele o pecado. (Romanos 5:12) Pode-se ilustrar essa situação com uma fôrma para fazer pão. Se a fôrma tiver um defeito, o que acontecerá com todos os pães feitos nela? Todos eles sairão com defeito, ou imperfeição. Da mesma maneira, todo ser humano herda um “defeito” causado pela imperfeição de Adão. É por isso que todos os humanos envelhecem e morrem. — Romanos 3:23.


8 Quando Satanás induziu Adão e Eva a pecar contra Deus, ele estava na verdade liderando uma rebelião. Ele desafiava a maneira de Jeová governar. Na realidade, Satanás dizia: ‘Deus é um mau governante. Ele mente e priva seus súditos de coisas boas. Os humanos não precisam que Deus os governe. Eles podem decidir por si mesmos o que é bom e o que é mau. E serão mais bem-sucedidos se forem governados por mim.’ Como Deus enfrentaria um desafio tão insultante? Alguns acham que Deus deveria simplesmente destruir os rebeldes. Mas será que isso responderia ao desafio de Satanás? Será que provaria que o modo de Deus governar é correto?


9 O senso de justiça perfeito de Jeová não o permitiria executar imediatamente os rebeldes. Ele decidiu que seria necessário um tempo para responder ao desafio de Satanás de modo satisfatório e provar que o Diabo é mentiroso. Assim, Deus resolveu permitir que os humanos governassem a si mesmos por um bom tempo sob a influência de Satanás. O motivo de Jeová ter feito isso e a razão de ter concedido tanto tempo para resolver essas questões serão considerados no Capítulo 11 deste livro. Por ora, no entanto, é bom pensar: Será que Adão e Eva estavam certos ao acreditarem em Satanás, que nunca lhes fizera algum bem? Será que tinham motivos para crer que Jeová, que lhes havia dado tudo o que possuíam, era um mentiroso cruel? O que você teria feito?


10 É bom pensar nessas perguntas, pois cada um de nós enfrenta questões similares hoje em dia. De fato, você tem a oportunidade de apoiar o lado de Jeová na resposta ao desafio de Satanás. Você pode aceitar a Jeová como Governante e ajudar a mostrar que Satanás é mentiroso. (Salmo 73:28; Provérbios 27:11) Infelizmente, poucos dentre os bilhões de pessoas no mundo fazem essa escolha. Isso levanta uma pergunta importante: Será que a Bíblia realmente ensina que Satanás governa este mundo?


QUEM GOVERNA ESTE MUNDO?


11 Jesus jamais duvidou que Satanás fosse o governante deste mundo. De alguma forma milagrosa, Satanás certa vez mostrou a Jesus “todos os reinos do mundo e a glória deles”. Daí, ele prometeu a Jesus: “Todas estas coisas te darei, se te prostrares e me fizeres um ato de adoração.” (Mateus 4:8, 9; Lucas 4:5, 6) Pense nisso. Se o Diabo não fosse o governante desses reinos poderia ele ter tentado Jesus com essa oferta? Jesus não negou que todos esses governos do mundo pertencessem a Satanás. Certamente, Jesus teria feito isso se Satanás não fosse a verdadeira fonte de poder desses governos.


12 Naturalmente, Jeová é o Deus Todo-Poderoso, o Criador do maravilhoso Universo. (Revelação 4:11) No entanto, em nenhum lugar a Bíblia diz que Jeová Deus, ou Jesus Cristo, seja o governante deste mundo. De fato, Jesus se referiu especificamente a Satanás como “governante deste mundo”. (João 12:31; 14:30; 16:11) A Bíblia até mesmo fala de Satanás, o Diabo, como “deus deste sistema”. (2 Coríntios 4:3, 4) A respeito desse opositor, ou Satanás, o apóstolo João escreveu: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo.” — 1 João 5:19.


COMO O MUNDO DE SATANÁS SERÁ DESTRUÍDO


13 A cada ano que passa, o mundo fica mais perigoso. Ele está cheio de exércitos agressivos, políticos desonestos, líderes religiosos hipócritas e criminosos endurecidos. Este mundo como um todo é irreformável. A Bíblia revela que se aproxima o dia em que este mundo mau será destruído no Armagedom, a guerra de Deus. Isso abrirá o caminho para um novo mundo justo. — Revelação 16:14-16.


14 Jeová Deus escolheu Jesus Cristo como Governante de Seu Reino, ou governo, celestial. Muito tempo atrás, a Bíblia predisse: “Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será . . . Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim.” (Isaías 9:6, 7, Almeida, revista e atualizada) A respeito desse governo, Jesus ensinou seus seguidores a orar: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) Como veremos mais adiante neste livro, o Reino de Deus em breve eliminará todos os governos deste mundo e ocupará o lugar deles. (Daniel 2:44) Em seguida, o Reino de Deus fará da Terra um paraíso.


APROXIMA-SE UM NOVO MUNDO!


15 A Bíblia garante: ‘Há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a promessa de Deus, e nestes há de morar a justiça.’ (2 Pedro 3:13; Isaías 65:17) Às vezes, quando a Bíblia fala de “terra”, ela se refere às pessoas que vivem na Terra. (Gênesis 11:1) Assim, a “nova terra” de justiça será uma sociedade de pessoas que receberá a aprovação de Deus.


16 Jesus prometeu que, no futuro novo mundo, os aprovados por Deus receberão a dádiva da “vida eterna”. (Marcos 10:30) Abra a sua Bíblia em João 3:16 e 17:3, e leia o que Jesus disse que temos de fazer para ganhar a vida eterna. Agora, considere abaixo as bênçãos que a Bíblia promete aos que se habilitarem para receber essa maravilhosa dádiva de Deus no futuro Paraíso terrestre.


17 A maldade, a guerra, o crime e a violência não existirão mais. “O iníquo não mais existirá . . . Mas os próprios mansos possuirão a terra.” (Salmo 37:10, 11) Haverá paz porque ‘Deus fará cessar as guerras até a extremidade da terra’. (Salmo 46:9; Isaías 2:4) Daí “florescerá o justo e a abundância de paz até que não haja mais lua” — o que significa para sempre! — Salmo 72:7.
18 Os adoradores de Jeová viverão em segurança. Enquanto os israelitas nos tempos bíblicos obedeciam a Deus, eles viviam em segurança. (Levítico 25:18, 19) Como será maravilhoso ter uma segurança assim no Paraíso! — Isaías 32:18; Miquéias 4:4.


19 Não mais faltarão alimentos. “Virá a haver bastante cereal na terra”, disse o salmista num cântico. “No cume dos montes haverá superabundância.” (Salmo 72:16) Jeová abençoará os justos e “a própria terra dará certamente a sua produção”. — Salmo 67:6.


20 A Terra inteira se tornará um paraíso. Belas casas e lindos jardins ocuparão espaços antes arruinados por humanos pecadores. (Isaías 65:21-24; Revelação 11:18) Com o tempo, partes recuperadas da Terra se expandirão até que o globo inteiro se torne tão belo e produtivo como era o jardim do Éden. E Deus jamais deixará de ‘abrir a mão e satisfazer o desejo de toda coisa vivente’. — Salmo 145:16.


21 Haverá paz entre os humanos e os animais. Animais selvagens e domésticos comerão juntos. Nem mesmo uma criancinha precisará ter medo de animais que hoje são perigosos. — Isaías 11:6-9; 65:25.


22 As doenças desaparecerão. Como Governante do Reino celestial de Deus, Jesus realizará curas em escala bem maior do que quando esteve na Terra. (Mateus 9:35; Marcos 1:40-42; João 5:5-9) Naquele tempo, “nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’ ” — Isaías 33:24; 35:5, 6.
23 Entes queridos falecidos voltarão a viver com a perspectiva de jamais morrer. Todos os que estão dormindo na morte e estão na memória de Deus voltarão à vida. De fato, “há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos”. — Atos 24:15; João 5:28, 29.


24 Como será maravilhoso o futuro para os que decidem aprender sobre o Grandioso Criador, Jeová, e servi-lo! Jesus se referia ao futuro Paraíso na Terra quando prometeu ao malfeitor que morreu ao seu lado: “Estarás comigo no Paraíso.” (Lucas 23:43) É importante que aprendamos mais sobre Jesus Cristo, por meio de quem essas bênçãos se tornarão possíveis.


O QUE A BÍBLIA ENSINA


▪ O propósito de Deus de fazer da Terra um paraíso se cumprirá. — Isaías 45:18; 55:11.
▪ Este mundo por enquanto é governado por Satanás. — João 12:31; 1 João 5:19.
▪ No futuro novo mundo, Deus concederá muitas bênçãos à humanidade. — Salmo 37:10, 11, 29.

[Perguntas de Estudo]
1. Qual é o propósito de Deus para a Terra?
2. (a) Que certeza temos de que o propósito de Deus para a Terra se cumprirá? (b) O que a Bíblia diz a respeito de os humanos viverem para sempre?
3. Que condições tristes existem hoje na Terra, e isso levanta que perguntas?
4, 5. (a) Quem na realidade falou com Eva por meio duma serpente? (b) Como é possível que alguém decente e honesto se torne ladrão?
6. Como foi que um poderoso filho espiritual de Deus se tornou Satanás, o Diabo?
7. (a) Por que Adão e Eva morreram? (b) Por que todos os descendentes de Adão envelhecem e morrem?
8, 9. (a) Que desafio Satanás evidentemente lançou? (b) Por que Deus não destruiu de imediato os rebeldes?
10. Como você pode apoiar o lado de Jeová na resposta ao desafio de Satanás?
11, 12. (a) De que modo uma tentação pela qual Jesus passou revela que Satanás é o governante deste mundo? (b) Que outras provas existem de que Satanás é o governante deste mundo?
13. Por que há necessidade de um novo mundo?
14. A quem Deus escolheu como Governante de seu Reino, e como isso foi predito?
15. O que será a “nova terra”?
16. Que dádiva inestimável Deus dará aos que ele aprovar, e o que temos de fazer para recebê-la?
17, 18. Como podemos ter certeza de que haverá paz e segurança em toda a Terra?
19. Como sabemos que haverá fartura de alimentos no novo mundo de Deus?
20. Por que podemos ter certeza de que a Terra inteira se tornará um paraíso?
21. Como sabemos que haverá paz entre os humanos e os animais?
22. O que acontecerá com as doenças?
23. Por que a ressurreição alegrará nosso coração?
24. O que você acha da idéia de viver num Paraíso na Terra?

Retirado do Livro "O que a Bíblia realmente ensina" *** bh cap. 3 pp. 27-36 Qual é o propósito de Deus para a Terra? *** Publicado Pelas Testemunhas de Jeová.


http://www.watchtower.org

sábado, 28 de agosto de 2010


Foram Elias e Enoque para o céu?

A FIM de respondermos a esta pergunta, certos fatos precisam ser considerados primeiro. Entre estes acham-se os seguintes: Mediante sua manifestação na terra, há dezenove séculos atrás, o Filho de Deus “lançou luz sobre a vida e a incorrução por intermédio das boas novas”. (2 Tim. 1:10) Por meio dele, Deus concedeu a muitos “um novo nascimento para uma esperança viva . . . para uma herança incorrutível, e imaculada, e imarcescível . . . reservada nos céus”. (1 Ped. 1:3, 4) O próprio Jesus Cristo foi a primeira pessoa ressuscitada para a plenitude da vida, a primeira a ser ressuscitada para o céu. — Rev. 1:5.

Jesus, portanto, era o “precursor” daqueles que obterão a vida no céu. O inspirado escritor cristão disse sobre a esperança celeste: “Temos esta esperança como âncora para a alma, tanto segura como firme, e ela penetra até o interior da cortina [no Santíssimo do templo, representando a morada celeste do próprio Deus], onde um precursor entrou a nosso favor Jesus, que se tornou sumo sacerdote para sempre à maneira de Melquisedeque.” (Heb. 6:19, 20) O mesmo escritor mostra que a cortina que dava para o compartimento Santíssimo do tabernáculo do deserto representa a carne de Jesus. (Heb. 10:20; compare com Êxo. 26:1, 31, 33.) Enquanto Jesus estava na carne, não podia ir para o céu, pois “carne e sangue não podem herdar o reino de Deus”. (1 Cor. 15:50) Por abandonar sua carne, que deu “a favor da vida do mundo” e por ser ressuscitado “em espírito”, foi aberto o caminho para aqueles que fossem convidados para o para o Reino dos céus. — João 6:51; 1 Ped. 3:18.

Ademais, diz-se que a ressurreição de Cristo é uma “garantia a todos os homens” de que Deus ressuscitará outros (Atos 17:31; 24:15) Isto não seria verdade se Deus já estivesse ressuscitando homens justos para o céu durante todos os séculos anteriores.

Como então, devemos entender o relato bíblico sobre o profeta Elias, que reza: “Seguindo eles [Elias e Eliseu] andando, falando ao andarem, ora, eis um carro de guerra, de fogo, e cavalos de fogo, e eles passaram a fazer uma separação entre os dois; e Elias foi subindo aos céus no vendaval.” (2 Reis 2:11) Foi Elias realmente para os céus de Deus? Ou morreu?

Temos as palavras do maior profeta de Deus, Jesus Cristo, que residia nos céus junto com seu Pai por indizíveis séculos antes de vir à terra. Disse ele: “Nenhum homem ascendeu ao céu, senão aquele que desceu do céu, o Filho do homem.” (João 3:13) Falando de João Batista, Jesus disse: “Entre os nascidos de mulheres não se levantou ninguém maior do que João Batista; mas aquele que é menor no reino dos céus é maior do que ele.” (Mat. 11:11) Assim, Elias, não sendo maior do que João, não poderia estar no céu.

Quais, então, eram os “céus” a que Elias foi levado pelo vendaval? Eram os céus físicos, a atmosfera, a “expansão”, também chamada “Céu”, em Gênesis 1:6-8. Um vendaval só podia existir nesta expansão atmosférica, e não no domínio espiritual da presença celeste de Jeová. Elias foi levado pelo vendaval desaparecendo da vista de Eliseu.

A Bíblia não afirma que Elias morreu nessa ocasião. A bem dizer, Elias ainda estava vivo e ativo como profeta pelo menos cinco anos depois disso, pelo que parece no território de Judá. A Bíblia nos diz: “Por fim chegou a [Jeorão, rei de Judá] um escrito da parte de Elias o profeta.” Esta carta predizia a doença e morte de Jeorão, devido a seu proceder errado e idólatra. (2 Crô. 21:12-15) Evidência adicional de que Elias não morreu na ocasião em que foi levado para os “céus” é que seu servo e sucessor, Eliseu, não guardou o período costumeiro de pranto pelo seu amo. — Compare com 2 Samuel 19:1; 1 Crônicas 7:22; 2 Crônicas 35:24.

Que dizer de Enoque, o sétimo em linha desde Adão? Sobre ele, a Bíblia diz: “Enoque andou com o verdadeiro Deus. Depois não era mais, porque Deus o tomou.” (Gên. 5:24) Enoque, como profeta de Jeová, predisse a vinda de Deus com suas miríades de anjos para executar julgamento contra os ímpios. (Judas 14, 15) É provável que o perseguissem por causa de sua profecia. No entanto, Deus não permitiu que seus opositores matassem Enoque. Ao invés, Deus “o tomou”, evidentemente significando que Ele abreviou a vida de Enoque numa idade bem abaixo da maioria de seus contemporâneos. Parece que, como se deu no caso do corpo de Moisés, Jeová dispôs do corpo de Enoque, pois “não foi achado em parte alguma”. — Heb. 11:5; Deu. 34:5, 6; Judas 9.

Assim, em vista da declaração expressa de Jesus em João 3:13, Enoque não foi levado para o céu da morada de Deus. Ele morreu, como torna claro o apóstolo Paulo ao dizer, depois de citar Enoque e outras testemunhas fiéis e antigas de Deus: “Todos estes morreram em fé, embora não recebessem o cumprimento das promessas, mas viram-nas de longe e acolheram-nas, e declararam publicamente que eram estranhos e residentes temporários no país.” (Heb. 11:13) Tais homens sabiam que sua recompensa estava no futuro distante. Os profetas da antiguidade sabiam que suas profecias messiânicas não se aplicavam a eles próprios, mas tinham cumprimento mais tarde. Por isso, o apóstolo Pedro afirma aos que são seguidores das pisadas de Jesus Cristo, o Precursor celeste: “Acerca desta mesma salvação [prometida aos co-herdeiros de Cristo e sendo uma esperança celeste] fizeram diligente indagação e cuidadosa pesquisa profetas [inclusive Enoque e Elias] que profetizaram a respeito da benignidade imerecida que vos era destinada. Eles investigaram que época específica ou que sorte de época o espírito neles indicava a respeito de Cristo, quando de antemão dava testemunho dos sofrimentos por Cristo e das glórias que os seguiriam. Foi-lhes revelado que não era para eles, mas para vós que ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas por intermédio dos que vos declararam as boas novas.” — 1 Ped. 1:10-12.

Pedro, falando aos judeus reunidos no dia de Pentecostes, pouco depois da ressurreição de Jesus, disse sobre o fiel Rei Davi, “homem agradável ao . . . coração [de Jeová]”: “Realmente, Davi não ascendeu aos céus, mas ele mesmo diz: ‘Jeová disse a meu Senhor: “Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como escabelo para os teus pés.”’” (Atos 13:22; 2:34, 35) Semelhantemente, Elias e Enoque, junto com outros, estão no túmulo, esperando a ação do Senhor Jesus Cristo em colocar seus inimigos sob seus pé por destruí-los. (Atos 2:29) O glorioso Cristo entronizado então ressuscitará esses homens fiéis dentre os mortos, tornando-os “príncipes” em toda a terra”. (Sal. 45:16; Rev. 20:11-13) Estes homens fidedignos trabalharão bem junto com o Rei celeste, em administrar a retidão e a justiça na terra.


Retirada da Revista Despertai! *** g76 22/9 pp. 28-30 Foram Elias e Enoque para o céu? ***

http://www.watchtower.org/t/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Como você pode ser bem-sucedido



Como você pode ser bem-sucedido


ASSIM como os pais se preocupam com os filhos e querem que estes sejam bem-sucedidos, nosso Pai celestial também se preocupa conosco e quer que sejamos bem-sucedidos. Em demonstração de seu cuidado amoroso, ele tem muito a dizer sobre sucesso e fracasso. De fato, ao falar sobre alguém que presta atenção ao que Deus diz, a Bíblia faz a seguinte declaração audaciosa: “Tudo o que ele fizer será bem-sucedido.” — Salmo 1:3.

Mas, se esse é o caso, por que muitos não conseguem ter uma vida significativa, feliz e bem-sucedida? Um exame mais de perto desse salmo responderá a essa pergunta e mostrará como nós também podemos ser bem-sucedidos.

‘O conselho dos iníquos’

O salmista acautela contra o perigo de andar “no conselho dos iníquos”, ou dos maus. (Salmo 1:1) O principal “iníquo” é Satanás, o Diabo. (Mateus 6:13) As Escrituras nos dizem que ele é “o governante deste mundo”, e que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”. (João 16:11; 1 João 5:19) Assim, não é de surpreender que grande parte dos conselhos disponíveis no mundo reflita o modo de pensar do Diabo.

Que tipo de conselhos os iníquos dão? Em geral, eles desrespeitam a Deus. (Salmo 10:13) Seus conselhos, que desconsideram a Deus ou o desrespeitam, estão em toda a parte. A sociedade moderna promove “o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa”. (1 João 2:16) A mídia nos bombardeia com uma filosofia materialista, dizendo: “aproveite a vida ao máximo”. No mundo todo, as empresas gastam mais de 500 bilhões de dólares por ano em propaganda para convencer as pessoas a comprar seus produtos, quer os consumidores precisem deles quer não. Essa propaganda faz mais do que simplesmente mudar os hábitos de consumo das pessoas. Faz com que o mundo tenha um conceito deturpado sobre ser bem-sucedido.

Em resultado disso, embora muitos possuam coisas com as quais anos atrás só podiam sonhar, eles ainda têm uma sede insaciável de bens materiais. A impressão é que a pessoa só pode ser feliz ou bem-sucedida se tiver essas coisas. Esse modo de pensar é uma mentira e “não se origina do Pai, mas origina-se do mundo”. — 1 João 2:16.

Nosso Criador sabe o que nos tornará realmente bem-sucedidos. Seus conselhos são diferentes do “conselho dos iníquos”. Portanto, tentar ganhar as bênçãos de Deus enquanto se trilha o caminho do mundo para ser bem-sucedido é como tentar andar em duas estradas ao mesmo tempo. É simplesmente impossível. Não é de admirar que a Bíblia nos acautele: “Não se amoldem ao padrão deste mundo!” — Romanos 12:2, Nova Versão Internacional.

Não se deixe moldar pelo mundo

O mundo sob a influência de Satanás tenta dar a impressão de que está interessado em nosso bem-estar. Mas é preciso ter cuidado. Lembre-se de que foi por interesse que Satanás enganou a primeira mulher, Eva. Depois ele a usou para induzir Adão ao pecado. Hoje também, Satanás usa humanos para difundirem seus conselhos iníquos.

Por exemplo, esperava-se que Davi, mencionado no artigo anterior, trabalhasse horas extras e fizesse freqüentes viagens de negócios. “Eu saía bem cedo na segunda-feira de manhã e voltava na quinta-feira à noite”, disse ele. Entendendo que tais sacrifícios são necessários para ser bem-sucedido, conforme o conceito do mundo, amigos, familiares e colegas de trabalho sinceros incentivavam Davi: “Faça isso por sua família.” Raciocinavam que ele teria de seguir essa rotina apenas por alguns anos, até que se estabilizasse na vida. Davi explicou: “Eles argumentavam que isso seria melhor para minha família, visto que eu poderia ganhar mais dinheiro, ou seja, ser mais bem-sucedido. Embora eu ficasse pouco com minha família, meus amigos me convenceram de que eu estava realmente dando mais para ela.” Como Davi, muitas pessoas trabalham duro para dar à família tudo o que acham que ela necessita. Mas será que seguir esse tipo de conselho resulta numa vida bem-sucedida? O que uma família realmente precisa?

Davi descobriu a resposta enquanto estava fora, numa viagem de negócios. “Eu estava ao telefone com minha filha Angélica, quando ela me disse: ‘Papai, por que você não quer ficar em casa com a gente?’ Isso foi um choque para mim”, disse Davi. As palavras de sua filha reforçaram seu desejo de pedir demissão. Davi decidiu dar à sua família o que ela realmente precisava — sua presença.

Seja bem-sucedido por aplicar os conselhos de Deus

Como você pode resistir à propaganda enganadora, tão comum neste mundo? O salmista nos diz que a pessoa feliz e bem-sucedida é aquela cujo “agrado é na lei de Jeová, e na sua lei [ela] lê dia e noite em voz baixa”. — Salmo 1:2.

Quando Deus designou Josué líder da nação de Israel, foi-lhe dito: “Tu . . . tens de ler [a Palavra de Deus] em voz baixa dia e noite.” De fato, ler a Palavra de Deus e meditar nela era essencial, mas Josué precisava também ‘cuidar em fazer segundo tudo o que estava escrito nela’. Isso deixa claro que simplesmente ler a Bíblia não vai torná-lo bem-sucedido, como que num passe de mágica. Você precisa aplicar o que lê. Foi dito a Josué: “Então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” — Josué 1:8.

Visualize uma criança sorridente sentada no colo do pai ou da mãe lendo juntos uma de suas histórias favoritas. Não importa quantas vezes a tenham lido antes, eles apreciam muito tais momentos preciosos. Da mesma forma, a pessoa que ama a Deus acha a leitura diária da Bíblia algo prazeroso — uma ocasião agradável que passa com seu Pai celestial. Por seguir os conselhos e as orientações de Jeová, essa pessoa se torna “qual árvore plantada junto a correntes de água, que dá seu fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha, e tudo o que [ela] fizer será bem-sucedido”. — Salmo 1:3.

A árvore descrita pelo salmista não nasce por acaso. Ela é colocada de propósito perto de uma fonte de água e recebe a atenção de quem a plantou. Da mesma forma, nosso Pai celestial ajusta e corrige nosso modo de pensar por meio dos conselhos encontrados nas Escrituras. Em resultado, nós progredimos e produzimos bons frutos.

No entanto, “os iníquos não são assim”. É verdade que eles parecem prosperar por um tempo, mas no fim das contas se sairão mal. Eles “não se levantarão no julgamento”. Em vez disso, “o próprio caminho dos iníquos perecerá”. — Salmo 1:4-6.

Então, não deixe o mundo moldar seus objetivos e valores. Embora você possa ser talentoso e tenha potencial para ser bem-sucedido neste mundo, tome cuidado em como usa seus talentos ou como permite que o mundo os use. Atividades materialistas e inúteis podem fazer a pessoa ‘murchar’. Por outro lado, ter uma boa relação com Jeová resulta em verdadeiro êxito e felicidade.

Como você pode ser bem-sucedido

Por que é que quando uma pessoa segue os conselhos de Deus tudo o que ela faz é bem-sucedido? O salmista não estava falando de ser bem-sucedido neste mundo. O êxito de uma pessoa piedosa se relaciona com ela fazer a vontade de Deus — e a vontade de Deus é sempre bem-sucedida. Vejamos como aplicar princípios bíblicos pode torná-lo uma pessoa bem-sucedida.
Família: As Escrituras aconselham os maridos a “estar amando as suas esposas como aos seus próprios corpos”, e orientam a esposa cristã a “ter profundo respeito pelo seu marido”. (Efésios 5:28, 33) Os pais são incentivados a passar tempo com os filhos, a rir com eles e a ensinar-lhes as coisas importantes na vida. (Deuteronômio 6:6, 7; Eclesiastes 3:4) A Palavra de Deus aconselha também os pais: “Não estejais irritando os vossos filhos.” Quando esse conselho é aplicado, é mais fácil para os filhos ‘serem obedientes aos pais’ e ‘honrarem pai e mãe’. (Efésios 6:1-4) Seguir esses conselhos divinos pode resultar numa vida familiar bem-sucedida.

Amigos: A maioria das pessoas deseja ter amigos. Temos a capacidade mental e emocional de amar e ser amados. Jesus disse a seus seguidores que deviam ‘amar uns aos outros’. (João 13:34, 35) Entre eles, encontramos amigos que podemos amar e em quem podemos confiar — revelando até mesmo nossos mais profundos pensamentos e sentimentos. (Provérbios 18:24) Acima de tudo, por aplicarmos os princípios bíblicos podemos ‘nos chegar a Deus’ e, como Abraão, ser até mesmo chamados ‘amigos de Jeová’. — Tiago 2:23; 4:8.

Objetivo na vida: Em vez de terem uma existência sem sentido nem perspectivas, os que são realmente bem-sucedidos encontram significado e objetivo na vida. Sua vida não se baseia nas condições instáveis deste sistema. Seus alvos resultam numa satisfação verdadeira e permanente, à medida que se centralizam no verdadeiro objetivo da vida. O que dá à pessoa objetivo na vida? “Teme o verdadeiro Deus e guarda os seus mandamentos. Pois esta é toda a obrigação do homem.” — Eclesiastes 12:13.

Esperança: Ter a Deus como Amigo nos dá também esperança para o futuro. O apóstolo Paulo incentivou os cristãos a ‘não basearem sua esperança nas riquezas incertas, mas em Deus’. Dessa forma, eles estariam ‘entesourando para si seguramente um alicerce excelente para o futuro, a fim de se apegarem firmemente à verdadeira vida’. (1 Timóteo 6:17-19) Essa verdadeira vida logo se tornará realidade, quando o Reino celestial de Deus restaurar o Paraíso na Terra. — Lucas 23:43.

Se você aplicar os princípios bíblicos não estará isento de problemas, mas será poupado de grande parte da dor e do pesar que os iníquos trazem sobre si mesmos. Davi, mencionado antes, e milhões de outros como ele aprenderam o valor de aplicar os princípios bíblicos na vida. Depois de conseguir um emprego com um horário conveniente, Davi disse: “Sou grato por meu relacionamento com minha esposa e com meus filhos, e também pelo privilégio de poder servir a Jeová Deus como ancião de congregação.” Não é de admirar que o salmo diga o seguinte sobre quem presta atenção aos conselhos de Deus: “Tudo o que ele fizer será bem-sucedido”!

[Tabela na página 6]

CINCO PASSOS PARA SER BEM-SUCEDIDO
1 Não se deixe moldar pelos valores do mundo.
Salmo 1:1; Romanos 12:2
2 Leia a Palavra de Deus e medite nela todos os dias.
Salmo 1:2, 3
3 Aplique em sua vida os conselhos da Bíblia.
Josué 1:7-9
4 Faça amizade com Deus.
Tiago 2:23; 4:8
5 Tema o verdadeiro Deus e obedeça aos seus mandamentos.
Eclesiastes 12:13


Retirado da revista A Sentinela *** w07 1/1 Como você pode ser bem-sucedido ***

http://www.watchtower.org/t/

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A identificação da fera e da sua marca


A identificação da fera e da sua marca (666)

GOSTA de desvendar mistérios? Para encontrar a solução, você procura indícios que o ajudam a encontrá-la. Deus proveu na sua Palavra inspirada as informações necessárias a respeito do número 666, o nome, ou a marca, da fera mencionada no capítulo 13 de Revelação (ou Apocalipse).

Neste artigo, examinaremos quatro linhas de raciocínio — indícios vitais — que nos revelarão o significado da marca da fera. Consideraremos (1) como os nomes bíblicos às vezes são escolhidos, (2) a identidade da fera, (3) o que significa dizer que 666 é “número de homem”, e (4) o significado do número 6 e por que é escrito três vezes, a saber, 600 mais 60 mais 6, ou 666. — Revelação 13:18.

Nomes bíblicos são mais do que apenas um rótulo

Nomes bíblicos muitas vezes têm um significado especial, particularmente quando dados por Deus. Por exemplo, visto que Abrão ia tornar-se pai duma nação, Deus mudou o nome desse patriarca para Abraão, que significa “Pai Duma Multidão”. (Gênesis 17:5, nota, NM com Referências) Deus instruiu José e Maria a chamar o futuro filho dela de Jesus, que significa “Jeová É Salvação”. (Mateus 1:21, nota, NM com Referências; Lucas 1:31) Em harmonia com esse nome que tem significado especial, Jeová possibilitou a nossa salvação por meio do ministério e da morte sacrificial de Jesus. — João 3:16.

Portanto, o número 666, dado por Deus como nome, deve simbolizar o que ele considera ser os traços distintivos da fera. Naturalmente, para entendermos tais características temos de identificar a própria fera e conhecer suas atividades.

A identificação da fera

O livro bíblico de Daniel lança muita luz sobre o significado de animais simbólicos. O capítulo 7 contém uma descrição detalhada e vívida de “quatro animais gigantescos” — um leão, um urso, um leopardo e um atemorizante animal com grandes dentes de ferro. (Daniel 7:2-7) Daniel nos diz que esses animais representam “reis”, ou reinos políticos, que governam em sucessão enormes impérios. — Daniel 7:17, 23.

The Interpreter’s Dictionary of the Bible (O Dicionário Bíblico do Intérprete) diz a respeito da fera de Revelação 13:1, 2 que ela “combina todas as características das quatro feras da visão de Daniel . . . Portanto, essa primeira fera [de Revelação] representa as forças conjuntas de todos os governos políticos no mundo opostos a Deus”. Essa observação é confirmada pelo texto de Revelação 13:7, que diz a respeito da fera: “Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, e povo, e língua, e nação.”

Por que a Bíblia usa feras como símbolos de governo humano? Pelo menos por dois motivos. Primeiro, por causa do registro animalesco de derramamento de sangue acumulado no decorrer dos séculos. “A guerra é uma das constantes da história”, escreveram os historiadores Will e Ariel Durant, “e não tem diminuído, apesar da civilização e da democracia”. Certamente, “homem tem dominado homem para seu prejuízo”. (Eclesiastes 8:9) O segundo motivo é que “o dragão [Satanás] deu à fera seu poder e seu trono, e grande autoridade”. (Revelação 12:9; 13:2) Portanto, foi o Diabo que deu origem à dominação humana e, por isso, ela reflete a disposição dele, que é similar a um animal — um dragão. — João 8:44; Efésios 6:12.

No entanto, isso não significa que todos os governantes humanos sejam instrumentos de Satanás. Na realidade, em certo sentido, os governos humanos servem como ‘ministros de Deus’, dando uma certa estabilidade à sociedade humana, sem a qual haveria caos. Alguns líderes têm protegido direitos humanos fundamentais, inclusive o direito de praticar a religião verdadeira — algo que Satanás não quer. (Romanos 13:3, 4; Esdras 7:11-27; Atos 13:7) Ainda assim, por causa da influência do Diabo, nenhum homem ou instituição humana jamais conseguiu trazer duradoura paz e segurança às pessoas. — João 12:31.

“Um número humano”

Um terceiro indício para saber o significado de 666 é o fato de ele ser chamado de “número de homem” ou, conforme diz The Amplified Bible, “um número humano”. Essa expressão não pode se referir a um único ser humano, porque é Satanás — não algum homem — que exerce autoridade sobre a fera. (Lucas 4:5, 6; 1 João 5:19; Revelação 13:2, 18) Antes, ter a fera “um número humano”, ou marca humana, sugere que se trata de uma entidade humana, não espiritual ou demoníaca, e por isso manifesta certas características humanas. Quais seriam essas? A Bíblia responde, dizendo: “Todos [os humanos] pecaram e não atingem a glória de Deus.” (Romanos 3:23) O “número humano” da fera, portanto, indica que governos refletem a decaída condição humana, a marca do pecado e da imperfeição.

A História confirma isso. “Toda civilização que já existiu por fim desmoronou”, disse o ex-Secretário de Estado Henry Kissinger, dos Estados Unidos. “A História é um relato de esforços que fracassaram, de aspirações não concretizadas . . . Portanto, o historiador tem de viver com o senso da inevitabilidade de tragédia.” A avaliação honesta de Kissinger confirma a seguinte verdade bíblica fundamental: “Não é do homem terreno o seu caminho. Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” — Jeremias 10:23.

Agora que identificamos a fera e discernimos como Deus a encara, podemos examinar a parte final desse mistério — o número seis, e por que foi repetido três vezes — quer dizer, 666, ou 600 mais 60 mais 6.

Seis repetido três vezes — por quê?

Nas Escrituras, certos números têm um significado simbólico. Um exemplo disso é o número sete que muitas vezes é usado para simbolizar o que é completo, ou perfeito, aos olhos de Deus. Por exemplo, a semana criativa de Deus tem sete ‘dias’, ou longos períodos, durante os quais Deus realizou completamente seu objetivo criativo referente à Terra. (Gênesis 1:3-2:3) As “declarações” de Deus são como prata que foi “depurada sete vezes”, ficando assim refinada perfeitamente. (Salmo 12:6; Provérbios 30:5, 6) Mandou-se que o leproso Naamã se banhasse sete vezes no rio Jordão, e ele foi totalmente curado. — 2 Reis 5:10, 14.

Seis é um número inferior a sete. Não seria um símbolo apropriado aos olhos de Deus de algo imperfeito ou defeituoso? Com certeza! (1 Crônicas 20:6, 7) Além disso, seis repetido três vezes, como 666, enfatiza fortemente essa imperfeição. Que esse é o entendimento correto é confirmado pelo fato de que 666 é “um número humano”, conforme já consideramos. De modo que a história da fera, seu “número humano”, bem como o próprio número 666, levam a uma só conclusão indiscutível — graves deficiências e fracasso aos olhos de Jeová.

A descrição das deficiências da fera faz lembrar o que se disse a respeito do Rei Belsazar, da antiga Babilônia. Jeová disse àquele governante por meio de Daniel: “Foste pesado na balança e achado deficiente.” Belsazar foi morto naquela mesma noite, e o poderoso Império Babilônico caiu. (Daniel 5:27, 30) Do mesmo modo, o julgamento de Deus contra a fera política e os que têm a sua marca significa o fim dela e dos seus apoiadores. Nesse caso, porém, Deus não erradicará apenas um sistema político, mas todo o vestígio de governo humano. (Daniel 2:44; Revelação 19:19, 20) Portanto, é muito importante que evitemos ter a marca mortífera da fera.

A identificação da marca

Logo depois de revelar o número 666, Revelação menciona 144.000 seguidores do Cordeiro, Jesus Cristo, os quais têm o nome dele e o do seu Pai, Jeová, escritos nas suas testas. Os que levam esses nomes se identificam como pertencendo a Jeová e a seu Filho, a respeito dos quais dão testemunho orgulhosamente. Do mesmo modo, os que têm a marca da fera proclamam sua servidão a ela. Portanto, a marca figurativa, quer na mão direita quer na testa, é um símbolo que identifica a pessoa como alguém que dá devoção idólatra ao sistema político animalesco do mundo. Os que têm a marca dão a “César” aquilo que legitimamente pertence a Deus. (Lucas 20:25; Revelação 13:4, 8; 14:1) Como? Por darem honra idólatra ao estado político, a seus símbolos e seu poderio militar, a que recorrem em busca de esperança e salvação. Qualquer adoração que prestem ao verdadeiro Deus é apenas uma fachada de religiosidade.

Em contraste, a Bíblia nos exorta: “Não confieis nos nobres, nem no filho do homem terreno, a quem não pertence a salvação. Sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos.” (Salmo 146:3, 4) Os que acatam esse conselho sábio não ficam desiludidos quando governos deixam de cumprir as suas promessas, ou quando líderes carismáticos se tornam impopulares. — Provérbios 1:33.

Isso não significa que os verdadeiros cristãos ficam de braços cruzados sem fazer nada a respeito da aflição da humanidade. Ao contrário, proclamam ativamente o único governo que resolverá os problemas da humanidade — o Reino de Deus, do qual são representantes. — Mateus 24:14.

O Reino de Deus, a única esperança da humanidade

Quando Jesus esteve na Terra, ele fez do Reino de Deus o tema principal da sua pregação. (Lucas 4:43) Na sua oração-modelo, às vezes chamada de oração do Pai-Nosso, Jesus ensinou aos seus seguidores a orarem pela vinda deste Reino e para se fazer a vontade de Deus aqui na Terra. (Mateus 6:9, 10) O Reino é um governo que regerá a Terra inteira, não de alguma capital terrestre, mas do céu. Por isso, Jesus o chamou de “o reino dos céus”. — Mateus 11:12.

Quem está melhor habilitado a ser Rei desse Reino do que Jesus Cristo, que morreu a favor dos seus futuros súditos? (Isaías 9:6, 7; João 3:16) Dentro em breve, este Governante perfeito, agora uma poderosa pessoa espiritual, lançará a fera, seus reis e seus exércitos “no lago ardente que queima com enxofre”, símbolo de completa destruição. Mas isso não é tudo. Jesus eliminará também Satanás, algo que nenhum humano conseguiria fazer. — Revelação 11:15; 19:16, 19-21; 20:2.

O Reino de Deus trará paz para todos os seus súditos obedientes. (Salmo 37:11, 29; 46:8, 9) Até mesmo a tristeza, a dor e a morte não existirão mais. Que perspectiva gloriosa para os que se mantêm livres da marca da fera! — Revelação 21:3, 4.

[Nota(s) de rodapé]

Poderá encontrar uma análise detalhada desses versículos no capítulo 28 do livro Revelação — Seu Grandioso Clímax Está Próximo!, publicado pelas Testemunhas de Jeová.
Embora os verdadeiros cristãos reconheçam que o domínio humano muitas vezes é animalesco, eles se sujeitam “às autoridades superiores” governamentais, em harmonia com a orientação da Bíblia. (Romanos 13:1) No entanto, quando tais autoridades exigem que os cristãos ajam contra a lei de Deus, eles ‘obedecem a Deus como governante antes que aos homens’. — Atos 5:29.

[Quadro na página 5]

Indícios do significado de 666

1. Nomes bíblicos muitas vezes revelam algo sobre o caráter ou a vida da pessoa, como no caso de Abraão, Jesus e muitos outros. Do mesmo modo, o número-nome da fera revela as suas características.

2. No livro bíblico de Daniel, as diversas feras representam sucessivos reinos ou impérios humanos. A fera composta mencionada em Revelação (Apocalipse) 13:1, 2 simboliza o sistema político mundial que recebeu poder de Satanás e é controlado por ele.

3. Ter a fera “número de homem”, ou “um número humano”, indica que se trata de uma entidade humana, não demoníaca. Por isso, reflete os fracassos humanos resultantes do pecado e da imperfeição.

4. Aos olhos de Deus, o número seis indica imperfeição, visto que ele é inferior ao número sete, que na Bíblia significa aquilo que é completo ou perfeito. A marca 666 enfatiza a imperfeição por repetir o número três vezes.

Retirada da Revista A Sentinela *** w04 1/4 A identificação da fera e da sua marca ***

http://www.watchtower.org/t/

Que mal há em flertar?

Que mal há em flertar?




“Por que achamos que flertar é uma forma de manipulação, de engano ou de maldade? Não é! É um jogo! E um jogo sem perdedores, pois você faz a outra pessoa sentir-se bem.” — Susan Rabin, diretora da Escola de Flerte, da cidade de Nova York.

MUITOS vêem o flerte como algo normal, inocente e até mesmo necessário para se formar e manter relacionamentos. Nos países ocidentais, houve uma recente proliferação de livros, artigos em revistas e cursos que ensinam os gestos, as poses e os olhares da “arte do flerte”.

O que é flerte? Há várias definições e interpretações. Um dicionário define flerte como comportamento “sensual frívolo ou sexualmente sedutor”. Outro dicionário define flertar como comportar-se “de forma sensual sem sérias intenções”. Assim, parece uma noção geralmente aceita que flertar é sinalizar interesse romântico sem intenção de se casar. Isso é inofensivo? Qual é o conceito da Bíblia sobre flertar?

Embora a Bíblia não mencione especificamente o flerte, podemos determinar o conceito de Deus. Como? Examinando princípios bíblicos relacionados com o assunto. Assim desenvolvemos nossas ‘faculdades perceptivas para distinguir o certo do errado’. (Hebreus 5:14) Em primeiro lugar, consideremos se é certo que pessoas casadas flertem.

Quando se é casado

É bastante natural que marido e mulher comportem-se sensualmente um com o outro quando estão a sós. (Veja Gênesis 26:8.) Mas fazer isso com alguém de fora do casamento é contrário aos princípios de Deus. Jeová desejava que os casados desfrutassem de um relacionamento de intimidade e confiança. (Gênesis 2:24; Efésios 5:21-33) Ele vê o casamento como união sagrada e permanente. Malaquias 2:6 diz a respeito de Deus: ‘Ele odeia o divórcio.’

Estaria a pessoa casada que flerta agindo de modo compatível com o conceito de Deus sobre o casamento? No mínimo, quem faz isso mostra desrespeito pela santidade dessa provisão de Deus. Além disso, Efésios 5:33 ordena que o marido ‘ame sua esposa como a si próprio’ e que a esposa ‘tenha profundo respeito pelo marido’. Será que flertar, um ato que desperta o ciúme, mostra amor e respeito pelo cônjuge?

Ainda mais sério, flertar pode acabar em adultério, pecado que Jeová condena categoricamente e chama de traiçoeiro. (Êxodo 20:14; Levítico 20:10; Malaquias 2:14, 15; Marcos 10:17-19) Aliás, Jeová considera o adultério como algo tão grave que ele permite que a vítima da infidelidade se divorcie. (Mateus 5:32) Dá para imaginar que Jeová aprove um passatempo tão perigoso quanto o flerte? Deus não o aprova assim como o pai que ama seu filho pequeno não aprovaria que ele brincasse com uma faca de cozinha afiada.

A respeito do adultério, a Bíblia acautela: “Pode um homem juntar fogo no seu seio sem se queimarem as suas vestes? Ou pode um homem andar sobre brasas sem se chamuscarem os seus pés? Assim é com aquele que tem relações com a esposa do seu próximo; ninguém que tocar nela ficará impune.” (Provérbios 6:27-29) Mesmo que o adultério nunca chegue a ser consumado, a pessoa casada que flerta corre o perigo de envolver-se emocionalmente com alguém que não é seu cônjuge.

Envolvimento emocional

Alguns cultivam relacionamentos românticos com pessoas de fora do casamento, desenvolvendo sentimentos românticos sem que haja intimidade sexual. Contudo, Jesus alertou: “Todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.” (Mateus 5:28) Por que Jesus objetou a uma paixão que não vai além do coração?

Um fator é que “do coração vêm . . . adultérios”. (Mateus 15:19) Porém, um relacionamento assim é prejudicial mesmo que não tenha chegado ao ponto em que o adultério é iminente. De que modo? Um livro sobre o assunto explica: “Qualquer atividade ou relacionamento que consome muito tempo e energia, da vida que você teria com seu parceiro, é uma forma de infidelidade.” Ou seja, o envolvimento emocional com outra pessoa rouba do cônjuge tempo, atenção e afeição. Em vista do mandamento de Jesus de que devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados, a pessoa casada que flerta faz bem em se perguntar: ‘Como eu me sentiria se meu cônjuge se comportasse dessa forma com outra pessoa?’ — Provérbios 5:15-23; Mateus 7:12.

Se alguém formou um vínculo emocional impróprio como esse, o que deve fazer? A pessoa nessa situação é como um motorista que adormece no volante. Ela precisa “acordar” e tomar imediatamente medidas decisivas antes que seu casamento e sua relação com Deus sejam arruinados. Jesus ilustrou a necessidade de uma ação drástica quando disse que mesmo algo tão precioso quanto um olho devia ser arrancado ou, uma mão, decepada, se eles ameaçassem a boa posição da pessoa perante Deus. — Mateus 5:29, 30.

Assim, é sábio limitar os lugares e a freqüência com que se vê a pessoa. E, é claro, evite ficar sozinho com ela e, num ambiente de trabalho, limite a natureza das conversas. Talvez seja necessário até mesmo cortar todos os contatos com a pessoa. Daí em diante, é preciso controlar rigorosamente os olhos, os pensamentos, os sentimentos e o comportamento. (Gênesis 39:7-12; Salmo 19:14; Provérbios 4:23; 1 Tessalonicenses 4:4-6) Jó, que era casado, deu um excelente exemplo ao dizer: “Concluí um pacto com os meus olhos, portanto, como poderia mostrar-me atento a uma virgem?” — Jó 31:1.

Claramente, flertar é perigoso e antibíblico para os casados. Mas qual é o conceito da Bíblia sobre o flerte entre duas pessoas solteiras? Deve ser considerado normal, inocente ou necessário para se estabelecer relacionamentos com o sexo oposto? Pode ser prejudicial de alguma maneira?

E se a pessoa não é casada?




Não há nada de errado em duas pessoas solteiras demonstrarem interesse romântico uma na outra, desde que estejam pensando em se casar e que evitem conduta impura. (Gálatas 5:19-21) Esse interesse pode se manifestar nos primeiros estágios do cortejo, quando o casamento ainda é só uma possibilidade remota. Isso não é necessariamente impróprio se for feito com boas intenções. Não é o mesmo que flertar.

Mas, e se dois solteiros trocam sinais de interesse romântico só por brincadeira? Isso talvez pareça inofensivo, uma vez que não são casados. Mas pense no potencial de alguém sair emocionalmente ferido dessa brincadeira. Se o flerte for levado mais a sério do que se desejava, pode acabar em mágoa profunda e coração partido. Verazes são as palavras de Provérbios 13:12: “A expectativa adiada faz adoecer o coração, mas a coisa desejada, quando vem, é árvore de vida.” Mesmo que os dois aleguem entender que nenhum deles está realmente interessado no outro, será que se pode ter certeza do que o outro realmente está pensando ou sentindo? A Bíblia responde: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?” — Jeremias 17:9; Filipenses 2:4.

Reflita também no perigo da fornicação, com as possíveis conseqüências de uma doença ou de gravidez. As Escrituras proíbem a fornicação, e os que a praticam deliberadamente perdem o favor de Deus. O apóstolo Paulo acautelou sabiamente os cristãos de que, para resistir à tentação, devem ‘amortecer’ os ‘membros do corpo com respeito à fornicação’ e evitar “o cobiçoso apetite sexual”, que leva à fornicação. (Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3-5) Em Efésios 5:3, ele nos adverte de que a fornicação ‘não deve nem mesmo ser mencionada’, isto é, de um modo que desperte desejos errados. Flertar contraria esse conselho. Deus até mesmo proíbe conversa nociva sobre sexo.

Os princípios bíblicos revelam que flertar pode ser cruel com outros e desrespeitoso com Jeová, o Originador do casamento. O conceito da Bíblia sobre o flerte impróprio é certamente amoroso e razoável, porque protege a pessoa. Portanto, os que amam a Deus se refrearão do flerte impróprio e tratarão o sexo oposto com castidade e respeito. — 1 Timóteo 2:9, 10; 5:1, 2.

Retirada da Revista Despertai! de 07/98.

http://www.watchtower.org/t/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

COMO IDENTIFICAR A RELIGIÃO VERDADEIRA



A adoração que Deus aprova

Será que todas as religiões agradam a Deus?

Como podemos identificar a religião verdadeira?

Quem são hoje os verdadeiros adoradores de Deus na Terra?


JEOVÁ se interessa profundamente por nós e deseja que nos beneficiemos de suas instruções amorosas. Se o adorarmos da maneira correta, seremos felizes e evitaremos muitos problemas na vida. Teremos também sua bênção e sua ajuda. (Isaías 48:17) Existem, no entanto, centenas de religiões que afirmam ensinar a verdade a respeito de Deus. Contudo, elas diferem muito nos seus ensinos sobre quem é Deus e o que ele espera de nós.

2 Como é possível saber qual é a maneira correta de adorar a Jeová? Não é preciso estudar e comparar os ensinos de todas as muitas religiões. É preciso apenas aprender o que a Bíblia realmente ensina a respeito da adoração verdadeira. Para ilustrar: em muitos países, existe o problema da falsificação de dinheiro. Se você fosse encarregado de identificar dinheiro falso, como faria isso? Memorizando todos os tipos de falsificações? Não. Seu tempo seria melhor gasto se você o usasse para estudar o dinheiro legítimo. Depois de conhecer bem o dinheiro legítimo, poderia reconhecer o falso. Do mesmo modo, quando aprendemos a identificar a religião verdadeira, podemos reconhecer as que são falsas.

3 É importante que adoremos a Jeová do modo que ele aprova. Muitos acham que todas as religiões agradam a Deus, mas a Bíblia não ensina isso. Também não basta apenas afirmar ser cristão. Jesus disse: “Nem todo o que me disser: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, senão aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus.” Portanto, para termos a aprovação de Deus, temos de aprender o que ele exige de nós e pôr isso em prática. Jesus chamou os que não fazem a vontade de Deus de “obreiros do que é contra a lei”. (Mateus 7:21-23) Como dinheiro falso, a religião falsa não tem valor verdadeiro. Pior ainda, esse tipo de religião é realmente prejudicial.

4 Jeová dá a todos na Terra a oportunidade de ganhar a vida eterna. Mas, a fim de viver para sempre no Paraíso, temos de adorar a Deus da maneira correta e viver agora de um modo aceitável a ele. É lamentável que muitos se recusem a fazer isso. Por isso, Jesus disse: “Entrai pelo portão estreito; porque larga e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela; ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” (Mateus 7:13, 14) A religião verdadeira conduz à vida eterna. A religião falsa leva à destruição. Jeová não deseja que nenhum humano seja destruído, motivo pelo qual ele está dando a pessoas em toda a parte a oportunidade de aprender a seu respeito. (2 Pedro 3:9) Realmente, pois, o modo como adoramos a Deus significará vida ou morte para nós.

COMO IDENTIFICAR A RELIGIÃO VERDADEIRA

5 Como se pode encontrar a ‘estrada da vida’? Jesus disse que a religião verdadeira ficaria evidente na vida das pessoas que a praticassem. “Pelos seus frutos os reconhecereis”, disse ele. “Toda árvore boa produz fruto excelente.” (Mateus 7:16, 17) Em outras palavras, os que praticam a religião verdadeira seriam reconhecidos pelas suas crenças e pela sua conduta. Embora sejam imperfeitos e cometam erros, os adoradores verdadeiros, como grupo, procuram fazer a vontade de Deus. Vamos considerar seis aspectos que identificam os que praticam a religião verdadeira.

6 Os servos de Deus baseiam seus ensinos na Bíblia. A própria Bíblia diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, a fim de que o homem [ou mulher] de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16, 17) O apóstolo Paulo escreveu aos companheiros cristãos: “Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus.” (1 Tessalonicenses 2:13) Assim, as crenças e as práticas da religião verdadeira não se baseiam em conceitos humanos nem em tradições. Elas se originam da Palavra inspirada de Deus, a Bíblia.

7 Jesus Cristo deu o exemplo correto por basear seus ensinos na Palavra de Deus. Em oração a seu Pai celestial, ele disse: “A tua palavra é a verdade.” (João 17:17) Jesus acreditava na Palavra de Deus, e tudo o que ele ensinava se harmonizava com as Escrituras. Ele disse muitas vezes: “Está escrito.” (Mateus 4:4, 7, 10) Em seguida, citava um trecho das Escrituras. Assim também hoje, os servos de Deus não ensinam suas próprias idéias. Eles acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus e baseiam seus ensinos firmemente no que ela diz.
8 Os que praticam a religião verdadeira adoram apenas a Jeová e divulgam seu nome. Jesus declarou: “É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” (Mateus 4:10) Assim, os servos de Deus não adoram a ninguém a não ser a Jeová. Essa adoração inclui informar às pessoas o nome do Deus verdadeiro e suas qualidades. O Salmo 83:18 diz: “Tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra.” Jesus estabeleceu o modelo em ajudar outros a conhecer a Deus, como disse em oração: “Tenho feito manifesto o teu nome aos homens que me deste do mundo.” (João 17:6) De modo similar, os atuais adoradores verdadeiros ensinam outros a respeito do nome, dos propósitos e das qualidades de Deus.

9 Os do povo de Deus têm amor genuíno e altruísta entre si. Jesus disse: “Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós.” (João 13:35) Os primeiros cristãos tinham esse amor entre si. O amor baseado no temor a Deus vence barreiras raciais, sociais e nacionais e une as pessoas num inquebrantável vínculo de verdadeira fraternidade. (Colossenses 3:14) Os membros das religiões falsas não têm tal fraternidade amorosa. Como sabemos disso? Eles matam uns aos outros por causa de disputas nacionais ou étnicas. Os cristãos verdadeiros não pegam em armas para matar seus irmãos cristãos, ou quem quer que seja. A Bíblia diz: ‘Os filhos de Deus e os filhos do Diabo evidenciam-se pelo seguinte fato: Todo aquele que não está praticando a justiça não se origina de Deus, nem aquele que não ama seu irmão. Devemos ter amor uns pelos outros; não como Caim, que se originou do iníquo e que matou a seu irmão.’ — 1 João 3:10-12; 4:20, 21.

10 Naturalmente, o amor genuíno significa mais do que não matar outros. Com altruísmo, os cristãos verdadeiros usam seu tempo, suas energias e seus recursos para ajudar e encorajar uns aos outros. (Hebreus 10:24, 25) Eles se ajudam mutuamente em tempos de aflição, e são honestos nos seus tratos com outros. De fato, aplicam na vida o conselho bíblico de ‘fazer o que é bom para com todos’. — Gálatas 6:10.
11 Os cristãos verdadeiros aceitam a Jesus Cristo como meio de salvação provido por Deus. A Bíblia diz: “Não há outro nome debaixo do céu, que tenha sido dado entre os homens, pelo qual tenhamos de ser salvos.” (Atos 4:12) Como vimos no Capítulo 5, Jesus deu sua vida como resgate pelos humanos obedientes. (Mateus 20:28) Além disso, Jesus é o Rei designado de Deus no Reino celestial que governará a Terra. E Deus requer que obedeçamos a Jesus e coloquemos em prática seus ensinos, se desejamos a vida eterna. É por isso que a Bíblia diz: “Quem exerce fé no Filho tem vida eterna; quem desobedece ao Filho não verá a vida.” — João 3:36.

12 Os adoradores verdadeiros não fazem parte do mundo. Quando estava sendo julgado perante o governante romano Pilatos, Jesus disse: “Meu reino não faz parte deste mundo.” (João 18:36) Não importa em que país vivam, os verdadeiros seguidores de Jesus são súditos de seu Reino celestial, mantendo assim estrita neutralidade nos assuntos políticos do mundo. Eles não participam nos seus conflitos. No entanto, os adoradores de Jeová não interferem na escolha de outros quanto a entrar num partido político, concorrer a um cargo ou votar. E, ao passo que os verdadeiros adoradores de Deus são neutros em assuntos políticos, são também obedientes às leis. Por quê? Porque a Palavra de Deus ordena que se ‘sujeitem’ às “autoridades superiores” governamentais. (Romanos 13:1) Em caso de conflito entre o que Deus exige e o que exige determinado sistema político, os adoradores verdadeiros seguem o exemplo dos apóstolos, que disseram: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.” — Atos 5:29; Marcos 12:17.

13 Os verdadeiros seguidores de Jesus pregam que o Reino de Deus é a única esperança para a humanidade. Jesus predisse: “Estas boas novas do reino serão pregadas em toda a terra habitada, em testemunho a todas as nações; e então virá o fim.” (Mateus 24:14) Em vez de incentivar as pessoas a recorrer a governantes humanos para resolver seus problemas, os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo proclamam o Reino celestial de Deus como única esperança para a humanidade. (Salmo 146:3) Jesus nos ensinou a orar por esse governo perfeito quando disse: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) A Palavra de Deus predisse que esse Reino celestial “esmiuçará e porá termo a todos estes reinos [existentes hoje], e ele mesmo ficará estabelecido por tempos indefinidos”. — Daniel 2:44.

14 À base do que acabamos de considerar, pergunte-se: ‘Que grupo religioso baseia todos os seus ensinos na Bíblia e torna conhecido o nome de Jeová? Que grupo pratica o amor baseado em normas divinas, exerce fé em Jesus, não faz parte do mundo e proclama o Reino de Deus como única esperança real para a humanidade? De todos os grupos religiosos na Terra, qual deles cumpre esses requisitos?’ Os fatos mostram claramente que são as Testemunhas de Jeová. — Isaías 43:10-12.

O QUE VOCÊ FARÁ?

15 Simplesmente crer em Deus não é suficiente para agradá-lo. Afinal, a Bíblia diz que até os demônios crêem que ele existe. (Tiago 2:19) Mas eles, obviamente, não fazem a vontade de Deus e não têm sua aprovação. Para sermos aprovados por Deus, não só temos de crer na sua existência mas também fazer a sua vontade. É preciso também cortar os laços com a religião falsa e aceitar a adoração verdadeira.
16 O apóstolo Paulo mostrou que não devemos participar na adoração falsa. Ele escreveu: “‘Saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’; ‘e eu vos acolherei.’” (2 Coríntios 6:17; Isaías 52:11) Portanto, os cristãos verdadeiros evitam qualquer coisa ligada à adoração falsa.

17 A Bíblia mostra que todas as muitas formas de religião falsa são parte de “Babilônia, a Grande”. (Revelação [Apocalipse] 17:5) Esse nome nos faz lembrar a antiga cidade de Babilônia, onde a religião falsa começou depois do Dilúvio dos dias de Noé. Muitos ensinos e práticas que hoje são comuns na religião falsa se originaram muito tempo atrás em Babilônia. Por exemplo, os babilônios adoravam trindades, ou tríades, de deuses. Hoje, a doutrina central de muitas religiões é a Trindade. Mas a Bíblia ensina claramente que existe um só Deus verdadeiro, Jeová, e que Jesus Cristo é seu Filho. (João 17:3) Os babilônios também acreditavam que os humanos têm uma alma imortal que sobrevive à morte do corpo e pode sofrer num lugar de tormento. Hoje, a crença na alma, ou espírito, imortal passível de sofrimento num inferno de fogo é ensinada pela maioria das religiões.

18 Visto que a antiga adoração babilônica se espalhou por toda a Terra, a atual Babilônia, a Grande, pode ser apropriadamente identificada como império mundial de religião falsa. E Deus predisse que esse império de religião falsa acabará de repente. (Revelação 18:8) Consegue ver por que é vital separar-se de qualquer parte de Babilônia, a Grande? Jeová deseja que você ‘saia dela’ rapidamente, enquanto há tempo. — Revelação 18:4.

19 Por causa de sua decisão de parar de praticar a religião falsa, é possível que alguns decidam deixar de se associar com você. Mas, servindo a Jeová junto com seu povo, você ganhará muito mais do que talvez venha a perder. Assim como os primeiros discípulos de Jesus, que abandonaram outras coisas para segui-lo, você virá a ter muitos irmãos e irmãs espirituais. Você se tornará parte de uma grande família mundial de milhões de cristãos verdadeiros, que lhe mostrarão amor genuíno. E terá a esperança maravilhosa de vida eterna “no vindouro sistema de coisas”. (Marcos 10:28-30) E pode ser que, com o tempo, aqueles que o abandonarem por causa daquilo em que você passou a crer examinem o que a Bíblia ensina e se tornem adoradores de Jeová.

20 A Bíblia ensina que Deus em breve acabará com o atual sistema mundial perverso e o substituirá por um novo mundo justo, governado pelo Seu Reino. (2 Pedro 3:9, 13) Que mundo maravilhoso será esse! E nesse novo mundo justo haverá apenas uma religião, uma única forma verdadeira de adoração. Não é sábio de sua parte dar os passos necessários para se associar desde já com os adoradores verdadeiros?


Retirado do Livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? Publicado pelas Testemunhas de Jeová.

http://www.watchtower.org/t/

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Como poderá manter um conceito equilibrado sobre o dinheiro?












Como poderá manter um conceito equilibrado sobre o dinheiro?

O amor ao dinheiro e o desejo de ter bens materiais não são novidade; nem a Bíblia deixa de falar sobre eles, como se fossem um fenômeno recente. São bem antigos. Na Lei, Deus instruiu os israelitas: “Não deves desejar a casa do teu próximo. Não deves desejar a esposa do teu próximo, . . . nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo.” — Êxodo 20:17.

NOS dias de Jesus era comum o amor ao dinheiro e aos bens materiais. Considere o seguinte relato duma conversa entre Jesus e um jovem “muito rico”. “Jesus disse-lhe: ‘Há ainda uma coisa que falta a respeito de ti: Vende todas as coisas que tens e distribui aos pobres, e terás um tesouro nos céus; e vem ser meu seguidor.’ Ouvindo isso, ele ficou profundamente contristado, pois era muito rico.” — Lucas 18:18-23.

O conceito correto sobre o dinheiro

No entanto, seria errado concluir que a Bíblia condena o próprio dinheiro ou quaisquer dos seus usos básicos. A Bíblia mostra que o dinheiro fornece uma defesa prática contra a pobreza e os problemas acompanhantes, possibilitando que as pessoas adquiram aquilo de que precisam. O Rei Salomão escreveu: “A sabedoria é para proteção, assim como o dinheiro é para proteção.” E: “O pão é para o riso dos trabalhadores, e o próprio vinho alegra a vida; mas o dinheiro é o que encontra resposta em todas as coisas.” — Eclesiastes 7:12; 10:19.

O uso correto do dinheiro é aprovado por Deus. Por exemplo, Jesus disse: “Fazei para vós amigos por meio das riquezas injustas.” (Lucas 16:9) Isto inclui contribuir para o progresso da adoração verdadeira de Deus, porque nós definitivamente queremos ter a Deus como nosso Amigo. O próprio Salomão, seguindo o exemplo de seu pai, Davi, contribuiu grandes quantidades de dinheiro e de objetos de valor para a construção do templo de Jeová. Outro mandamento cristão é dar ajuda material aos necessitados. “Partilhai com os santos segundo as suas necessidades”, disse o apóstolo Paulo. Ele acrescentou: “Segui o proceder da hospitalidade.” (Romanos 12:13) Isto muitas vezes envolve gastar algum dinheiro. Mas, que dizer do amor ao dinheiro?

“O gosto pela prata”

Paulo considerou extensamente “o amor ao dinheiro” — ou literalmente, “o gosto pela prata” — quando escreveu ao seu jovem companheiro cristão, Timóteo. A admoestação de Paulo pode ser encontrada em 1 Timóteo 6:6-19. Ele comentou “o amor ao dinheiro” como parte da sua consideração mais ampla de coisas materiais. Faremos bem em estudar cuidadosamente os comentários inspirados de Paulo, em vista da ênfase que a cultura atual dá ao dinheiro. Esse exame definitivamente é proveitoso, porque revela o segredo de como ‘apegar-se firmemente à verdadeira vida’.

Paulo adverte: “O amor ao dinheiro é raiz de toda sorte de coisas prejudiciais, e alguns, por procurarem alcançar este amor, foram desviados da fé e se traspassaram todo com muitas dores.” (1 Timóteo 6:10) Este texto não diz que o dinheiro em si seja mau — nem o dizem outros textos. O apóstolo tampouco diz que o dinheiro seja a causa fundamental de “coisas prejudiciais”, ou que o dinheiro seja a raiz de todos os problemas. Antes, é o amor ao dinheiro que pode ser uma causa — mesmo que não a única causa — de todos os tipos de “coisas prejudiciais”.

Guarde-se da ganância

Só porque o próprio dinheiro não é condenado nas Escrituras não deve diminuir a força da advertência de Paulo. Os cristãos que começam a amar o dinheiro são vulneráveis a todo tipo de problema, e o pior deles é desviar-se da fé. Esta verdade é reforçada pelo que Paulo disse aos cristãos em Colossos: “Amortecei, portanto, os membros do vosso corpo que estão na terra, com respeito a . . . desejo nocivo e cobiça, que é idolatria.” (Colossenses 3:5) Como podem a cobiça, a ganância ou “o amor ao dinheiro” ser idolatria? Significa isso que é errado querer uma casa maior, um carro mais novo ou um emprego mais rendoso? Não, nenhuma dessas coisas é má em si mesma. A questão é: Que atitude de coração faz alguém querer qualquer dessas coisas, e são elas realmente necessárias?

A diferença entre um desejo normal e a ganância poderia ser comparada à diferença entre uma pequena fogueira de acampamento, para cozinhar, e um enorme incêndio que consome uma floresta. Desejos sadios e próprios podem ser construtivos. Motivam-nos a trabalhar e a ser produtivos. Provérbios 16:26 diz: “A alma do labutador trabalhou arduamente por ele porque a sua boca exerceu muita pressão sobre ele.” Mas a ganância é perigosa e destrutiva. É um desejo fora de controle.

Exercer controle é uma questão básica. Será que o dinheiro que acumulamos ou as coisas materiais que queremos servirão às nossas necessidades, ou será que as nossas necessidades farão com que nos tornemos escravos do dinheiro? É por isso que Paulo diz que ser ‘pessoa gananciosa significa ser idólatra’. (Efésios 5:5) Ter ganância por algo significa, na realidade, sujeitarmos a nossa vontade a tal coisa. Nós a transformamos em nosso amo, nosso deus, aquilo a que servimos. Em contraste, Deus insiste: “Não deves ter quaisquer outros deuses em oposição à minha pessoa.” — Êxodo 20:3.

Sermos gananciosos também indica que não confiamos que Deus cumprirá sua promessa de suprir-nos o necessário. (Mateus 6:33) Portanto, a ganância equivale a desviar-se de Deus. Neste sentido, também, ela é “idolatria”. Não é de admirar que Paulo nos advirta claramente contra ela.

Jesus também deu uma advertência direta contra a ganância. Ele nos ordenou a não desejar ardentemente algo que não temos: “Mantende os olhos abertos e guardai-vos de toda sorte de cobiça, porque mesmo quando alguém tem abundância, sua vida não vem das coisas que possui.” (Lucas 12:15) Segundo este texto e a subseqüente ilustração de Jesus, a ganância se baseia na crença tola de que o importante na vida é quanto se tem. Pode ser dinheiro, status, poder ou coisas relacionadas. É possível ter ganância por qualquer coisa que se pode adquirir. A idéia é que ter esta coisa nos tornará contentes. Mas, segundo a Bíblia e a experiência humana, somente Deus pode satisfazer e satisfará as nossas verdadeiras necessidades, conforme Jesus raciocinou com os seus seguidores. — Lucas 12:22-31.

A atual cultura voltada para o consumo estimula a ganância. Influenciados de modos sutis, mas poderosos, muitos passam a crer que aquilo que possuem não é o bastante. Acham que precisam de mais, de maiores e de melhores coisas. Embora não possamos esperar mudar o mundo em torno de nós, como podemos nós mesmos resistir a essa tendência?

Contentamento versus ganância

Paulo oferece uma alternativa à ganância, que é o contentamento. Ele diz: “Assim, tendo sustento e com que nos cobrir, estaremos contentes com estas coisas.” (1 Timóteo 6:8) Esta descrição de tudo o que realmente precisamos — “sustento e com que nos cobrir” — pode parecer muito simplista ou ingênua. Muitos se divertem com programas de televisão em que os espectadores visitam celebridades que moram em casas luxuosas. Esta não é a maneira de conseguir o contentamento.

Naturalmente, não se requer dos servos de Deus que vivam numa pobreza auto-imposta. (Provérbios 30:8, 9) No entanto, Paulo nos lembra o que é realmente pobreza: falta de alimento, de roupa e de abrigo adequados para sobreviver onde se mora. Por outro lado, se tivermos essas coisas, temos o necessário para estar contentes.

Será que Paulo estava falando sério ao fazer essa descrição do contentamento? É mesmo possível ficar satisfeito com apenas as coisas básicas — alimento, roupa e abrigo? Paulo devia saber. Ele sentiu de primeira mão a riqueza e os privilégios da classe alta na comunidade judaica, bem como da cidadania romana. (Atos 22:28; 23:6; Filipenses 3:5) Paulo passou também por sérias privações nas suas atividades missionárias. (2 Coríntios 11:23-28) Por meio de tudo isso, aprendeu um segredo que o ajudou a manter o contentamento. Qual era?

“Aprendi o segredo”

Paulo explicou numa das suas cartas: “Eu sei, deveras, estar reduzido em provisões, sei, deveras, ter abundância. Em tudo e em todas as circunstâncias aprendi o segredo tanto de estar suprido como de ter fome, tanto de ter abundância como de sofrer carência.” (Filipenses 4:12) Paulo parecia muito confiante, muito otimista! Seria fácil presumir que a sua vida era um mar de rosas quando escreveu essas palavras, mas não era. Ele estava numa prisão em Roma. — Filipenses 1:12-14.

Com isso em mente, este texto diz algo importante sobre a questão do contentamento, não só com bens materiais, mas também com as circunstâncias em que nos encontramos. Extremos de riqueza ou de pobreza podem testar nossas prioridades. Paulo falou dos recursos espirituais que o habilitavam a sentir-se contente a despeito da situação material: “Para todas as coisas tenho força em virtude [de Deus] que me confere poder.” (Filipenses 4:13) Paulo não confiava em seus bens, quer muitos quer poucos, ou na sua situação, quer boa quer má. Ele esperava que Deus lhe satisfizesse as necessidades. Isto resultou em contentamento.

O exemplo de Paulo foi especialmente importante para Timóteo. O apóstolo exortou este jovem a ter um estilo de vida que desse primazia à devoção piedosa e ao relacionamento achegado com Deus em vez de à riqueza. Paulo disse: “No entanto, tu, ó homem de Deus, foge destas coisas. Mas empenha-te pela justiça, pela devoção piedosa, pela fé, pelo amor, pela perseverança, pela brandura de temperamento.” (1 Timóteo 6:11) Estas palavras podem ter sido dirigidas a Timóteo, mas aplicam-se a todos os que querem honrar a Deus e levar uma vida realmente feliz.
Timóteo precisava cuidar-se da ganância assim como qualquer outro cristão. Pelo visto, havia crentes ricos na congregação em Éfeso, onde ele se encontrava quando Paulo lhe escreveu. (1 Timóteo 1:3) Paulo havia chegado a este próspero centro comercial com as boas novas de Cristo, fazendo muitos conversos. Sem dúvida, alguns deles eram pessoas de bens, assim como se dá com alguns na congregação cristã hoje em dia.

Então, especialmente à luz do ensino de 1 Timóteo 6:6-10, a questão é: Se querem honrar a Deus, o que devem fazer aqueles que têm condições financeiras melhores do que a maioria? Paulo diz que devem começar por examinar sua atitude. O dinheiro tem a tendência de criar o sentimento de auto-suficiência. Paulo diz: “Dá ordens aos que são ricos no atual sistema de coisas, que não sejam soberbos e que não baseiem a sua esperança nas riquezas incertas, mas em Deus, que nos fornece ricamente todas as coisas para o nosso usufruto.” (1 Timóteo 6:17) Os que são mais abastados têm de aprender a olhar mais além do seu dinheiro; têm de olhar para Deus, a fonte original de qualquer riqueza.

Mas ter a atitude certa é apenas parte da luta. Mais cedo ou mais tarde, cristãos abastados precisam usar bem a sua riqueza. Paulo admoesta: ‘Pratiquem o bem, sejam ricos em obras excelentes, sejam liberais, prontos para partilhar.’ — 1 Timóteo 6:18.

A “verdadeira vida”

O sentido do conselho de Paulo é que precisamos lembrar-nos do valor relativo dos bens materiais. A Palavra de Deus diz: “As coisas valiosas do rico são a sua vila fortificada, e na sua imaginação são como uma muralha protetora.” (Provérbios 18:11) Deveras, em última análise, a segurança que as riquezas podem dar é apenas imaginária e até enganosa. É errado fazermos nossa vida girar em torno delas, em vez de em obter a aprovação de Deus.

A incerteza da riqueza material a torna frágil demais para fixarmos nossa esperança nela. A esperança genuína precisa basear-se em algo sólido, significativo e duradouro. A esperança cristã fixa-se no nosso Criador, Jeová Deus, e na sua promessa de vida eterna. Embora seja verdade que o dinheiro não pode comprar a felicidade, ainda mais veraz é que o dinheiro não pode comprar a salvação. Somente nossa fé em Deus pode dar-nos essa esperança.

Portanto, quer sejamos ricos, quer pobres, tomemos um rumo na vida que nos faça ‘ricos para com Deus’. (Lucas 12:21) Nada tem maior valor do que uma condição aprovada perante o Criador. Todos os esforços para mantê-la contribuirão para ‘entesourarmos para nós um alicerce excelente para o futuro, a fim de que nos apeguemos firmemente à verdadeira vida’. — 1 Timóteo 6:19.

Retirado da revista a Sentinela*** w01 15/6 pp. 5-8 Como poderá manter um conceito equilibrado sobre o dinheiro? ***


http://www.watchtower.org/t/